Edição 6
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A formação de professores a distância na construção de comunidades educativas *
 

O presente documento pretende reflectir acerca da introdução das novas tecnologias ao serviço da formação docente. 
A crescente exigência, por parte dos alunos, de práticas pedagógicas motivadoras de sucesso educativo conduzem a uma diferente perspectiva na formação contínua docente. 
A formação on-line, ou teleformação, surge, no contexto, como resposta às necessidades docentes neste âmbito.

* Resumo do artigo publicado na primeira página do Prof2000

Vive-se numa década em que o sector informacional domina e projecta nas novas tecnologias da informação e da comunicação no quotidiano. Os documentos escritos vão dando lugar ao espaço multimédia, que permite avançar para novos âmbitos como a transmissão de sensações ou a comunicação audiovisual.

Actualmente o processo formativo não depende de um espaço físico. Apenas se requer disponibilidade para aceder a um computador e obter toda a de informação desejada, em qualquer parte do mundo. No entanto, o facilitismo de acesso pode ser perverso. O ambiente virtual, enfrenta a necessidade de interacção que emerge de qualquer situação de aprendizagem. Deste modo, toda a formação virtual deve oferecer actividades paralelas que facilitem o próprio diálogo entre os envolvidos.

A formação de professores está intimamente condicionada pelo antedito. Continua a ser na escola que se efectivam aprendizagens essenciais para o desenvolvimento global dos alunos. Este aspecto permite que recaia nos professores a grande responsabilidade de dar resposta às solicitações de uma massa crítica de alunos ávida de novos desafios. Muitos alunos procuram respostas através das novas tecnologias da informação e comunicação, que se reflecte no decurso das práticas lectivas devido ao crescente desinteresse e desmotivação nutridos pelas aulas tradicionais.

Considera-se impreterível reflectir sobre: os benefícios da alternância do processo Ensino-aprendizagem entre a formação tradicional, decorrendo num espaço físico concreto, e a formação aplicada on-line e o desenvolvimento de um processo formativo mais participativo e envolvente que confira a equipendência entre a acção individual e em grupo. Se o corpo docente desenvolver competências no uso da Internet como uma parte integrante da sua formação será possível alargar o âmbito institucional, muito restrito, dos distintos grupos disciplinares para uma comunidade docente a nível nacional e mesmo internacional. 

Consideremos algumas dificuldades, apontadas por Horton (2000), ao elaborar uma formação on-line:

  • A planificação e desenvolvimento de um curso através da Internet requer mais trabalho e capacidade de resposta que um curso presencial.

  • Exige dos formandos um maior esforço, autodisciplina e regulação temporal. Estes temem perder o contacto humano (falta da sessão presencial)

  • Determina uma boa planificação institucional e correspondente produção requerendo mais tempo que um curso presencial.

  • Muitos consideram ser uma formação impessoal sendo o risco de abandono elevado.

A formação à distância, on-line, não é panaceia da formação, mas um percurso imprescindível de resposta, neste âmbito, às distintas necessidades formativas docentes. Apesar do crescimento verificado nos últimos anos relativamente à formação profissional, Portugal mantém-se na cauda da Europa revelando grandes dificuldades na divulgação formativa que incorpore as novas tecnologias da informação e comunicação.

O Programa Prof2000 traduz-se numa ferramenta de teleformação ao serviço do desenvolvimento da formação de professores e consequentemente ao longo da vida dos sujeitos activos. Urge preparar a formação de formadores para que se desenvolva uma rede humana e virtual de troca de conhecimentos, capacidades, projectos e experiências.

 
 

Mónica Aldeia
Coordenadora Concelhia do Ensino Recorrente e Educação Extra Escolar de Albufeira
Direcção Regional de Educação do Algarve



Bibliografia

Anderson, T. et al. (2001). Assessing Teaching Presence in a Computer Conferencing Context. JALN, Vo. 5, No. 2,
Collis, B. (1996). Tele-learning in a digital world. The future of distance learning. London, International Thomson Computer Press.
Horton, W. (2000). Designing Web-Based Training. New York, John Wiley. 
Marcelo, C. (1999). Formação de professores para a mudança educativa, Porto, Porto Editores.