AS PLANIFICAÇÕES 12º ANO 

PSICOSSOCIOLOGIA 12º ANO

CURSO TECNOLÓGICO DE ANIMAÇÃO SOCIAL

OBJECTIVOS GERAIS DA DISCIPLINA

  • Proporcionar ao futuro animador social a consciência da complexidade do comportamento humano
  • Compreender que os comportamentos humanos dependem não só de impulsos internos mas também de determinantes externos (diversidade sócio-cultural)
  • Compreender os processos que intervêm na aprendizagem e modelação de comportamentos
  • Compreender que o indivíduo é produzido através de processos de comunicação social
  • Dotar os Alunos de algumas regras e princípios favorecedores do aperfeiçoamento da relação humana

UNIDADE DIDÁCTICA

CONTEÚDOS

OBJECTIVOS

TEMPO

 

 

 

 

1- Atitudes e mudança social

 

a)Conceito de atitude

- Reconhecer a diversidade de significações do termo, assim como as diferentes perspectivas

 

 

 

 

 

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- Compreender que o conceito permite estabelecer uma mediação entre o pensar e o agir

b)Medida das atitudes

- Conhecer diferentes técnicas de medição das atitudes

- Compreender que a diversidade de técnicas está relacionada com o tipo de definição adoptado.

- Tomar consciência da complexidade inerente à medida das atitudes

c) Formação atitudes

- Conhecer perspectivas teóricas sobre a formação das atitudes

- Compreender que a abordagem seguida depende da perspectiva teórica

d) Funções atitudes

- Conhecer as 4 funções das atitudes

- Compreender que a maior importância dadas a cada função depende da perspectiva teórica

e) Mudança deatitudes emudança social

- Conhecer alguns modelos para provocar mudança de atitudes

- Compreender que a mudança social só é possível com mudança de atitudes generalizadas

 

 

 

 

 

 

 

 

2- A Interacção Social

- Noção de Interacção Social 

- Definir Interacção social

 

- Distinguir noções “vizinhas” como relação ou ligação

- Identificar as 3 dimensões do conceito

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- A Interacção Social como fenómeno social total

- Compreender que as relações sociais se estabelecem através das interacções quotidianas

- Compreender que todo o encontro pressupõe interactuantes “socialmente situados”

- Compreender que a interacção é um espaço onde se pode introduzir a invenção e a mudança

 

- Identificar os 4 modelos de comunicação

- Explicar o modelo linguístico de Jacobson

- Interacção e Comunicação

- Explicar os modelos Psicossociológicos de Anzieu e Martin

- Explicar o modelo Sistémico

- Explicar o modelo da Relação Intersubjectiva

 

 

-Situações e códigos Sociais

- Compreender que a interacção está no centro dos processos sociais (os símbolos, o jogo, a afinidade

- Compreender o quadro temporal e espacial em que se inscreve a interacção

- Compreender a comunicação nas organizações

- Compreender que a interacção se desenvolve em certas situações e códigos sociais( Instituições e rituais)

 

 

3- A construção de Identidades Sociais e Relações Intergrupais

 

- O conceito de Identidade

- Compreender que a identidade é um elemento subjectivo

 

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- Identificar as principais perspectivas sobre o conceito

- Compreender que o conceito é uma síntese das várias correntes

 

- A construção da identidade

- Compreender a identidade numa perspectiva dinâmica

- Compreender o processo multidimensional e estruturado

- Compreender que a identidade se adquire durante o processo de socialização, através de processos de identificação e identização

 

- Tipos de identidade eestatégias identitárias

- Definir identidades reais, virtuais, desviantes

- Define as estratégias identitárias

 

 

 

4- O Processo de se tornar Pessoa

 

-Atitudes que favorecem o desenvolvimento psicológico

- Tomar consciência sobre as características que permitem potenciar o desenvolvimento psicológico e o seu equilíbrio 

- Tomar consciência que trabalhar para o desenvolvimento do outro implica o amadurecimento pessoal

