Edição 7
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As TIC em contexto escolar


Ao falarmos hoje das Teconologias de Informação e Comunicação (TIC) em contexto escolar fazemo-lo partindo de alguns pressupostos há muito enunciados e que consideramos fundamentais no processo evolutivo das sociedades actuais e do papel que a aprendizagem e as novas tecnologias representam no desenho do paradigma da Sociedade da Informação e do Conhecimento, que aceitamos como emergente.

Por isso, é hoje frequente designar-se o modo de desenvolvimento económico e social actual como Sociedade pós-Industrial, Sociedade da Informação, Sociedade do Conhecimento ou Sociedade da Aprendizagem Permanente.

Todos, conceitos com o mesmo denominador comum: as TIC como factor emergente e paradigmático e promotor do desenvolvimento.

Assim, nas sociedades actuais, aprendizagem, informação e conhecimento ganham foros de indispensabilidade, que a escola tem de considerar enquanto processo, mas que se reportam a um complexo mais amplo que ultrapassa, em muito, o contexto restrito e temporal da escola.

Por isso, se assumimos para a escola um papel decisivo na formação inicial do indivíduo
no quadro de uma escola informada, atribuímos igual responsabilidade do progresso individual a formação ao longo da vida

Uma e outra facilitadoras do sucesso individual e do progresso das sociedades, se apoiadas numa utilização competente das TIC...


Índice

  • Editorial
  • As TIC numa perspectiva integradora e transversal
  • Estratégias de utilização das TIC em contexto escolar
  • Webquest para a aula
  • Uma disciplina específica para as TIC?
  • Adeus ao quadro preto

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Actualmente, pelas oportunidades oferecidas fora e dentro da escola, considera-se que os jovens estão na fase user friendly das tecnologias. Passa a ser uma obrigatoriedade todos os intervenientes no processo de ensino/aprendizagem alcançarem a destreza e a fluência tecnológica necessárias para favorecer aprendizagens nestes contextos (Papert, 1993).

 As TIC numa perspectiva integradora e transversal
  

Uma vista de olhos pelos programas da educação básica e secundária permite constatar que a inserção das TIC na educação constitui uma das preocupações primordiais da escola actual tanto ao nível dos objectivos como ao nível dos conteúdos, estratégias e domínios de referência. Esta preocupação tem todo o sentido, uma vez que, assim, a escola será obrigada a repensar as TIC, fazendo-se a sua integração não como objecto de estudo em si, mas como recurso para a realização e consolidação das aprendizagens.

Estratégias de utilização das TIC em contexto escolar
 

lacnet.unicttaskforce.org

 
U
ma WebQuest é um sub-site estruturado para uma aprendizagem de um tema, utilizando as potencialidades da Internet. Normalmente, trata-se de um desafio orientado que promove a colaboração dos alunos em grupo..  

Webquest para a aula 

 
A ideia que defendemos para as TIC em contexto escolar não é tanto a da aprendizagem de conteúdos técnicos específicos de manipulação de hardware e software, ou programação, mas antes a da utilização das TIC nas mais diversas situações e contextos de aprendizagem de modo a que possam conduzir a uma formação inicial sólida, ao desenvolvimento de competências na utilização das TIC e à autonomia do aluno na pesquisa, recolha, tratamento e gestão da informação - bases para a aprendizagem ao longo da vida e pilares da Sociedade da Informação e do Conhecimento.

Uma disciplina específica para as TIC?

 
Se olharmos atentamente para uma ''sala de informática'', nas nossas escolas, verificamos que nelas ainda sobrevive um intruso. Numa das quatro paredes, há um domínio cromático chocante e conflituoso com o ambiente que o rodeia. O quadro preto e seus acessórios.

Adeus ao quadro preto

O Prof2000 é um programa do Ministério da Educação/DREC, abrangendo 90 Escolas e 28 Centros de Formação.
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Participam neste número

As TIC em contexto escolar:
....... Fernanda Reis Mota - Escola Secundária de Anadia
Fátima Flores - Escola Secundária de Anadia
Maria José Loureiro - Centro de Competência Nónio da Universidade de Aveiro
Alcino Simões - Escola 2,3,S Dr Daniel de Matos de Vila Nova de Poiares 
Fernando Lacerda - Centro de Treino - Prof2000
José Paulo Santos - EB 2,3 de Vale de Cambra

Coordenação e organização de textos: Centro de Treino-Prof2000

Maio, 2004