as nossas razões

O Centro de Formação José Pereira Tavares tem mantido uma actividade constante de apoio às iniciativas de formação dos professores de Matemática das escolas associadas. Assim se foram tomando medidas para prevenir as dificuldades que se iriam levantar à prática lectiva com o ajustamento dos programas do ensino secundário de Matemática - calculadoras gráficas no ensino secundário de Matemática ; Oficinas de Matemática - e assim se têm tomado medidas para permitir a discussão e formar uma opinião sobre as futuras diversificações dos programas de Matemática - Tópicos de Matemática Contemporânea. Das iniciativas para o próximo ano, destacam-se actividades de formação ligadas a projectos Nónio XXI, ao projecto TRENDS e à instalação do Laboratório de Matemática. Esta iniciativa de formação de iniciação à teoria de grafos aproveita da experiência já iniciada com os tópicos de matemática contemporânea e pretende alargar a outros professores o conhecimento, embora a um nível elementar, de alguns aspectos da teoria de grafos como modelo para tentar resolver alguns problemas reais. Pretende-se, ao mesmo tempo, trabalhar estes assuntos com professores de outros ramos de saber que possam ganhar (e dar a ganhar aos professores de Matemática) com os conhecimentos sobre grafos e com as competências (combinatórias) que acabarão por adquirir e que utilizarão em situações e problemas novos.

Integrada no conjunto de iniciativas globais do projecto TRENDS - Training Educators through Networks and Distributed Systems -, que utiliza computadores e telecomunicações, esta acção pretende desenvolver hábitos de procura e crítica dos materiais pesquisados na Internet. De qualquer modo, os professores aprenderão a utilizar a Internet para pesquisar sobre o seu assunto de estudo e ficarão armados de uma competência transferível para a resolução de qualquer outra necessidade de formação.

Esta iniciativa constitui um poderoso meio para estudar um assunto (com a maior abertura) que abrirá novas perspectivas de participação aos professores, enquanto os põe em contacto com professores de outros ramos do saber e os prepara para o contacto com o mundo do seu assunto e, noutra altura, para procurar outras fontes de informação sobre quaisquer outros assuntos.