Comunidades Educativas em Comunicação



RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA ACÇÃO
 

Vivemos momentos de grande inquietação resultantes de uma sociedade em profunda e rápida transformação. As TIC na Escola e na Educação têm sido entendidas como o meio mais eficaz de responder aos desafios da sociedade actual e de potenciar soluções promotoras de aprendizagens positivas.

A utilização das TIC na escola pressupõe uma constante actualização no domínio tecnológicos e uma aprofundada reflexão acerca dos impactos das TIC na escola.

As escolas têm vindo a manifestar a necessidade de dispor de dispositivos de suporte que permitam estar em contacto com a sua comunidade educativa fornecendo informação útil e actualizada. Equacionar-se este problema e encontrar as soluções que permitam contribuir para o reforço da ligação aos alunos, às famílias aos docentes e funcionários e à comunidade em geral é o principal objectivo desta acção de formação.


EFEITOS A PRODUZIR: MUDANÇA DE PRÁTICAS, PROCEDIMENTOS OU MATERIAIS DIDÁCTICOS

- Proporcionar um espaço de reflexão e discussão que integre as experiências dos formandos

- Desenvolver práticas de trabalho em colaboração e a distância

- Promover a formação contínua de professores contribuindo com formas inovadoras para o seu desenvolvimento profissional

-  Favorecer a utilização das TIC em educação

- Potenciar a troca de experiências entre diferentes escolas e o desenvolvimento de projectos interescolas

-  Desenvolver laços  que conduzam a uma comunidade solidária na comunicação

 
CONTEÚDOS DA ACÇÃO

 (3 horas)

- A plataforma de formação disponibilizada no prof2000

    - Principais ferramentas de comunicação disponibilizadas (e-mail, forum e sala de conversação)

 

(5 horas)

    - Introdução ao Correio Electrónico

-          endereço electrónico

-          enviar uma mensagem pessoal

-          enviar uma mensagem para um grupo de pessoas

-          receber uma mensagem

-          enviar e receber mensagens com anexos

-          webmail / cliente de mail (instalação e configuração)

-          Gestão de correio electrónico  (spaming, chain letters, anti virus)

-          Utilização do email em contexto escolar

        (3 horas)

 - Listas de distribuição de Correia electrónico, Fora de discussão e Blogs

-     Âmbito de utilização de cada uma das ferramentas descritas

-  Utilização das ferramentas de comunicação de grupo em contexto escolar.

        (1 hora)

                        - Salas de conversação  ( chat rooms)

                        - Instalação e configuração de uma aplicação cliente (mIRC)

- Potencialidades pedagógicas da utilização de ferramentas de comunicação síncrona.

 

(10 horas)

    - Introdução ao estudo do hotpotatoes

-          Análise de exemplos de exercícios construídos com o “hotpotatoes”

-          Estudo introdutório aos diferentes módulos do hotpotatoes para a construção dexercícios interactivos de:

o        Escolha múltipla (Multiple choice quiz)

o        Resposta rápida (Short answer quiz)

o        Ordenação de frases (Jumbled sentence exercise)

o        Palavras cruzadas (Crossword puzzle)

o        Acerte na palavra (Matching exercise)

o        Preenchimento de espaços em branco (Fill-in-the-blanks exercise)

         (3 horas)

Análise e reflexão em grupo dos trabalhos desenvolvidos pelos formandos.

 

PASSOS METODOLÓGICOS

O formador disponibiliza os conteúdos teórico-científicos (textos de apoio, referências, índices temáticos) online.

A partir da exploração do ambiente de formação disponível pelo Prof2000 os formandos identificarão as principais ferramentas ali disponibilizadas como um exemplo de aplicação de ferramentas de comunicação susceptíveis de serem utilizadas noutros contextos.

Tendo por base esta constatação proceder-se-á ao estudo introdutório de cada uma das ferramentas disponibilizadas reflectido-se acerca das potencialidades pedagógicas de cada uma delas em contexto escolar. Individualmente ou em grupo os formandos executarão tarefas de aplicação relativamente aos assuntos tratados. O formador fará o acompanhamento destas tarefas. O resultado das tarefas será objecto de reflexão e discussão conjunta moderada pelo formador.

 

Após a clarificação de parte desta problemática os formandos serão convidados a consultar diferentes portais temáticos disponíveis na Internet que servirão de exemplo de utilização de ferramentas de gestão de conteúdos.

A concretização do primeiro módulo dará origem à produção de um primeiro documento de especificação do Portal a implementar.

 

A segunda parte versará a introdução ao estudo e utilização do “hotpotatpoes”, uma ferramenta destinada a à construção de exercícios interactivos para exploração em contexto de aprendizagem. A partir da análise de exemplos já construídos os formandos serão induzidos ao estudo de cada um dos módulos que lhes permitirá a construção de materiais semelhantes.

 

Por último, solicitar-se-á aos formandos que imaginem e desenvolvam um plano de utilização das ferramentas de comunicação estudadas e construam os materiais de suporte que acharem necessários.

 

REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS