Geografia 11 Ano

A diversidade dos modos de transporte e a desigualdade espacial das redes

 
 

 Unidade didctica: A competitividade dos diferentes modos de transporte

No final da unidade deves ser capaz de:

- Identificar o papel dos transportes no desenvolvimento econmico e social das regies;

- Relacionar a dinamizao das actividades econmicas com o desenvolvimento dos transportes;

- Relacionar o encurtamento das distncias com o desenvolvimento dos transportes;

- Apresentar uma classificao dos meios de transporte;

- Identificar as vantagens associadas a cada meio de transporte;

- Identificar as desvantagens associadas a cada meio de transporte;

- Comparar as vantagens e as desvantagens dos diferentes modos de transporte.


Os transportes so imprescindveis nas sociedades actuais e encontram-se em constante evoluo.

Transporte sinnimo de uma actividade que visa levar algo atravs do espao, ou seja, de um lugar para outro.

Os diferentes modos de transporte possuem uma rede (conjunto de estradas, vias-frreas, rios navegveis, canais, oleodutos e gasodutos que se interligam, formando uma malha mais ou menos densa) prpria.

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A modernizao dos transportes modificou a noo de distncia. Antigamente a distncia fsica  media-se em termos absolutos (distncia em quilmetros), na actualidade mede-se em termos relativos (distncia-relativa): distncia-tempo e distncia-custo).

A maior velocidade dos transportes permitiu diminuir a  distncia-tempo (corresponde ao tempo utilizado para percorrer uma determinada distncia). A maior capacidade  de carga dos transportes e a diminuio dos custos permitiram reduzir a distncia-custo  ( corresponde ao custo associado a uma determinada distncia).

A acessibilidade (maior ou menor facilidade com que se atinge um local; depende do tipo de transporte, das condies da via, da intensidade do trfego e dos custos associados) dos lugares pode ser medida utilizando os indicadores distncia-tempo e distncia-custo.

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Fig 1. - Alterao da distncia fsica ao longo dos anos

 

 

 

A escolha do modo de transporte mais eficaz

A tomada de deciso quanto ao modo de transporte mais adequado est presente diariamente, desde o cidado comum at aos gestores das maiores empresas mundiais que lidam com transportes de pessoas e mercadorias a longas distncias. A escolha nem sempre um processo simples e, normalmente, esto envolvidas diversas variveis.
A anlise das vantagens e das desvantagens de cada modo de transporte permite tornar as decises mais adequadas. Estas devem ter em conta os seguintes aspectos:

 Distncia-custo - relacionar a disponibilidade econmica com o tipo de mercadoria a transportar. Esta opo pode condicionar os lucros de uma empresa ou o oramento de uma famlia que vai de frias, por exemplo. Para o transporte de passageiros, preciso, ento, arranjar uma soluo de compromisso entre a disponibilidade econmica e a distncia relativamente ao destino. Para as mercadorias, sempre uma questo de competitividade da mercadoria: um transporte mais caro vai fazer aumentar o preo final da mercadoria e, consequentemente, diminuir a sua competitividade.
Distncia-tempo - verificar a urgncia do transporte e tentar responder s questes sobre a perecibilidade das merca­dorias ou os constrangimentos de tempo dos passageiros.

Fiabilidade ou o nvel de segurana - escolher transportes especializados em funo de necessidades especficas no transporte de algumas mercadorias. Por exemplo, preciso garantir condies de segurana no transporte de combustveis, lixos txicos, etc. Por outro lado, no transporte de alimentos, a perecibilidade da mercadoria um aspecto da mxima importncia.

Questes ligadas ao contexto e ao propsito das deslocaes, no caso do transporte de passageiros. Por exemplo, essencial verificar a necessidade de trabalhar ou de descansar durante a viagem. O comboio Alfa Pendular j est equipado para se poder trabalhar durante a viagem.

