CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJECTOS DE ENSINO A DISTÂNCIA



RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA ACÇÃO
 

As Tecnologias da Informação e Comunicação vieram provocar grandes mudanças na dinâmica da sociedade contemporânea. A passagem de uma sociedade tipicamente industrializada para uma sociedade do conhecimento teve como consequência uma série de transformações que atingiram inevitavelmente a área da educação.
No sentido de acompanhar estas mudanças, traduzidas em fenómenos de mobilidade e globalização, bem como numa redução significativa do ciclo de vida dos conhecimentos, as instituições de ensino começam a incorporar novos conceitos e metodologias, tentando responder de forma eficaz aos desafios colocados por este novo modelo social.
Aproveitando as vantagens das tecnologias e serviços disponibilizados pela Internet, nomeadamente a possibilidade de desenvolvimento de aplicações dinâmicas em suporte ASP (Active Server Pages), algumas instituições de ensino começam a apostar fortemente no desenvolvimento de ambientes integrados de ensino a distância, os quais são caracterizados pela disponibilização dos seguintes componentes: ferramentas de gestão do ambiente de aprendizagem e ferramentas de gestão dos conteúdos de aprendizagem.
Neste contexto, torna-se importante sensibilizar os docentes para as especificidades inerentes aos sistemas de ensino a distância, por forma a rentabilizar ao máximo as suas potencialidades administrativas e pedagógicas, possibilitando a construção de ambientes virtuais de aprendizagem com características marcadamente distintas do ensino presencial.
Assim, no decorrer desta acção os professores terão oportunidade de desenvolver projectos de ensino a distância, adequados aos respectivos contextos escolares, procurando responder a necessidades de formação apontadas pelos formandos durante o processo de levantamento efectuado pelo Centro de Formação.



EFEITOS A PRODUZIR: MUDANÇA DE PRÁTICAS, PROCEDIMENTOS OU MATERIAIS DIDÁCTICOS

No final desta acção os formandos deverão ser capazes de:
" Identificar os principais componentes de um sistema de ensino a distância, tendo em atenção as suas vertentes institucionais, pedagógicas e tecnológicas;
" Conhecer e identificar cada uma das diferentes fases inerentes à concepção e desenvolvimento de projectos de ensino a distância - análise, desenho, implementação e avaliação;
" Planificar ambientes de ensino a distância, definindo objectivos e seleccionando os métodos, técnicas e meios pedagógicos mais adequados ao perfil dos utilizadores;
" Utilizar correctamente ferramentas informáticas que possibilitem a construção e gestão de ambientes de aprendizagem orientados para a Internet;
" Produzir materiais dinâmicos, com um elevado grau de interactividade, capazes de suportar aprendizagens autónomas e significativas em contextos de ensino a distância;
" Elaborar instrumentos que permitam uma avaliação adequada do processo de aprendizagem dos alunos, bem como do próprio ambiente de ensino a distância.

Pretende-se ainda promover as seguintes competências dos formandos, sensibilizando-os para a transposição dos conhecimentos adquiridos para um contexto pedagógico:
" Produzir materiais didácticos destinados a serem usados como suporte às suas actividades curriculares e extra-curriculares;
" Promover a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente através da utilização de metodologias activas, baseadas nos serviços disponibilizados pela Internet;
" Promover formas de trabalho colaborativo, possibilitando a construção do conhecimento com base na interacção entre todos os intervenientes no processo de formação;
" Desenvolver metodologias de trabalho de projecto.

 
CONTEÚDOS DA ACÇÃO

A acção de formação encontra-se estruturada num conjunto de módulos de índole essencialmente teórico-prática, cujo conteúdo se apresenta de seguida:

1 - PROJECTO DE SISTEMAS DE ENSINO A DISTÂNCIA (EAD)
2 - MODELOS PEDAGÓGICOS
3 - SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO
4 - SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES DE EAD
5 - SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO DE CONTEÚDOS EM AMBIENTES DE EAD
6 - FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS DINÂMICOS
7 - TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
8 - TRABALHO DE PROJECTO - IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE DE EAD

 

PASSOS METODOLÓGICOS

A acção de formação contempla a realização de dez sessões semanais de formação presencial online (30 horas), orientadas pelo formador, nas quais os formandos utilizam os recursos disponibilizados pelo sistema de formação PROF2000, sendo complementadas com sessões de trabalho autónomo (30 horas), destinadas à realização das tarefas propostas no âmbito da acção. A acção de formação será operacionalizada tendo em vista a articulação das duas componentes atrás mencionadas, sessões presenciais online e sessões de trabalho autónomo. Deste modo, prevê-se a adopção das seguintes estratégias de trabalho:
" Apresentação e exploração de ferramentas de software destinadas à concepção e desenvolvimento de projectos de ensino a distância;
" Desenvolvimento de ambientes de ensino a distância para utilização em contexto escolar;
" Aplicação dos materiais produzidos em contexto escolar - sessões de trabalho autónomo;
" Relato e reflexão sobre as práticas pedagógicas dos formandos.
Esta acção de formação visa o desenvolvimento de projectos de ensino a distância para utilização em contexto escolar, assumindo por isso um carácter essencialmente prático em que o "saber fazer" assume particular relevo. Assim, prevê-se a adopção das seguintes metodologias de realização da acção:

