GÂMETAS

São as células sexuais : os espermatozóides e os óvulos

                 GÂMETA MASCULINO                

Os gâmetas masculinos são os espermatozóides. São células de pequenas dimensões formadas por três partes: cabeça, que contem o núcleo, parte intermédia e o flagelo .Este flagelo que mede cerca de 0,05mm permite que por ondulações a mobilidade no meio liquido

 A partir da puberdade os  testículos atingem a maturidade iniciando a produção dos espermatozóides.

 

                         GÂMETA FEMININO                        

Os Gâmetas femininos são os óvulos. São células de maiores dimensões que os espermatozóides medem cerca de 0,15mm e os espermatozóides cerca de 0,06mm.

Os óvulos são formados nos ovários. Geralmente em cada mês um dos ovários produz um óvulo e este é lançado nas trompas de falópio - este processo tem o nome de Ovulação.

 

ÓVULO  OVULAÇÃO

 

                         FECUNDAÇÃO                    

A fecundação ocorre nas trompas de falópio.

Durante uma relação sexual cerca de 300 a 400 milhões de espermatozóides são depositados na vagina. Depois movimentam-se e procuram entrar no útero. Só 1% é que consegue penetrar no útero e daí sobem através das trompas de falópio. Se encontrarem o óvulo só um espermatozóide  consegue penetrar no óvulo originando o ovo.

O ovo resulta da união do óvulo com o espermatozóide . A nidação corresponde à fixação na parede do útero do embrião cerca de 7 dias após a fecundação. É no útero que o embrião se desenvolve  passa feto e ao fim de cerca de 280 dias , nove meses ocorre o nascimento

     

                                                  Exercício - palavras cruzadas 

                                                 Exercício - preenche espaços