Origem e 
características                                          

   

    Mas, afinal qual é a composição deste líquido que dá vida a todo o planeta terra? A água é formada por dois átomos de hidrogénio (H2) e por um átomo de oxigénio (O), formando assim, a molécula H2O.

    Sem a água nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, poderia sobreviver. Cerca de 70% da nossa alimentação e do nosso próprio corpo são constituídos por água.

    Os oceanos, os mares, os pólos, a neve, os lagos e os rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da Terra. Calcula-se que o seu volume total ascenda aos 1,42 bilhões de km3, sendo a grande maioria (95,1%) distribuída pelas águas salgadas dos mares e oceanos. Os 4,9% restantes representam a água doce, que por sua vez está distribuída entre as zonas polares, que abarcam 97% desse precioso volume e a água na forma líquida, disponível para o nosso uso, cujo volume é estimado em pouco mais de 2 milhões de km3. Assim, 99,9% das águas do nosso planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.

    A água surgiu no decurso de reacções químicas que tiveram lugar no nosso planeta durante as primeiras fases da sua formação. A camada gasosa que rodeia a Terra apareceu como resultado, entre outros factores, das reacções químicas provocadas pelo aparecimento na sua superfície de um novo composto, isto é, a água.           Foi na água que, há cerca de 3800 milhões de anos, surgiu a vida na Terra. Os primeiros seres vivos de que são conhecidos fósseis, eram bactérias e algas azuis (seres unicelulares) que viveram no Oceano Primitivo. Ao longo de milhões de anos, os seres vivos evoluíram e espalharam-se pelos oceanos e continentes. A água constitui um dos recursos vitais para todos os seres vivos, nos quais desempenha múltiplas funções de extrema importância.

    A água é um líquido sem cor, sabor ou cheiro. É um óxido de hidrogénio. A água começa a congelar aos 0ºC ou 32º F, e a ferver aos 100º C ou 212º F. Quando líquida, é virtualmente incompressível; congelada, expande-se em 1/11 do seu volume. A 4º C, um centímetro cúbico de água tem a massa de um grama; esta é a sua densidade máxima, formando a unidade de gravidade específica. Tem o maior calor específico conhecido, e actua como um solvente eficaz, particularmente quando quente. A maior parte da água do planeta está no mar. Menos de 0,01% é água doce. A água cobre 70% da superfície da Terra, e aparece como água «parada» (oceanos e lagos) ou corrente (rios, riachos), chuva ou vapor, e é essencial à manutenção de todas as formas de vida na Terra.

                                                                                                                                           

                                                                                                                                                    Voltar