Historial
Patrona
Espaço Físico
Coordenação de estabelecimento
Departamentos
Diretores de Turma
Clubes/Projetos
Desporto Escolar
Educação para a Saúde
Jornal Escolar "O Barrinha"
Quadros de mérito
Trabalhos de alunos
Manuais Escolares
Ementa semanal


HISTORIAL

Entre 14 de Outubro de 1973 e 31 de Março de 1975 a Escola Preparatória de Esmoriz funcionou como secção da Escola Preparatória de Ovar.
As instalações eram constituídas pelo Palácio dos Castanheiros, (actual pólo da Biblioteca Municipal de Ovar em Esmoriz) e por uns pré-fabricados que se situavam no seu quintal.
Pela Portaria n.º 222/75, de 1 de Abril, é extinta a referida secção e criada a "Escola Preparatória de Florbela Espanca " - Esmoriz.

Palácio dos Castanheiros


No ano lectivo de 1994/95 começou a leccionar-se o 3º ciclo do ensino unificado.
Pela Portaria n.º 419/96, de 28 de Agosto, foi extinta a Escola Preparatória e criada a "Escola dos 2º e 3º Ciclos Florbela Espanca", Esmoriz, Ovar, com o código 025E.
Pelo Decreto-Lei n.º 314/97, de 10 de Dezembro, a escola passa a designar-se "Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Florbela Espanca " - Esmoriz, Ovar, com o código 341514.
No ano lectivo de 1982 a escola inaugura novas instalações na rua Florbela Espanca. Estas foram construídas de raiz para funcionarem como uma escola e incluíam dois blocos com salas de aulas, algumas específicas para determinadas disciplinas, uma biblioteca, um ginásio, campo de jogos exterior e um polivalente com cantina, bar e um grande espaço coberto, onde se podem desenvolver actividades diversas, mas que no dia-a-dia se destina aos alunos.

Instalações da Escola

Símbolo da Escola Básica 2/3 Florbela Espanca, da
autoria do professor José António Monteiro de Almeida.

Em 2003 a escola sofreu obras de vulto e inaugurou um novo Bloco. Este possui salas de aulas, algumas delas específicas, e uma sala para grandes grupos. Este novo bloco possui elevador, o que permite o acesso dos alunos que se deslocam em cadeiras a todas as salas.
O novo bloco, inaugurado em 2003

Nesse mesmo ano o despacho nº 13313/2003, de 8 de Julho veio permitir a criação do Agrupamento de Escolas Florbela Espanca que além da Escola E. B. 2/3 Florbela Espanca inclui o Jardim de Infância e a Escola Básica 1 da Relva, o Jardim de Infância e a Escola Básica 1 da Torre, o Jardim de Infância e a Escola Básica 1 do Campo Grande, a Escola Básica 1 da Vinha, o Jardim de Infância e a Escola Básica 1 de Matosinhos de Baixo, o Jardim de Infância e a Escola Básica 1 da Praia de Esmoriz, o Jardim de Infância e a Escola Básica 1 de Gondesende, o Jardim de Infância e a Escola Básica 1 de Gavinho e o Jardim de Infância e a Escola Básica 1 de Cortegaça.

Símbolo do Agrupamento Florbela Espanca, da
autoria do professor José António Monteiro de Almeida.

No ano lectivo 2009/2010, o grupo de estágio de Educação Visual, promoveu a realização de uma escultura, comemorativa da poetisa Florbela Espanca, abrindo as portas a toda a comunidade escolar através do “atelier de escultura”. A sua inauguração teve lugar no dia 6 de Setembro de 2010.




PROCESSO CRIATIVO DA ESCULTURA



No dia 5 de Setembro de 2011, foi inaugurado o painel de azulejos "Da minha Janela", da autoria do Grupo de Educação Visual/Núcleo de Estágio do ano lectivo 2010/2011.

Escola E.B. 2/3 Florbela Espanca
Rua Florbela Espanca, 360
3885-454 Esmoriz