Fig. 2 - Navio de transporte      de gs natural

Fig. 3. - Comboio Alfa Pendular       

Fig. 4 - Aeroporto

 

A competitividade dos diferentes modos de transporte

As principais redes de transporte utilizadas para o estabelecimento de ligaes so: a rede rodoviria, a rede ferroviria, a rede martima e a rede area. A escolha do modo transporte a utilizar depende de vrios factores, podendo enunciar-se como os mais importantes o custo do transporte, o tipo de mercadoria a transportar, a distncia a vencer, o tempo gasto no percurso e o tipo de trajecto a percorrer.

 Em Portugal, no trfego internacional de mercadorias, o transporte realizado, na maioria dos casos, por via martima, ao qual se segue o transporte rodovirio, que nos ltimos anos tem registado um crescimento assinalvel.

Fig. 5- Competitividade dos diferentes meios de transporte

 A competitividade dos meios de transporte depende  do custo para transportar mercadorias e pessoas. O custo varia com a distncia a percorrer e com o transporte utilizado.

- Os transportes rodovirios so os mais indicados, no transporte intracontinental, para transportar pessoas e mercadorias a curtas distncias.

- Os transportes ferrovirios so os mais indicados, no transporte intracontinental, para transportar muitas pessoas e grandes cargas a mdias e a longas distncias.

- Os transportes martimos so os mais adequados, no  transporte intercontinental, de grandes cargas a longas distncias.

- Os transportes areos so os mais rpidos (chegam mais longe em menos tempo), mas so caros, poluentes e tm um consumo elevado de combustvel, sendo preferido nas deslocaes a mdias e longas distncias no trfego de passageiros devido sua velocidade, conforto e rapidez.

 

Transporte de mercadorias - Tipo de transportes

Logstica

O futuro do transporte

Transporte rodovirio

O transporte rodovirio integra-se nos transportes terrestres. Tem-se verificado um grande desenvolvimento e modernizao dos transportes rodovirios, tanto a nvel das infra-estruturas (pontes, tneis, estradas e auto-estradas) como do parque automvel, quer no que respeita aos veculos pesados, quer aos ligeiros. O aumento da velocidade, a capacidade de carga e a especializao dos veculos contriburam para aumentar a sua  importncia no trfego de passageiros e de mercadorias  diversificadas. Tudo isto reflexo da  diminuio dos custos de transporte e do aumento da sua competitividade face a outros meios, nomeadamente o ferrovirio, a quem superou no trfego interno de passageiros e mercadorias. Na actualidade, o modo de transporte mais utilizado na deslocao de pessoas e de bens, relativamente ao total de mercadorias sadas de Portugal para a Europa,  para curtas e mdias distncias o transporte rodovirio, pois apresenta uma grande flexibilidade, permitindo o transporte porta a porta e revela-se rpido e cmodo.

 Os portugueses utilizam muito o automvel particular nas deslocaes dirias casa-trabalho-casa ( migraes pendulares) em detrimento dos transportes pblicos.

A periferia das grandes cidades tem atrado um grande numero de pessoas que a fixam residncia, continuando a trabalhar nas cidades. Deste modo, todos os dias habitual verificarem-se problemas de trnsito nos principais eixos de ligao das periferias s grandes cidades, em especial nas duas reas Metropolitanas (Lisboa e Porto).

Em Portugal circulam, em algumas cidades, autocarros ecolgicos. Uns funcionam a gs natural e, no caso do Porto, h autocarros movidos a hidrognio, ainda em regime experimental. No caso de Coimbra, Bragana, Viana do Castelo, Viseu e Portalegre h uns pequenos autocarros movidos a energia elctrica.

O crescimento deste meio de transporte tem-se traduzido no excessivo trfego, especialmente nos grandes centros urbanos, onde os congestionamentos so cada vez mais frequentes e intensos, principalmente s horas de ponta, num elevado consumo de combustvel e num aumento da poluio e ao aumento do desgaste psicolgico, dificuldade em estacionar, entre outros. A elevada sinistralidade outro dos grandes problemas associados utilizao deste meio de transporte.

