E.S.Fundão

7º Grupo

Cidade Fundão

    A minha actividade profissional é desenvolvida principalmente na Cidade do Fundão, local onde sou Professor do grupo de Economia      (7º grupo), na Escola Secundária do Fundão.

    Esta escola, com cerca de 1200 Alunos, tem 7 turmas de 3º Ciclo e 36 turmas do Secundário que perfazem cerca de 900 Alunos no ensino diurno. Tem também o ensino recorrente nocturno, com cerca de 300 Alunos.

    Nesta escola, o 7º grupo desenvolve várias actividades entre as quais a leccionação das disciplinas de Economia, Trabalhos de Aplicação do Curso Tecnológico de Administração, Tecnologias do Curso Tecnológico de Animação Social, Trabalhos de Aplicação do Curso Tecnológico de Animação Social, Métodos Quantitativos, Psicossociologia, Sociologia, IDES e Direito.

     Como já foi dito, esta escola localiza-se na cidade do Fundão que podemos caracterizar como uma pequena cidade, da zona centro, localizada no NUT da Cova da Beira (Covilhã, Fundão e Belmonte). Em termos de Concelho tem uma área de 702 Km2, com uma população de 31.356 habitantes. Este Concelho é delimitado pelos Concelhos de Covilhã, Belmonte, Sabugal , Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Oleiros e Pampilhosa da Serra.

    A Cidade tem hoje 8.934 habitantes, ocupados principalmente no sector terciário, sendo muito importante o sub -sector do pequeno comércio, assim como o mercado semanal que é o maior da região. Contrariamente ao Concelho, que tem vindo a perder população há já várias décadas, a cidade tem vindo a crescer. 

    Deste  crescimento apenas beneficiam mais 4 freguesias (Aldeia de Joanes, Valverde, Donas e Alpedrinha), as restantes 26 têm vindo a perder população estando algumas num processo de desertificação já irreversível.