a metodologia

O formador disponibiliza inicialmente um conjunto de problemas e os aspectos teóricos (elementares) em base on-line de informação científica (texto de apoio, glossário, índice temático, - html).

Em cada passo - página-html, o formador propõe o passo seguinte que pode ser · de resposta a inquérito sobre aspectos do tutorial (para avançar a outra etapa); · de passagem a outra etapa ou a outro texto de apoio; · de procura de informação na Internet; · de construção de exemplo ou contra-exemplo, formulação de conjectura, demonstração, resolução de problema, algoritmo; · de composição/dissertação (aprofundamento científico, proposta didáctica, crítica sobre a procura, sobre um problema, ...)

Prevê-se que cerca de 20 horas serão essencialmente teóricas de estudo e discussão teórica, sendo as restantes essencialmente práticas. Individualmente, os formandos escolhem aspectos teóricos para estudar ou são conduzidos a propostas de trabalho. Os estudos, as tentativas de resolução, as críticas, etc são reunidos em bloco de estudo que fica disponível on-line para serem apreciados e melhorados pelo colectivo dos formandos e pelo formador.

De qualquer modo, por acção dos formandos poderão ser modificadas as abordagens previstas inicialmente.