Alguns exemplos de software e respectivos materiais de apoio para a sua exploração na sala de aula.

Os seguintes exemplos referem-se a materiais produzidos por professores em oficinas de formação
e estão devidamente identificados os seus autores.


  Exemplo 1:

Trabalho realizado por:

Maria de Lurdes Rodrigues da Costa

(Escola E.B.2,3 de Campo de Besteiros)

no âmbito da Oficina de Formação "Utilização de Software Educativo na Sala de Aula", realizada no Centro de Formação Tomás Ribeiro, Tondela, em Maio de 2000

Identificação do software: “Words Alive“, Porto Editora

Disciplina: Inglês, 6º ano de escolaridade


Caracterização do software:

- o software trata essencialmente de vocabulário, com alguns jogos de memorização e aplicação dos conhecimentos adquiridos.

- Numa primeira fase o aluno aprende o vocabulário: a imagem está sempre associada à escrita e o aluno pode ver, ouvir e repetir quantas vezes quiser as palavras; na segunda fase, o aluno vai ouvir e identificar todo o vocabulário aprendido na fase anterior; finalmente, o aluno vai escrever, portanto, para além de testar a compreensão  e expressão oral, é altura de verificar os seus conhecimentos a nível da expressão escrita.

- Também podemos avaliar a aprendizagem feita pelos alunos através de jogos diversos, extremamente agradáveis e bastante úteis. Estes jogos têm vários níveis de dificuldade, velocidade e tempo, consoante o grau de aprendizagem dos alunos em questão.

alive1.gif (12422 bytes)

Roteiro de apoio ao software

“WORDS ALIVE“

alive3.jpg (22184 bytes)

O programa que vais explorar destina-se à aprendizagem da Língua Inglesa. Vamos, nesta aula, estudar jogos vocabulares.

Esta actividade vai desenrolar-se em duas fases:

            1ª fase: APRENDER

            2ª fase: IDENTIFICAR e ESCREVER

 

1ª Fase

1.       Selecciona a língua - ENGLISH.

2.       Escreve o teu nome na linha de inscrição.

3.       No écran de apresentação prime o tópico que seleccionaste.

Ele é _______________________.

4.       No campo “Navegação“ selecciona “DICTIONARY“.

5.       É o momento de APRENDER. Vais fazendo um Click sobre as imagens, tomando atenção à escrita e pronúncia das palavras.

Podes repetir, fazendo um Click, quantas vezes achares necessárias.

6.       Para saíres prime o botão vermelho “ STOP “.

2ª Fase

1 - No campo de navegação inicial selecciona “ GAMES “.

2 - Ajusta os botões centrais :

                                           Level - 24

                                           Speed - 3

                                           Timer - 60

                                           Words - 8

3 - Prime a gaveta “ CLICK WORD “.

4 - Joga. Faz corresponder a imagem à palavra.

5 - Regista, na folha em anexo, a tua pontuação no jogo.

6 - Volta ao quadro inicial. Prime “RETURN TO WRITING DESK“.

7 - Muda de jogo, repetindo sempre os mesmos passos. Não te esqueças de registar a tua pontuação.

8 - 2º Jogo - “ SPELL IT “ - Escreve a palavra correspondente à imagem.

9 - 3º Jogo - “ CLICK PIC “ - Faz um click sobre a imagem correspondente à palavra que passa na parte inferior do teu écran.

10 - 4º Jogo - “ MATCH EM “ - Associa a imagem à palavra, fazendo pares.

- Se quiseres, podes explorar   outros ícones. Deixo-te agora ao sabor da tua própria navegação.

- Compara os teus resultados com os dos teus colegas. Que tal, saíste-te bem?

- Para saíres prime “ EXIT “ e sai do programa.