Actividade 2 Não tendo conseguido manter-me em comunicação na sessão 4, aqui ficam cópias sobrantes do que fui fazendo enquanto tentava convencer o computador a deixar que regressasse ao são convívio dos companheiros.
Numa tabela registaram-se as classificações, em percentagens, obtidas por 50 alunos de
duas turmas do 3º ciclo, num teste de Matemática.

35 54 40 53 53 62 68 40 65 53 40 68 53 62 40 35 62 68 72 4065 40 62 35
54 70 70 35 72 8365 53 65 68 40 40 53 70 40 4053 40 70 40 68 62 68 35 62 54

1. Abre o menu ESTATÍSTICA e coloca numa LISTA provisória (por exemplo L4)
as classificações, como são apresentadas na tabela.

2. Ordena os valores da LISTA 4 por ordem decrescente.

3. Observando os valores podemos rapidamente efectuar a contagem e na LISTA 1 colocar as classificações (por ordem decrescente) e na LISTA 2 a respectiva FREQUÊNCIA de cada classificação.

Apagar todos os valores da LISTA 4 (lista provisória).

4. Ordena os valores da LISTA 1 por ordem crescente mantendo a correspondência com os valores da LISTA 2

5. Valores estatísticos das classificações obtidas (média, desvio padrão, mediana e quartis) tendo em consideração que a análise deve ser feita considerando:

6. Indicar na LISTA 3 as FREQUÊNCIAS ABSOLUTAS ACUMULADAS.
7. Indicar na LISTA 4 as FREQUÊNCIAS RELATIVAS.

8. Indicar na LISTA 5 as FREQUÊNCIAS RELATIVAS ACUMULADAS.

9. Indicar na LISTA 6 as FREQUÊNCIAS RELATIVAS ACUMULADAS em percentagem.

10. Representara o polígono de frequências acumuladas da distribuição, em que a LISTA 1 representa as classificações e a LISTA 3 as FREQUÊNCIAS ABSOLUTAS ACUMULADAS.
Representara distribuição por um diagrama de extremos e quartis (valores da variável na LISTA 1 e FREQUÊNCIAS na LISTA 2).
Resolução:

Lá fui fazendo as coisas enquanto era expluso da comunicação (não sei porquê!) pelas máquinas (que devia ser comunicante.

Descobri depois que não respeitei a ordem das listas.. mas isso deve-se a que meti a lista global para ordenar na lista 1 e nunca mais a abandonei..... Vem tudo o resto como estava ordenado pela formadora distribuído pelas listas 2, 3, 4, etc...


e


Já no que respeita ao diagrama para as frequências acumuladas, as coisas correram mal e eu não percebi o que se passou (depois. digo o que aconteceu.... de estranho) para que me expliquem.

Mas agora mando um substituto do que tinha pretendido fazer e das incompreensões do trabalho durante a sessão solitária: