Nas ciências de gestão, para cada problema ou conjunto de problemas de um dado tipo, procura-se o melhor método para a sua resolução, i.e., procura-se a solução óptima (e viável). Pode ter a ver com realizar uma dada tarefa o mais rapidamente possível. Noutras situações, a finalidade poderá consistir em maximizar o lucro ou em minimizar o custo.

 

Um problema de gestão nos serviços do município,
da polícia municipal (caso haja) ou da polícia de segurança pública.

Tomemos um problema da cidade: controle dos parcómetros numa dada zona. Precisamos de organizar o giro do agente de controle dos parcómetros da zona, de modo a verificar violações das regras de estacionamento, evitar o vandalismo e o roubo. O agente terá de gastar o mínimo de tempo possível no seu giro, para poder repeti-lo com mais frequência.

O mapa de ruas da figura acima representa a nossa zona de estudo do problema: tem ruas, blocos residenciais e uma área verde. O nosso trabalho consiste em procurar o mais eficiente percurso para um agente, que anda a pé e tem a missão de vigiar os parcómetros na área. (O nosso mapa mostra só uma pequena área, permitindo-nos começar por um simples problema. Mas o problema pode ocorrer numa escala mais larga em todas as cidades e, para áreas mais largas, há quase possibilidades ilimitadas para os percursos de controle dos parcómetros).

Temos duas finalidades em mente: (1) o agente tem de cobrir todos os passeios que têm parcómetros, sem dar mais passos do que os necessários; e (2) o percurso deve acabar no mesmo ponto onde começa - o local onde estacionamos o carro patrulha.

Para começar, suponhamos que só há dois blocos que têm parcómetros, precisamente os dois assinalados a tijolo que estão lado a lado, ao cimo do mapa e que o agente começa e acaba o seu giro no canto superior esquerdo do bloco da esquerda.

Terceira tarefa:
Por tentativa e erro, podemos descobrir alguns percursos e criticar os resultados obtidos, descobrindo pontos fracos e fortes.
Quarta tarefa:
Fazer uma lista de três profissões ou serviços que levantem problemas do mesmo tipo.