2. RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA ACÇÃO 
[ Parte do documento de acreditação da acção ]

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As escolas da rede do Projecto Prof2000, pioneiras na implementação de recursos físicos e humanos na área das novas tecnologias de informação e comunicação, têm desempenhado um papel relevante na aproximação da comunidade educativa a áreas tecnológicas consideradas decisivas para o desenvolvimento do actual sistema de ensino, e da sociedade em geral, dinamizando e apoiando iniciativas de âmbito diverso e, especificamente, na promoção, acompanhamento e apoio à formação contínua de professores.

Neste contexto, o papel do “Líder de escola Prof2000” tem sido primordial na aproximação dos professores às novas tecnologias de informação e comunicação, promovendo acções diversas de sensibilização para a utilização dos novos recursos tecnológicos e no apoio e acompanhamento em acções de formação à distância no âmbito dos planos de formação Trends/Prof2000.

O papel do “Líder de escola Prof2000” – já de si influente entre os seus pares, pelos conhecimentos técnico-pedagógico adquiridos e o apoio prestado aos colegas na escola – poderá, ainda, sair reforçado pela aquisição de competências no domínio da animação de grupos empenhados no processo de ensino-aprendizagem com recurso às novas tecnologias de informação e comunicação.

Assim, a reflexão proposta pelo presente círculo de estudos, tomando como ponto de partida exemplos de práticas pedagógicas com recurso às novas TIC experimentadas já em contextos reais de ensino-aprendizagem, analisando os quadros de produção, aplicação e avaliação de resultados, poderá constituir-se como factor de enriquecimento dos Líderes de escola Prof2000, reforçando o seu papel e facilitando na escola a dinamização de espaços de estudo autónomo com recurso às novas Tecnologias de Informação e Comunicação, nas mais diversas áreas curriculares.

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