TÉCNICAS E LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

Introdução

 

 

 

COMO SE TORNAR UM PROGRAMADOR?

 

Não existem regras formais para ver quem é e não é um bom programador.  Assim, apenas se podem dar alguns conselhos que possibilitem o desenvolvimento de capacidades e técnicas que permitam que se transforme num bom programador ou num perito.

Para mim um bom programador é aquele que desfruta do trabalho de programação que executa, que sente prazer e se diverte enquanto o faz, em que a programação é parte da sua vida, algo que nasce e executa de forma espontânea. Não quero com isto dizer que se nasce programador, mas que as capacidades e qualidades de um programador requerem que se goste do que se faz, que se seja interessado e dedicado ao desenvolvimento dos conhecimentos e capacidades necessárias.

Quando me perguntam se programar é difícil, respondo naturalmente que não, apenas é necessário desenvolver um raciocínio lógico, dispor de imaginação e de muito desejo de aprender.  Claro que existe uma infinidade de livros, tutoriais, artigos e códigos a partir dos quais se poderá aprender, muitos dos quais acessíveis através da Internet.

 

Eis alguns dos conselhos que podem ser dados:

  • Deve ser um determinado standard ou estilo de programação;  Por exemplo, no que respeita ao nome de variáveis e módulos, estes devem ter nomes significativos ou seja, com um significado útil à compreensão do programa.

  • O código deve ser comentado para que o possa ser entendido mais facilmente. O comentário não deve ser feito acerca do que se faz mas como foi feito.  Isto facilita o processo de revisão e manutenção do código.

  • Não utilize código copiado de terceiros,  sem que ao para o utilizar faça referência ao autor.  Um bom programador deve ser sincero e leal no seu trabalho.

  • Ajude os programadores principiantes quando estes  peçam ajuda.

  • Dedique-se a conceber novas coisas, e se já existem, deve introduzir melhorias ou algo que os diferenciem dos demais e nos quais se note o esforço dispendido.

Espero que estas dicas possam ajudá-lo a transformar-se num bom programador e a conseguir o maior êxito nesta área.