Causas da elevada sinistralidade:

-  Atitude incorrecta do condutor;

- Ms condies do veiculo;

- Condies atmosfricas desfavorveis;

- M sinalizao;

- Mau traado das estradas (curvas acentuadas, fortes declives);

 

Vantagens

 

Desvantagens


- Dispe de uma rede muito ramificada extensa/densa.


- Prtico, rpido e econmico para curtas e mdias distncias.

- Os transportadores no necessitam de grandes investimentos (alm do custo dos veculos).

- Grande mobilidade, comodidade e flexibilidade nos itinerrios, permitindo a circulao de pessoas e mercadorias de porta a porta. Esta grande mobilidade permitiu o crescimento das cidades para periferia e o aumento das distancias entre as reas de residncia e de trabalho.

- Rapidez nas operaes de carga e descarga, sendo o transporte mais adequado para mercadorias com pouco volume e peso.

 -  Grande grau de especializao (frigorficos, cisternas, contentores,...).

- Veculos de grande capacidade de carga.

- Adapta-se a cargas pouco volumosas.

- Rapidez e baixo custo a curtas e medias distancias.


• Elevada sinistralidade.


• Ocupao de grandes espaos pelas infra-estruturas.
• Impacto territorial negativo (separao de propriedades e aglomerados).


• Elevado consumo energtico (aumenta a dependncia externa).


• Trfego intenso e congestionamento nas reas urbanas.


• Estacionamento (custos ou dificuldades).


• Reduzida capacidade de carga (face aos transportes ferrovirio e martimo)


• Elevados custos com a rede de infraestruturas (estradas, auto-estradas, pontes, etc.)

- Elevado consumo de espao (estradas, parques de estacionamento) e de combustvel.

- Elevado consumo de combustveis fsseis (petrleo).

• Impacto ambiental negativo (poluio atmosfrica, sonora e dos solos) e perda de biodiversidade e de terrenos agrcolas).

- Reduzida (ou limitada) capacidade de carga.

Transporte ferrovirio

A partir de meados do sculo XX, o desenvolvimento do transporte areo e a melhoria das vias rodovirias contriburam para a diminuio da utilizao do comboio.

O transporte ferrovirio conheceu nas ltimas dcadas sucessivas inovaes ( electrificao das redes, modernizao das vias, sistemas de sinalizao) que lhe permitiu adquirir maior velocidade, comodidade, especializao dos servios (vages-cisterna, vages frigorficos, porta-contentores) e um diminuio dos custos, devido   forte competio com os outros modos de transporte. Todas estas alteraes contriburam para o aumento da mobilidade de pessoas e de mercadorias.A

No sculo X.X. o transporte sofreu uma forte concorrncia de outros modos de transporte, nomeadamente:

  - do areo, que, por ser mais rpido a longas distncias, conquistou o trfego de passageiros;

  -  do rodovirio, que, por ser mais flexvel nos itinerrios permitindo o transporte porta-a-porta, conquistou o trfego de passageiros e mercadorias a curtas e medias distancias.

A rede ferroviria portuguesa pouco extensa e muitas linhas do interior do pas encontram-se desactivadas. O despovoamento e a melhoria das vias rodovirias contriburam para a diminuio da utilizao do comboio em algumas regies.

Comboio no Douro

 

TGV

 

No entanto, tem-se investido na modernizao das principais linhas ferrovirias de que exemplo a construo da futura linha de alta velocidade que vai ligar Lisboa a outras capitais europeias, via Madrid.

Hoje em dia, verifica-se que a rede ferroviria de alta velocidade compete directamente com o avio nas ligaes inter-regionais de mdia distncia. Por outro lado, as redes ferrovirias urbanas e suburbanas competem com o transporte rodovirio nas deslocaes dirias de curta distncia.

A comodidade, segurana, insonorizao e rapidez permitem ao comboio de alta velocidade  competir com o avio e o transporte rodovirio a mdias distncias.  

