IRC Os comandos mais habituaise condutas a seguir!


Como funciona o IRC?


A conversação é efectuada por canais (salas), por forma a garantir que as mensagens trocadas são do interesse de todos os utilizadores presentes no canal. De uma forma geral, o nome do canal é suficientemente explícito para indicar a área de assuntos tratada. Numa primeira visita a um servidor de IRC, os utilizadores menos bem informados poderão confrontar-se com uma avalanche de mensagens, logo que acabam de entrar num dado canal, e que aparentemente lhe são dirigidas. Na realidade, as coisas não são bem assim, pois as mensagens exibidas correspondem na maioria dos casos a trocas de mensagens em modo público. Apesar de poder existir troca de mensagens em privado entre utilizadores (conversas privadas, devem ser mesmo privadas), de uma forma geral, toda a conversação é efectuada em modo público.

Uma vez dentro do canal, verá outros utilizadores a falarem. Muitas vezes o utilizador aparece a meio de uma conversa... Caso não seja familiar com o canal em questão, a melhor opção será ficar parado e observar as mensagens durante uns minutos para saber do que trata a conversação.

Para começar a dialogar, basta simplesmente começar a escrever. Assim que se acaba de escrever aquilo que se quer dizer, basta carregar na tecla "return". Pode começar com algo simples como ou "ola!" ou mesmo fazer a sua apresentação pessoal, no caso de um canal da Formação!
Tudo o que envia para o canal é visto por todos os utilizadores que aí se encontram. É como um grupo de pessoas a conversarem à volta de uma mesa, uns com os outros.

Uma vez interligado a um servidor, e no caso de ainda não ser conhecedor dos comandos de operação do IRC, poderá utilizar o comando /HELP como ponto de partida, para obter a lista e as funções dos comandos disponíveis (ver no final deste artigo). Alguns programas cliente de IRC possuem interfaces gráficos que facilitam a utilização de alguns comandos e, em alguns casos, o utilizador pode mesmo fazer todas as operações possíveis no IRC através desse interface.
 
 
 

O que é um operador de canal?


Um operador de canal é vulgarmente visto com o caractere "@" antes do seu pseudónimo na lista de utilizadores de um canal. Os operadores são os reis ou rainhas do seu canal. Isto significa que eles podem expulsar ou mesmo banir (expulsar por tempo indeterminado) do seu canal quem bem entenderem, por qualquer razão. No Caso do Prof2000 existem poucos operadores, sendo usado o seu poder apenas contra quem prejudica de alguma forma as trabalhos da Formação. O estatuto de operador de canal pode ser transmissível entre utilizadores.
 
 
 

Que condutas devo assumir ?


Nunca deve esquecer que esta atras de um "nome" que pode nem ser o seu, e que todos os outros estão na mesma situação, por outro lado não se esqueça que quando escreve uma mensagem ela é lida por todos, e que quando ha muita gente num canal, isso pode provocar quantidades de informação muito grandes!

Assim aconselha-se que use de moderação no que diz e no "quanto diz, para evitar frases desnecessárias e que criam grandes confusões nos canais!

Um dos problemas verificados no uso do Irc na Formação tem sido o facto dos formandos não controlarem o que dizem, e "atirarem" quantidades de frases enormes para o meio do canal fazendo muitas vezes com que as frases realmente importantes fiquem praticamente "escondidas" no meio de tanta informação!
 
 

Comandos Mais Usados


Todos os comandos do IRC começam com uma barra "/", e a maioria são de apenas uma palavra.

É indiferente utilizar letras maiúsculas ou minúsculas.
        * /help

Apresenta uma lista de todos os comandos disponíveis, além de outras informações úteis.

        * /join #nome do canal

Por defeito, o utilizador não é conduzido a qualquer canal quando se interliga a um servidor de IRC. O comando /JOIN serve para seleccionar canais de conversação. Note-se ainda que o nome do canal é precedido pelo símbolo #.

        * /list

Apresenta a lista de todos os canais disponíveis.
 

        * /nick novonick

Permite-lhe alterar o seu pseudónimo (nickname) corrente.

Exemplo: /NICK Isabel

        * /msg nickname <mensagem>

Permite enviar a <mensagem> especificada em privado, com o utilizador indicado como argumento. Actualmente nas novas versões do mIRC este comando abre uma janela privada com o outro utilizador.

        * /who #nome do canal

Apresenta a lista de todos os utilizadores presentes no canal indicado. No caso de não ser indicado o nome de qualquer canal, lista os utilizadores presentes em todos os canais.

        * /whois nickname

Este comando da a informação relativa a determinado nick que esta presente no servidor. Esta informação é a que consta das configurações que colocámos quando configurámos o mIRC (ver instalação)

        * /part

Este comando serve para abandonarmos o canal em que no encontramos.

        * /quit

Comando usado para abandonar o IRC, sem desligar o cliente (mIRC).

Pode ser usado também em vez do comando /part fazendo de uma única vez a saída do canal e do servidor!
 

Esta página foi criada tendo por base um artigo publicado no NETSurfer - Boletim Informativo do Centro de Informática e Comunicações da Universidade de Aveiro.