Formação de Professores
alcino simoes 8Dez2005

Estágio Reflexo
Estágio Profissional de Professores de Matemática
Supervisão Pedagógica de Professores de Matemática

 

NOVO Reuniões do Núcleo de Estágio
(Primeira Reunião; Temas Iniciais; Temas Urgentes; Rotina de Reunião; Procedimentos de Reunião; Casos em Reunião; Última Reunião).

  • Ficha de Avaliação de Aula 2007 (46 Kb, doc)

  • Ficha de Reunião de Estágio 2005/06 (35Kb, doc)

  • Ficha de Identificação de Estagiário (63Kb, doc)

  • Sugestões para Relatório do Estagiário 2005/06 (35Kb, doc)

  • Avaliação de Arquivos do Estagiário 2005/06 (60Kb, doc)

  • Análise do Desempenho do Orientador 2005/06 (30Kb, doc)
     

  • Modelo de Plano de aula (71Kb, doc)
     

NOVO Pensamentos de Estagiário de Professor

 

NOVO Reflexões de Orientador de Estágio de Professor

 

NOVO Sugestões para funcionamento do estágio profissional de professores
(Alcino Simões, 15Mai2006)


Exercícios para o Estagiário de Professor


Plano de Acção do Núcleo de Estágio 2005/06


Plano de Actividades do Núcleo de Estágio 2005/06

Site do Núcleo de Estágio de Matemática
da Escola 2,3,S Dr Daniel de Matos de Vila Nova de Poiares
POIARESMAT
http://www.prof2000.pt/users/poiaresmat/ 

 

Comparação de Estágios de Matemática Comparação de aulas e funções de estágios de Matemática em 1992/93, 2004/05 e 05/06
(Alcino Simões, 18Set2005)

 

Grupo de Discussão no ProfMat 2004:
Gestão do conhecimento no núcleo de estágio: Processo de consolidação e formação do jovem professor.

5.  Não existe aula 100%!
(Alcino Simões, 1Out2005)

 

4.  O aprendiz não domina a arte do improviso.
Por esta razão, exige-se que ele planifique e preveja todo o ambiente,
realize com dedicação e reflicta todos os pormenores decorridos.
(Alcino Simões 29Set2005)

 

3. Orientar não é substituir
mas apontar caminhos para vivenciar.
(Alcino Simões, 1Jul2005)

 

2. A orientação de estágio faz ver-me no espelho do tempo:
Reconheço o que fui e o que ainda não consigo ser;
Enquanto os estagiários observam o que eu faço, sinto-me observador de mim mesmo.
(Alcino Simões, Nov 2004)

 

1. O estagiário inicia o ano como aluno
e acaba como professor.
O estágio faz a pessoa saltar da piscina para fora dela:
deixa de ser peixe para ser domador!
(Alcino Simões, 1Set2004)

 

0. Bem vindos ao útero da Nação!
(Alcino Simões, 1Set1995)
 

 

 

 

Orientar para Formar (conferência, 1997) sugere algumas atitudes e práticas na condução de núcleos de estágio. Refere as Funções do Formador, as Atitudes do Formador , sobre a Organização do Núcleo de Estágio, as Actividades do Formador, as Actividades dos Estagiários e a Avaliação de Estagiários

 

Proposta para Plano de Trabalho do Núcleo de Estágio de Matemática 2004/05 - "Formar para consolidar

 

 

Estágio Pedagógico de Professores 1997

Estágio

 

de

 

Professores

 

de

 

Matemática

 

Reuniões de Estágio   como conduzir e o que se deve abordar?

 

Propostas de Registos do Núcleo de Estágio para auxiliar o trabalho do orientador.

 

Inquérito "Um bom formador" e algumas conclusões.

 

Ficha de Avaliação de Estágio de uma aula e de final de ano.

 

Carta sobre o Estágio de Matemática do Dep. de Mat. da Univ. de Coimbra (1997).

 

 

Simões, Alcino. (1998-200?). Estágio reflexo. http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/formar/
alcinosimoes@yahoo.com

_   |^|^|^|   _