O metropolitano o meio de transporte ferrovirio mais indicado para a circulao urbana, sendo muito utilizado nas grandes reas urbanas , como Lisboa e Porto.

 

Fig. 6 ( A e B) - Metropolitano de Lisboa e Porto

Os aspectos positivos deste meio de transporte comeam a ser realados num momento em que os pases desenvolvidos aumentam as preocupaes com a poluio, com o aumento do consumo dos combustveis fsseis, com o congestionamento do trfego rodovirio e com a crescente sinistralidade observada nas estradas. Neste contexto, a via ferroviria apresenta-se como um meio de transporte economicamente vantajoso para o trfego de mercadorias pesadas e volumosas, a mdias e longas distncias, com maior capacidade de carga que o transporte rodovirio, menor consumo de energia e menos poluio. Ocupa menos espao (carris em relao s estradas. Caracteriza-se, ainda, por uma baixa sinistralidade e o aumento da sua velocidade mdia (alta velocidade - TGV) Por outro lado, bastante confortvel.

muito rgido e envolve infra-estruturas com elevado custo de instalao. medida que os transportes rodovirios de foram desenvolvendo, este foi perdendo competitividade, quer no transporte de passageiros quer no de mercadorias, apresentando actualmente uma utilizao mais modesta, tanto nas ligaes nacionais, quer nas internacionais. Na origem desta situao encontram-se alguns dos aspectos mais negativos deste meio de transporte, nomeadamente o carcter fixo dos seus itinerrios, que se traduz numa menor flexibilidade e na exigncia de transbordo, o que, alm de retirar comodidade, aumento o custo do transporte, no s pela perda de tempo que implica, como pelo aumento da mo-de-obra ^v@+bH铱YݾHz-$TfwW OPهӏYm[k5rBEC@d!'j-t$Ҽ`!&2ԭlM׏wǞخߏS" (yGEV _pKŌC)|u6'g¼L7al&hӢ"aeG-g%"r,[@_ZJ0kr tqV*2M$4`~]⸗|YVВ1cDU}XiLξԸ9WbO~+`$E(G{\n`FP|\h6CߌŻ?ɥm5}M;p=&&݋|Q!v8W:4D)? 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Oferece maior segurana no transporte e maior rapidez nas operaes de carga e descarga.

  Todas estas transformaes que se registaram nos navios exigiram uma a reestruturao dos portos, que tiveram de se modernizar e especializar – portos petroleiros, mineraleiros, porta-contentores.

Assistiu-se, ainda, a uma articulao entre os vrios modos de transporte, de forma a tornar mais rpidas e eficazes as operaes de transbordo do barco para o comboio ou do barco para o camio transporte multimodal.

Com a adeso Unio Europeia, este transporte perdeu importncia, uma vez que o comrcio externo nacional se passou a processar maioritariamente com os pases comunitrios, utilizando-se a via terrestre.

Portugal pode oferecer servios de transhipment – transbordo de mercadorias de um navio para o outro (por exemplo, um navio de longo curso descarrega as mercadorias num porto portugus que as faz chegar a outros portos europeus, em navios de menor dimenso, e vice-versa. Em Portugal, os portos so muito caros, pouco seguros e pouco eficazes.

Por isso, aproveitar as potencialidades da costa nacional como fachada atlntica de entrada na Europa um objectivo da Poltica Geral de Transportes. Para isso, necessrio:

- Desenvolver os servios de transporte martimo de curta distncia;

- Desenvolver as infra-estruturas logsticas e intermodais nos portos;

- Iniciar a explorao do terminal dos contentores do porto de Sines;

- Melhorar as infra-estruturas e ligaes ferrovirias de trfego de mercadorias;

-Estimular a complementaridade entre portos, por forma a aumentar a eficincia e a atrair carga.

Fig. 9 - A extensa costa portuguesa permitiu o desenvolvimento

 do transporte martimo e a existncia de vrios portos martimos.

