Classes de palavras

 

Classe fechada de palavras

Classe de palavras que é constituída por um número limitado (normalmente pequeno) de palavras e à qual a evolução da língua só muito raramente acrescenta novos membros. É normalmente fácil enumerar todos os membros de uma classe fechada de palavras.

 

São classes fechadas de palavras, por exemplo, a classe das conjunções e a classe das preposições.

 

Classe aberta de palavras

Classe de palavras que é constituída por um número potencialmente ilimitado de palavras e à qual a evolução da língua acrescenta constantemente novos membros. É praticamente impossível enumerar todos os membros de uma classe aberta de palavras num dado momento da evolução da língua.

São classes abertas de palavras a classe dos nomes e a classe dos verbos.

 

Como palavras recentemente acrescentadas à classe dos nomes, veja-se "telemóvel", "cromo".

 

Como palavras recentemente acrescentadas à classe dos verbos, veja-se "clicar", "surfar".

 

Palavra variável

São variáveis as palavras que admitem diversas especificações morfológicas (i.e. diversos índices temáticos e/ou valores de género) ou diversas especificações morfo-sintácticas (i.e. flexões). Nas palavras variáveis, um radical pode dar origem a mais do que um tema, e cada tema dá origem a mais do que uma palavra flexionada.

O radical nominal [alun] é variável em género, ocorrendo em dois temas: aluno e aluna. Cada um destes temas nominais é variável em número, pelo que permitem gerar quatro palavras: um nome masculino singular (i.e. aluno); um nome masculino plural (i.e. alunos); um nome feminino singular (i.e. aluna); e um nome feminino plural (i.e. alunas).

 

Palavra invariável

São invariáveis as palavras que só admitem uma especificação morfológica e não são flexionáveis. Nas palavras invariáveis, um radical corresponde a um único tema, e esse tema gera uma única palavra.

Os advérbios e as preposições são palavras invariáveis.