METODOLOGIAS DE REALIZAÇÃO DA ACÇÃO

O círculo de estudos: Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino-aprendizagem, que se propõe, deve ser considerado no quadro do modelo de acção de formação à distância, no âmbito do Projecto Prof2000, e destinado a “Líderes de escola Prof2000”.

Assim, de acordo com o modelo de formação preconizado, os conteúdos e proponentes da acção, o presente círculo de estudos pressupõe a planificação, aplicação e avaliação de um estudo de caso, para cujo desenvolvimento se prevê uma participação assídua em intervenções solicitadas de modo presencial, num total de 25 horas, distribuídas por 8 sessões presenciais, para observação e análise de exemplos de práticas pedagógicas com recurso às TIC, planificação e acompanhamento do projecto de animação de um grupo de trabalho, discussão de metodologias e avaliação de resultados.

Sendo os proponentes do círculo de estudos “Líderes de escola do Projecto Prof2000” –  cuja função na escola se centra na promoção, divulgação e acompanhamento da formação à distância de professores e no acompanhamento de projectos da escola na área das TIC – o estudo de caso considerado pressupõe a animação de um grupo de professores da escola responsáveis por espaços de estudo autónomo (centro de recursos, mediateca, biblioteca e sala de estudo), na preparação de recursos didácticos com base nas novas tecnologias de informação e comunicação, e avaliação dos resultados alcançados.

O desenvolvimento e dinamização do círculo de estudos será coordenado por um formador, que acompanhará os trabalhos das sessões presenciais, animando os debates e discussões metodológicas em torno de exemplos de práticas pedagógicas apresentados como modelos de referência, e orientando os formandos no desenvolvimento dos trabalhos individuais.

Partindo da reflexão sobre as novas tecnologias de informação e comunicação e contextos de ensino-aprendizagem, será solicitado aos formandos a apresentação de um projecto de aplicação prática das TIC, pressupondo a animação de 1 grupo de trabalho na escola, responsável pelo acompanhamento e orientação de espaços de estudo autónomo.

Paralelamente ao desenvolvimento dos projectos de trabalho individuais, os formandos serão convidados à observação de materiais didácticos disponibilizados online, como exemplos  de práticas pedagógicas já aplicadas, propondo-se a sua discussão em “directo”, na sala de aula, e “em diferido”, no Fórum.

No início das sessões presenciais os formandos deverão dar conta do desenvolvimento dos trabalhos realizados, apresentando as estratégias e metodologias utilizadas para serem discutidas por todos os formandos.

Os materiais construídos e o relatório final serão publicados na área de trabalhos de formandos.

 voltar