 

Em Portugal, cerca de 80% do comrcio internacional de mercadorias feito por via martima. A esta utilizao do transporte martimo no alheia a localizao geogrfica do nosso pas. Este meio de transporte revela-se vantajoso no trfego de mercadorias pesadas e volumosas, a longas distncias, com preos relativamente econmicos, revelando-se muitas vezes o nico possvel quando se trata de trajectos intercontinentais. A crescente especializao que este vem apresentando (petroleiros, carvoeiros, mineraleiros, cerealeiros, porta-contentores, etc.) torna-o cada vez mais atractivo, pois confere-lhe a possibilidade de transportar vrias mercadorias, em boas condies de acondicionamento. Oferece maior segurana no transporte e maior rapidez nas operaes de carga e descarga.

O transporte martimo apresenta baixa flexibilidade, menor velocidade mdia alcanada (relativamente ao avio e ao TGV) apesar de actualmente serem mais rpidos – 1hr de avio = 1 dia de barco) e a exigncia de transbordo. Poluio muito elevada quando h um desastre (Prestige).

Vantagens

 

Desvantagens

- Permite descongestionar as vias terrestres.
 

- Grande capacidade de carga (petroleiros, metaneiros, porta-contentores) e facilitador do turismo.

 

- Adequado para mdias e longas distncias (e curtas por cabotagem).

- Menos dispendioso para o transporte a longa distncia de mercadorias pesadas e de baixo valor (minrios, carvo. Petrleo, cereais, etc.).

-  Preos concorrenciais (para transporte de mercadorias).

- Tem grande capacidade de carga de mercadorias e assegura o transporte de passageiros.

- Conhece uma crescente especializao e ligao a outros modos de transporte, atravs da utilizao de contentores que, depois de desembarcados, so colocados no comboio ou num camio transbordo.

- lento quando comparado com os restantes modos de transporte, no se adequa a mercadorias perecveis.

- Elevados investimentos na construo de infra-estruturas porturias.

- podem ser extremamente poluentes.

 

- Riscos de acidentes (derrames, encalhes).

- pouco competitivo no transporte de mercadorias a curtas e medias distncias e praticamente no utilizado passageiros, a no ser em situaes de turismo.

- Exige, com frequncia, transbordo de mercadoria.
 

 

 

Transporte areo

 

O desenvolvimento dos transportes areos tem permitido a rpida deslocao de pessoas e bens por todo o planeta

Nas duas ltimas dcadas, a rpida evoluo do transporte areo responsvel pelo crescente congestionamento do espao areo e dos aeroportos.

O avio o meio de transporte que mais contribui para a diminuio da relao distncia-tempo.

Em Portugal, o transporte areo ainda pouco utilizado nas deslocaes internas, dada a reduzida dimenso do nosso pas. No entanto, o meio de eleio para as deslocaes entre o continente e as Regies Autnomas da madeira e dos Aores.

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A aviao comercial conheceu um grande desenvolvimento a partir da 2 Guerra Mundial, transformando o avio num dos principais meios de transporte passageiros e mercadorias.

O transporte areo, ao percorrer rapidamente distncias entre os diferentes locais a nvel mundial, foi o que mais contribuiu para a reduo da distncia-tempo. Aliando rapidez comodidade e segurana, o avio suplantou o automvel, o comboio e o barco no transporte passageiros a mdias e longas distncias.

Os aeroportos exercem uma forte atraco sobre actividades ligadas indstria e aos servios. Assim, junto aos aeroportos surgem novas reas industriais.

Este encontra-se especialmente vocacionado para o trfego de passageiros, dada a rapidez, a comodidade e at a segurana que oferece. A sua utilizao tem vindo a aumentar muito significativamente em todo o Mundo, para viagens longas e tambm para mdias distncias.

