Edição 6
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A Formação de Professores e o Prof2000
 

Neste início de século apercebemo-nos que a sociedade está a caminhar para uma nova realidade - a Era Digital. As Tecnologias de Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes: os ambientes informatizados ampliam as nossas capacidades intelectuais; as redes de comunicação disponibilizam informação diversificada em acesso directo e os trabalhos cooperativos, síncronos e assíncronos, entre pessoas fisicamente distantes, já são uma realidade.

As Tecnologias de Informação e Comunicação oferecem potencialidades imprescindíveis à educação e à formação, permitindo o sistema educativo e a formação contínua de professores usufruírem do desenvolvimento destas tecnologias. 

Foi com a participação no Projecto TRENDS que surgiu a oportunidade do Centro de Formação de Penalva e Azurara, centro de formação de associação de escolas dos Concelhos de Mangualde e Penalva do Castelo, começar a dinamizar formação contínua de professores a distância, oferecendo assim aos professores das escolas associadas, e não só, um novo modelo de formação - que podemos designar por Modelo de Formação a Distância Prof2000 - que em muitos aspectos é diferente da "metodologia tradicional". 

A utilização de metodologias de aprendizagem a distância pode levantar algumas dúvidas nomeada- mente quanto à sua eficácia. Será que os formandos que frequentam acções a distância conseguem obter níveis de aprendizagem aceitáveis? Será que a produtividade obtida em acções presenciais é superior à que se consegue em acções sobre a mesma temática, mas induzidas a distância? 
 

A experiência leva-nos a afirmar que os resultados da formação a distância são extremamente positivos e, por vezes, ultrapassam situações de aprendizagem presencial.

Infelizmente, ainda existem algumas dificuldades de "enquadramento administrativo" das acções realizadas neste Modelo, pois não existe legislação devidamente elaborada a pensar neste tipo de formação - as acções de formação a distância são creditadas, financiadas e geridas, basicamente, da mesma forma que as acções presenciais. Toda a organização dos processos pedagógicos e financeiros é mais "complicada" do que na formação presencial, no entanto, as dificuldades podem ser sempre superadas com persistência. 
 

É útil ter presente duas das principais vantagens da formação a distância Prof2000 - a possibilidade de realizar acções para grupos específicos e o acesso a uma bolsa de formadores muito mais vasta, ou seja, acesso a formadores que estão geograficamente distantes. 

Quando se questiona sobre quais as vantagens e desvantagens deste modelo de formação, relativamente à formação presencial, é difícil nomeá-las uma vez que estas advêm, geralmente, do modo como encaramos este tipo de formação e do que dela pretendemos obter. O Centro de Formação Penalva e Azurara desde que dinamiza formação a distância tem obtido vários benefícios, para além dos acima mencionados. Tem permitido aos formandos a familiarização com as novas tecnologias, que são aqui um instrumento de trabalho. Os trabalhos dos formandos ao serem publicados no servidor Prof2000, são tornados públicos e assim estamos também a contribuir para a produção de conteúdos em português disponíveis na Internet. 
 
 

A experiência que temos adquirido com o tratamento da formação a distância tem sido uma mais valia para a formação no modelo tradicional.

Por exemplo, a página Web do Centro de Formação Penalva e Azurara (que já atingiu as 26.500 visitas) não é apenas uma página informativa, mas contém também conteúdos, pois colocamos on-line alguns dos materiais produzidos pelos formandos em acções presenciais. 

 
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este texto não pretendemos fazer uma análise profunda e exaustiva dos resultados obtidos com a formação a distância no âmbito do Prof2000, nem comparar deste tipo de formação com a formação presencial. 

Existem alguns trabalhos realizados com esse propósito, um deles - elaborado por um dos formadores de uma das acções Prof2000 dinamizadas pelo Centro de Formação Penalva e Azurara - pode ser consultado, na sessão de artigos, na página do Centro de Formação. No entanto, não resistimos a transcrever aqui um excerto da conclusão do referido artigo: 
 

"De toda a minha experiência de formação à distância e presencial (com mais de 10 anos), este foi o curso de EAD que obteve melhores resultados pedagógicos e que permitiu o estabelecimento de uma colaboração mútua entre os intervenientes. (...) O trabalho feito em grupos virtuais funcionou lindamente, pois os seus resultados comprovam a qualidade dos mesmos, tendo-se criado o conceito colaborativo de comunidade em rede."

O Modelo de Formação Prof2000 é, por si só, um modelo inovador. Inovador na forma, nas práticas e nos princípios. Trouxe alterações significativamente positivas às escolas envolvidas sendo essencial para a mudança de métodos, hábitos, atitudes e comportamentos, viabilizando a melhoria da qualidade da Educação. 

O sucesso do Prof2000 assenta, fundamentalmente, na rede humana - uma rede solidária e auto- confiante. Uma rede em constante funcionamento que associa, entre outros, técnicos, dirigentes da educação, líderes de escola, professores e directores de centros de formação de associação de escolas. Esta rede constituiu o segredo do êxito do TRENDS e é a chave do sucesso do Prof2000, não apenas a tecnologia. 

A formação contínua de professores deixou de ser unicamente uma necessidade de obtenção de créditos ou um somatório de horas de formação para ser uma exigência do século XXI. Como será a formação de professores num futuro próximo? Não sabemos, mas uma coisa é certa, nada do que se fizer será indiferente ao que se faz hoje no Prof2000. 
 

José Miguel Sousa
Director do Centro de Formação Penalva Azurara
Mangualde, Fev. 2003