Dispositivos de Armazenamento

O armazenamento de informação é feito com recurso a dois itens importantes: os Dispositivos, Unidades ou Periféricos de Armazenamento e os Suportes de Armazenamento ou de Informação.

Sobre os Dispositivos de Armazenamento, podemos destacar os mais utilizados actualmente, tendo em atenção os principais suportes de informação:

- Unidades de Disquetes

- Unidades Zips.

- Leitores de Cd-Roms - Gravadores de Cd-Roms

- Leitores de DVDs - Gravadores de DVDs

 

Actualmente, e de forma a diminuir o número de unidades de armazenamento, existem no mercado unidades "Combo", ou seja, unidades que efectuam leitura e gravação de Cd-roms e Dvds em simultâneo: Leitor de Cd-Roms/Dvds, Gravador de Cd-Roms/Dvds.

 

 

 

 

 

Suportes de Informação

Os suportes de informação são usados para armazenar as informações, como as memórias. Podem ser lidos, gravados e regravados, como uma fita de áudio ou de vídeo. São considerados a memória de MASSA do equipamento, devido ao alto volume de informações que podem armazenar.

Os suportes de informação permitem efectuar a leitura e a gravação de informação tratada pelos sistemas informáticos. Podem ser divididos em duas categorias: Voláteis (suportes de fácil transporte físico da informação - portáteis) e não voláteis (suporte de informação fixo ao computador, sendo difícil o seu transporte).

Suportes de informação voláteis:

- Disquetes

- Disquetes Zip

- Cd-Roms

- Dvds

 

Suportes de informação não voláteis:

- Disco rígido

 

 

 

 

 

 

 

Disquetes ou Discos Flexíveis (Floppy Disks)

As Disquetes devem ser inseridas nas Unidades de Disquetes (DRIVES - normalmente determinadas como unidade A: e B:) situadas no painel frontal do Computador. Não armazenam tantas informações quanto o Winchester (Disco Rígido), mas são removíveis e transportáveis. Em geral, devem ser preparadas para utilização, operação a que se dá o nome de FORMATAÇÃO.

Actualmente, existem Disquetes de dois tamanhos: 3 1/2" (três e meia polegadas ), que possuem uma protecção mais resistente, e 5 1/4" (cinco e um quarto polegadas), que foram descontinuadas no início dos anos 90.

Disquetes ZIP

As Disquetes Zip possuem maiores capacidades de armazenamento que as disquetes, sendo usadas nas unidades Zip que podem ser internas ou externas. Pela evolução dos computadores, que no início do século 21 passaram a possuir quase "obrigatoriamente", para além da unidade de disquetes, os leitores/gravadores de Cd-Roms/Dvds, as disquetes Zip deverão ter um fim próximo.

Disco Rígido (Hard Disk ou Winchester)

O Winchester (normalmente determinado como unidade C:) está dentro da caixa da CPU e, portanto, não é visível nem transportável. Permite um acesso rápido e o armazenamento de uma grande quantidade de informações. É importante lembrar que estes discos podem ser danificados por excesso de trepidação no local de instalação.

Dada a grande quantidade de informações que serão armazenadas num disco rígido, e considerando-se que, devido a desgastes naturais durante o funcionamento, é inevitável que algum dia ocorra uma avaria, é importantíssimo prevenir-se quanto à perda dessas informações, realizando periodicamente cópias de segurança dos seus ficheiros, o que é tecnicamente conhecido como BACK-UP .

CD-ROM

Os Cd-Roms prestam-se ao armazenamento de grandes volumes de informação, tais como enciclopédias. A tecnologia utilizada nos leitores e gravadores de Cd-roms existentes nos computadores permite reproduzir normalmente os CDs de áudio (o que significa que podemos ouvir qualquer música nos nossos computadores).

DVD

Os Dvds são a última tecnologia em armazenamento de dados. A sua capacidade pode chegar a aproximadamente 4,7 Gbytes. Permitem leitura e escrita nos leitores e gravadores de Dvds, permitindo gravar ficheiros com dimensões elevadas, assim como jogos e filmes de vídeo. Nos últimos anos, a tecnologia associada aos Dvds conduziu à substituição das fitas de vídeo.

 

A Evolução dos Suportes de Informação

Actualmente, os suportes de informação evoluiram para mais e melhor portabilidade. Deste modo, surgiram, nos últimos anos, suportes que permitem grande capacidade de armazenamento e fácil transporte e reescrita. Alguns desses suportes são exclusívos para guardar fotografias (Memory Cards), permitindo um armazenamento maior de fotografias e com maior qualidade. Outros são apenas suportes de maiores dimensões mas portáteis (Discos Externos e as Flash Drives ou Pen Disks).

 

Capacidades dos Suportes de Informação

Cada suporte de informação possui limites de armazenamento, e, pelas suas características, alguns podem armazenar grandes quantidades de informação ou apenas pequenas quantidades. Desta forma, para além da possibilidade de portabilidade, é importante conhecer as capacidades disponíveis em cada suporte de informação. A evolução da informática permitiu que suportes de informação como o disco rígido, que apenas permitia capacidades de 10, 20 Mbytes, possam actualmente disponibilizar 160, 200 Gbytes (2000 vezes mais). Por outro lado, as disquetes que, inicialmente, possuíam capacidades de 360 Kbytes podem actualmente disponibilizar 1.44 Mbytes (3 vezes mais).