ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO  DISTRITO DE AVEIRO
  Voltar
 

Acções de Formação / Documentação / Desportos

 

  Simpósio de Desporto e Educação Física

     Para se Inscrever envie um e-mail para apefaveiro@yahoo.com.br ou para os
        telemóveis   962569060 / 918691789

    A Associação Profissionais de Educação Física do Distrito de Aveiro em parceria com a Câmara Municipal e a Coordenação Educativa de Aveiro, entre outros parceiros sociais, leva a efeito nas instalações do Estádio Municipal de Aveiro-EM, o III Simpósio de Desporto e Educação Física.

       Cada vez mais, o desporto, nas suas diversas vertentes, desde o Desporto Escolar, ao Federado, passando pelo Associativo até ao Desporto para todos, vai desempenhando um papel social fundamental, importando por esse facto que ele seja cada vez mais objecto de reflexão e troca de experiências, no sentido de serem obtidas as melhores formas de implementação, aperfeiçoamento técnico e novas abordagens, que possam contribuir para assegurar uma visão integradora e inclusiva do desenvolvimento desportivo.

       O III Simpósio de Desporto e Educação Física, a julgar pela forma como foram participadas as edições anteriores, é já uma referência como espaço privilegiado de reflexão e debate da temática desportiva.


A Associação de Profissionais de Educação Física do Distrito de Aveiro, em parceria com o Clube de Step - Coreográfico  da Escola 3º Sec. Júlio Dinis de Ovar, promoveram nos dias 23 e 24 de Março, uma acção de formação sobre o “Programa de Saúde e Exercício – FITNESSGRAM”, acção destinada a todos os Profissionais de Educação Física.

      Com a duração de dois dias, esta iniciativa, que será posteriormente alargada a todos os associados através do documento que editamos na nossa página.

      O objectivo, desta acção foi sensibilizar o corpo docente em construir programas de exercício físico que respeitem as diferenças morfológicas, fisiológicas, metabólicas, psicológicas e sócio-emocionais da criança e do adolescente. Documentar a evidência dos benefícios fisiológicos, metabólicos e psicológicos associados a uma prática regular e adequada da criança e do adolescente Avaliação da aptidão física pediátrica. beneficiar da actividade física regular e da inactividade física na criança e no adolescente.
Os riscos cardiovasculares nos jovens. Respostas fisiológicas da criança ao exercício físico. Avaliação da aptidão física, protocolos de laboratório e de terreno. Interpretação dos resultados de avaliação em referência a critérios de saúde. O programa FITNESSGRAM. Orientações para a construção de programas de exercício e actividade física para crianças e adolescentes em contexto escolar e na comunidade. Prescrição do exercício físico para crianças e adolescentes. Exercício para jovens com doenças crónicas. Intervenção supervisionada com crianças e adolescentes

 

 

 

 

 

 

Documentos

 
 

Federações