O Ciclo Cardíaco

O funcionamento do coração é um movimento involuntário.

A circulação é assegurada por movimentos rítmicos do coração: As SÍSTOLES - movimentos de contracção e as DÍASTOLES - movimentos de contracção.

 

Clicar na imagem para ampliar

As contracções do coração desencadeiam pressões que permitem a circulação do sangue através dos vasos. As válvulas existentes no coração (bicúspide e tricúspide) e as válvulas semilunares condicionam o sentido do fluxo sanguíneo. evitando que este volte para trás.

 

No funcionamento do coração considera-se:

Diástole geral - Ocorre o relaxamento do miocárdio. As válvulas semilunares estão fechadas e as válvulas auriculoventriculares estão abertas. O sangue que flui das veias para as aurículas passa de um modo passivo das aurículas para os ventrículos.

Sístole auricular  - Verifica-se a contracção da parede dos aurículas que pressionam o sangue para os ventrículos, provocando o enchimento dos mesmos. As válvulas auriculoventriculares permanecem abertas.

 

Sístole ventricular - a parede dos ventrículos contrai-se, comprime o sangue fechando-se as válvulas auriculoventriculares. A contracção ventricular aumenta e a pressão sanguínea provoca a abertura das válvulas semilunares. O sangue passa para as artérias.

 

Os músculos da parede dos ventrículos relaxam, as válvulas semilunares fecham e as válvulas auriculoventriculares abrem, ocorrendo uma nova diástole.

Exercício -1

Exercício -2

 

 

Voltar