Na actualidade, a competitividade entre as companhias de avies terrvel tornando deste modo, o bilhete da viagem mais econmico em viagens low cost (Custos baixos com reservas com antecedncia - Quanto mais cedo se comprar o bilhete mais barato ser o seu preo).

Relativamente ao transporte de mercadorias, a sua utilizao restrita dada a fraca capacidade de carga e dos elevados custos de transporte, apesar de se registar um aumento significativo. especialmente indicado para o transporte de mercadorias leves, pouco volumosas, de grande valor unitrio e perecveis.

 Gera bastante poluio (atmosfrica, sonora), implica grande consumo de energia e a saturao do espao areo, que se reflecte no decrscimo de segurana.

 Os transportes areos so os mais rpidos ( chegam mais longe em menos tempo), mas so caros, poluentes e tm um consumo elevado de combustvel.

 

Vantagens

 

Desvantagens(1)

 - Permite vencer longas distncias. - Geralmente seguro, cmodo e rpido.

- Adequado para transportes urgentes, de valores ou mercadorias perecveis.
- o mais rpido para o transporte de passageiros a mdias e grandes distncias.

- o mais adequado para o transporte de mercadorias de alto valor (diamantes, instrumentos de ptica, produtos farmacuticos, etc.) e de mercadorias perecveis (fruta, flores, etc.).

- Elevada poluio atmosfrica, devido emisso de dixido de carbono.

- Poluio sonora nas reas prximas dos aeroportos.

- Exige elevados investimentos em manuteno e infra-estruturas(tcnicas e humanas).

- Forte consumidor de espao – construo das infra-estruturas : aeroportos, pistas de aterragem, etc.).

- Custo elevado e baixa capacidade de carga.

- Exige, com frequncia ,  transbordo de mercadoria.

- Dispendioso (elevado preo das deslocaes).

- Grande consumo de combustvel.

- Capacidade limitada para o transporte de mercadorias.

- Elevada densidade de trfego areo est a provocar o congestionamento de algumas areas, gerando problemas de segurana.

- Perdas de tempo no embarque e desembarque.

- Localizao problemtica dos aeroportos (distncia cidade).

1 - No caso portugus, h muitas outras desvantagens que se traduzem pela falta de eficcia e de fiabilidade

 

Transporte de energia

O transporte de energia, por condutas tubulares, tem sido incrementado ao longo do sculo X.X., para transportar a longas distncias o gs natural, atravs dos gasodutos e o petrleo , por oleodutos.

 

Estes tipos de transporte de energia esto associados a um menor risco de poluio e a uma maior facilidade na distribuio e no acesso aos combustveis: como permitem o escoamento de grandes volumes de combustveis, so considerados como a melhor soluo para o transporte do gs natural e do petrleo, desde os locais de origem, de extraco ou portos, at s refinarias e unidades petroqumicas.

As condutas tubulares so muito utilizadas na ligao entre os portos martimos e os locais de destino.

Fig 11- Rede de Gasodutos

 

Oleodutos e gasodutos

Alguns pontos fortes do transporte terrestre por pipelines (tubulares - oleodutos e gasodutos ):

- Seguro;

- Pouco poluente;

- Econmico em relao ao transporte martimo;

- Reduo dos custos de transporte;

- Forma mais segura de transportar energia por terra (menor poluio).

 

Alguns pontos fracos do transporte terrestre por oleodutos e gasodutos:

- Dificuldade de armazenamento;

- No permite o armazenamento da energia;

- Dificuldade em alterar o percurso e a quantidade transportada;

- Destruio dos ecossistemas;

- No se pode mudar o percurso (ex. a Bielo-Rssia impediu, durante algumas semanas, o abastecimento de gs-natural da Rssia para a Alemanha).

 

 

 


Mais informaes

Vdeo Arribas do rio Douro

Vdeo - Percurso de barco no Douro

Vdeo - Rudo dos transportes

PowerPoint:

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Fichas de exerccios

::: Ficha de Trabalho

::: Correco da Ficha de Trabalho

 

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