Como copiar  textos ou imagens da Internet

 

Existem várias formas de utilizar texto, dados ou fotografias e imagens captadas na Internet. Existem mesmo páginas com imagens que podem ser utilizadas livremente . É evidente, no entanto, que se colocam aqui questões de direitos de autor.

Esta é uma matéria ainda não totalmente definida e que provavelmente nunca o será. ( com excepção talvez da componente musical.

Existem programas próprios para capturar páginas ou sites completos e consoante a versão do browser que utilizam assim poderão gravar as páginas que estão a observar. ( um simples FILE / Save as)

Vamos no entanto apenas referir o processo mais simples de copiar texto e imagens da internet para o word.

1. Entre no word

editar.jpg (40439 bytes)

 

2-Entre na Internet numa página qualquer. Por exemplo, num jornal. Repare que vão ficar os dois programas em aberto.

 

3-No Browser realce com o rato o texto que pretende copiar. Depois faça: Editar / copiar ou então prima o botão lado direito do rato e copiar

 

 

 

4-Em seguida desloque-se para o word. Aqui faça editar / colar. O texto foi copiado na integra para o word e aqui pode ser trabalhado , alterado... (a forma como o texto surge depende muito da forma de programação do autor do texto.

gimagem1.jpg (37632 bytes)

5-Para copiar uma imagem pode usar um procedimento semelhante, mas não é conveniente. Deve antes fazer assim: Botão lado direito do rato sobre a imagem e escolhe guardar imagem como. Abre-se então o conteúdo do seu computador e escolha ou aceita o nome proposto. A partir daí a imgem é transferida para o seu computador.

guardarimagem.jpg (18321 bytes)

 

 

O que fazer agora? Basta ir para o word e ir buscar a imagem através do inserir imagem.Assim tem a certeza que a imagem não se perderá.