  

 

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-Atitudes defensivas eperturbadoras da comunicação

- Identificar os factores que perturbam a comunicação

- Compreender como esses factores actuam

- identificar factores que facilitam o desenvolvimento de relações de congruência

-Ocaracter dinâmico do crescimento psíquico

- Compreender que a personalidade e comportamento podem sofrer modificações

- Identificar condições que precedem a modificação

- Identificar as fases de mudança

 

TRABALHOS DE APLICAÇÃO 12º ANO

CURSO TECNOLÓGICO DE ANIMAÇÃO SOCIAL

OBJECTIVOS GERAIS DA DISCIPLINA

  • Analisar e caracterizar o contexto social, económico, espacial, cultural,..., onde irá intervir o animador
  • Seleccionar a população alvo em função da caracterização anterior e dos interesses da instituição onde irão estagiar.
  • Elaborar um projecto de animação sócio- cultural
  • Concretizar as acções previstas no projecto de animação

UNIDADE DIDÁCTICA

CONTEÚDOS

OBJECTIVOS

TEMPOS

1- Análise da situação

 

a) O contexto global

 

 

- Análise espacial, social, económica, cultural, ...

- Caracterizar o espaço do concelho do Fundão e o seu meio envolvente

 

 

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- Conhecer as características da população do concelho

- Utilizar métodos e técnicas de pesquisa

- Identificar recursos humanos e materiais

- Compreender que o campo de intervenção do animador é indissociável do contexto global

 

 

1- Análise da situação

 

 

a) Definição de problemas

 

- Problemas sociais

- Definir problemas sociais a partir da caracterização anterior

 

 

 

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- Definir problemas sociais a partir da observação directa

- Definir problemas sociais em conjunto com a(s) instituição(ões) onde os Alunos vão estagiar 

- Causas dos problemas

- Conhecer e estudar as causas que poderão explicar os problemas

 

- Procura de soluções

- Conhecer os recursos humanos e materiais disponíveis, da instituição e da escola

- Conhecer as áreas de intervenção da instituição

- Conhecer os padrões de comportamento e cultura organizacional da instituição 

- Definir metodologias de intervenção

 

 

2- Planificação do processo de intervenção

- Características do projecto

- Definir a natureza e os objectivos

 

 

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- Definir os destinatários

- Estabelecer os contactos necessários

- Estabelecer um diagnóstico e fundamentá-lo

 

 

- Planeamento

- Definir as tarefas e acções a desenvolver

- Definir o calendário de intervenção

- Definir os recursos humanos e materiais necessários à concretização do projecto

- Definir o âmbito de intervenção

- Definir o horizonte temporal de intervenção

 

 

 

 

 

 

3- Realização de actividades

 

- Dinamização de grupos de acção

 

 

- Desenvolver a capacidade de integrar o saber fazer numa estratégia global de intervenção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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- Constituir grupos capazes de intervir em diferentes áreas- problema

 

 

 

- Envolvimento da população alvo

 

 

- Contactar instituições que trabalhem com essa população

- Divulgar informação

- Recolher sugestões de intervenção

- Motivar essa população no sentido de enriquecimento cultural e integração social

- Preparação de materiais

 

- Preparar materiais que permitam uma intervenção adequada junto da população alvo

- Manifestações sócio culturais

 

- Organizar e realizar manifestações sócio – culturais junto da população alvo

 

 

4- Avaliação

 

- Avaliação contínua de todas as fases anteriores

 

- Avaliação final no final do ano lectivo

- Desenvolver a capacidade de reflexão sobre o trabalho executado

 

 

 

 

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- Perceber os factores condicionantes das dificuldades sentidas

- Desenvolver a capacidade de percepção do caminho percorrido

- Desenvolver a capacidade de debater as experiências de cada um

- Confrontar os objectivos estabelecidos com os resultados obtidos

- Elaborar um relatório final

       

 

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