Sessões Presenciais Online
As sessões presenciais online são os momentos adequados para a produção de materiais, proporcionando aos formandos a oportunidade de realizarem um trabalho colaborativo, baseado na partilha de experiências e na reflexão em grupo, questionando práticas, estratégias, metodologias e resultados. Assim, prevê-se que as sessões presenciais online decorram da seguinte forma:
" Apresentação e exploração das principais técnicas inerentes à utilização de ferramentas destinadas à concepção e desenvolvimento de projectos de ensino a distância. Deste modo, prevê-se que as sessões de demonstração, promovidas pelo formador, sirvam de suporte às actividades práticas a desenvolver pelos formandos;
" As actividades práticas serão baseadas na concepção de materiais adequados aos contextos de trabalho dos formandos, por forma a assegurarem uma efectiva alteração das suas práticas lectivas e extra-lectivas;
" As actividades práticas serão desenvolvidas individualmente e em grupo, tendo em conta as características dos formandos, nomeadamente os seus interesses particulares bem como a especificidade das suas práticas profissionais. De qualquer forma, será privilegiado o trabalho colaborativo, recorrendo para isso aos serviços de comunicação disponíveis na plataforma de formação Prof2000;
" Prevê-se a realização de diversos momentos de reflexão conjunta sobre as práticas desenvolvidas. Assim, serão abordadas questões relacionadas com a produção, adaptação e rentabilização dos materiais utilizados em contexto lectivo. Para além disso, será feita uma reflexão conjunta sobre os percursos vivenciados pelos formandos nas sessões de trabalho autónomo, levando-os a reflectir sobre os progressos realizados e as dificuldades sentidas, por forma a encontrar novas soluções para esses mesmos problemas.

Para além disso, os formandos terão oportunidade de analisar diversos tipos de materiais disponíveis na Internet, por forma a conhecerem as principais características e potencialidades dos sistemas de ensino a distância. O formador orientará os trabalhos das sessões presenciais online, fornecendo materiais de apoio e linhas metodológicas para o desenvolvimento das actividades dos formandos.

Sessões de Trabalho Autónomo
As sessões de trabalho autónomo devem estimular a mudança de práticas dos formandos, mediante a aplicação em contexto escolar dos trabalhos realizados pelos formandos ao longo da acção de formação. Assim, prevê-se a adopção das seguintes estratégias:
" As sessões de trabalho autónomo devem constituir-se como um espaço de tempo durante o qual os formandos terão oportunidade de realizar sessões de trabalho individual com vista à promoção da auto-formação, desenvolvendo competências para gerir e aprofundar situações de auto-aprendizagem, necessárias para enfrentar situações problemáticas. Assim, serão reservados momentos para o desenvolvimento de projectos de ensino a distância seleccionados pelos formandos, os quais assumirão a forma de um trabalho de projecto final a apresentar durante a última sessão da acção. Os formandos deverão construir um protótipo de um ambiente de ensino a distância, cuja temática deverá estar directamente relacionada com a sua actividade profissional, possibilitando uma posterior integração nas suas actividades escolares;
" Para além disso, as sessões de trabalho autónomo serão destinadas à aplicação prática, em contexto escolar, dos materiais produzidos durante as sessões presenciais online. Deste modo, os formandos terão oportunidade de testar nas suas escolas os materiais produzidos durante a acção, com vista a uma reflexão sobre o seu impacto nas aprendizagens dos alunos, bem como na gestão do próprio processo de ensino-aprendizagem;
" As sessões de trabalho autónomo assentarão ainda numa base colaborativa entre todos os agentes intervenientes na formação, disponibilizando-se para o efeito os serviços de comunicação da plataforma de formação Prof2000. Assim, os formandos poderão recorrer à utilização do correio electrónico para tratar assuntos relacionados com a formação, nomeadamente a partilha de documentos, a troca de opiniões e o esclarecimento de dúvidas que possam surgir durante o período de auto-formação.
Deste modo, pretende-se contribuir para a inovação da prática pedagógica, através da introdução das novas tecnologias na actividade docente. Por outro lado, pretende-se ainda que o material produzido pelos formandos possa, simultaneamente, ser testado nas suas escolas, quer em context