Edição 6
Página

****

.

Projectos de escola e Novas Tecnologias

Ainda não de uma forma ideal, mas as escolas já vão possuindo equipamentos que permitem o uso regular das Novas Tecnologias. Computadores na Biblioteca, Salas de Estudo, Ludoteca permitem aos alunos utilizarem, sempre que necessitem ou queiram, regularmente, o computador. 

Salas de Informática razoavelmente equipadas estão igualmente à sua disposição, embora, neste caso, apenas quando há um professor que se disponibilize a acompanhá-los - problema não totalmente ultrapassado, no universo actual das escolas, pela carência, ainda, de formação nesta área, que é preciso contornar!

Actas digitais

A implementação de justificações e/ou facilidades que levem o professor até ao computador parece-nos ser uma das formas de vencer esta barreira. Foi assim quando se substituiu, na Escola António Dias Simões, o tradicional livro de actas pelas actas redigidas obrigatoriamente em computador segundo modelos criados para o efeito.

Embora pequeno, na altura, esse pareceu-nos ser um grande passo. Começaram a surgir pedidos para que os modelos disponibilizados na Intranet da Escola passassem a estar acessíveis em casa a partir da Internet. Foi a motivação para novos desafios …
Por que não permitir mais do que isso? Mas como?

 

Informações online - páginas dinâmicas

Talvez possibilitando a interactividade para que, em qualquer momento e de qualquer lugar onde houvesse acesso à Internet, um professor pudesse consultar ou disponibilizar informação de interesse para a sua actividade.

A resposta veio, como tantas outras, através do Prof2000.

Permitindo a construção de páginas dinâmicas e interactivas na Web, o "ASP" veio resolver o problema, mas também trazer mais um desafio. Era uma tecnologia totalmente desconhecida que em pouco tempo se transformou numa paixão. Sem saber como começar, mas com o apoio de outros colegas e através da Lista-t (lista de distribuição de líderes de escola Prof2000), em breve ficou montada a estrutura daquilo a que chamámos "Sala de Professores".

 
Sala de professores

Embora ainda não totalmente funcional, esta área tem vários níveis de acesso e permissões de acordo com as funções desempenhadas pelo professor que a utiliza. A entrada depende da identificação (nome do utilizador e respectiva palavra chave) e está disponível a todos os professores que previamente tenham feito a sua inscrição.

Basicamente há duas grandes áreas nesta página - o chamado Placard de Consultas e a Área de Publicações

Ao primeiro todos os professores registados têm acesso e aí poderão consultar convocatórias, avisos e ordens de serviço. Igualmente poderão consultar o calendário escolar ou ter acesso a modelos de actas, justificação de faltas e pedido de dispensa para formação.


A Área de Publicações pode ser usada pelo Conselho Executivo, pelos Coordenadores de Departamentos, Delegados de Disciplinas, Coordenadores de Directores de Turma e pelos Directores de Turma. 

Depois de preenchido o formulário, que vai gerar o documento num formato que pode ser impresso, este será enviado por email aos seus destinatários.

Como referimos de início, porque as escolas vão já possuindo equipamentos que permitem o uso regular das Novas Tecnologias, o passo seguinte será, então, o de proporcionar o aparecimento de Projectos de escola, institucionalmente enquadrados, tendo como objectivo, pela generalização da utilização das TIC, o benefício de toda a comunidade escolar.

Tanto mais que, num universo tão rico e diversificado como é o Prof2000, nos sentimos apoiados numa rede ampla e solidária de professores, empenhados e com objectivos comuns, a partir da sua própria escola.

Tem sido assim desde o primeiro momento e continua inesgotável este constante aparecimento de "desafios".

Maria de Fátima Regalado
Escola Básica 2,3 António Dias Simões - Ovar