Opinião de Lenine sobre o Tratado de Versalhes

 

___

"...toda a gente pôde ver que a Paz de Versalhes é cem vezes mais espoliadora do que a de Brest ... e que esta Paz de Versalhes é o maior golpe que puderam desferir e si próprios os capitalistas e os imperialistas desses desditosos países vencedores. A Paz de Versalhes ... demonstrou que não temos perante nós representantes da cultura e da civilização, mas temos, na Inglaterra e na França, Estados que, embora democráticos, são governados por abutres imperialistas. ... a Paz de Versalhes foi uma paz espoliadora e mostrou que na realidade a França e a Inglaterra lutavam contra a Alemanha para reforçarem o seu poder sobre as colónias e para aumentarem o seu poderio imperialista."

 

"O Tratado de Versalhes colocou tanto a Alemanha como toda uma série de Estados derrotados numa situação que torna materialmente impossível a sua existência económica, numa situação de completa ausência de direitos e de humilhação."

 

E mais ainda sobre a guerra:

 

" A Inglaterra e a França venceram, mas endividaram-se até ao pescoço em relação à América."

 

E Denunciando, já em i919, o Tráfico de mulheres

 

"Uma prova da brutalidade do imperialismo rapace dos americanos, é que os agentes da América compram mercadoria viva, mulheres e raparigas, e as levam para a América, desenvolvendo a prostituição. A livre e civilizada América abastece os prostíbulos de mercadoria viva!" 

 

E ainda, quase que prevendo o conflito USA/Japão:

 

"Pela partilha da Turquia, da Pérsia, da Mesopotâmia, da China, processa-se uma quarela furiosa entre o Japão, a Inglaterra, a América e a França."

 

Lenine, V.I., Obras Escolhidas, tomo terceiro, pp. 213, 214, 368, 375, Edições «Avante!».

 

O Tratado de Brest-Litovsk foi assinado em 3 de Março de 1918, pela Rússia Soviética e pela Alemanha. Tratado pôs fim à I Guerra Mundial na frente leste.

 

A oeste, entre a Alemanha, França e Inglaterra a guerra ainda continuou por mais alguns meses.

 

Aliás, pode-se perguntar se a I Guerra Mundial teria terminado em 1918 não fora a Revolução Soviética na Rússia e a sua firme determinação de obter a paz?

 

O Tratado de Paz de Versalhes foi assinado em 28 de Junho de 1919 e pôs fim, definitivamente à I Guerra Mundial, cujas hostilidades já haviam cessado igualmente na frente oeste em Novembro de 1918.