SONDAGEM   

Edição 4
Página

Tema desta edição:  Ágora - Netd@ys 2000  


Foi demorado, mas chegou finalmente...
O Ágora 4 está à disposição de todos. Este número é dedicado fundamentalmente ao Netd@ys. As actividades Netdays sempre foram um momento alto nas actividades Trends e Prof2000.
É chegado então o momento de recordar, de rever algumas actividades realizadas em anos anteriores, e que não devem ser esquecidas e, ao mesmo tempo, divulgar actividades realizadas no ano 2000.
No passado a participação das escolas Trends era bastante centralizada. Um conjunto de actividades organizadas pelo Centro de Treino e no qual participavam as escolas envolvidas. Com o tempo as escolas foram ganhando autonomia, criando páginas específicas com actividades próprias, mas colocadas à disposição de todos. O ano 2000 acentuou essa componente, mas trouxe algumas novidades. A concretização de várias actividades de colaboração entre escolas. No entanto, este aumento de actividades fez-nos perder um pouco o grupo e o conjunto. As solicitações foram muitas e os líderes não tinham possibilidade de apoiar a participação das suas escolas num número tão elevado  de acções.

Qual deverá ser o caminho para as futuras acções Netd@ys?

O regresso a algumas, poucas mas de grande dimensão, actividades centralizadas?

O diluir do projecto em inúmeras propostas organizadas por escolas?

A aposta em actividades pensadas por núcleos de escolas ( 4 ou 5) que organizam propostas para as restantes?

Outra solução?.....

Não temos respostas como é evidente. O nosso forum e a lista de discussão estão em aberto para receber o contributo de cada um....

Tema: Netd@ys 2000
Escolas editoras:
Escola EB 2,3 Góis
Escola EB 2,3 Marrazes
Escola Secundária Felismina Alcântara


Índice

  • Netd@ys Europa- Evolução - Página 1. 
  • Colóquio: As Novas Tecnologias ao serviço da Educação-Página 2
  • Colóquio: As Novas Tecnologias as serviço da Educação-Página 3
  • Colóquio: As Novas Tecnologias as serviço da Educação-Página 4
  • Navega e Recorda- Pagina 5
  • Noticias, Novidades e Passatempos - Página 6
  • Página 6
  • ....

Sondagem:

Qual o formato para as futuras actividades Prof2000 - Netd@ys?

A-Poucas actividades, centralizadas e de grande dimensão.

B-Actividades organizadas por escolas, necessariamente de pequena dimensão e pensadas sobretudo nos seus alunos?

C-Actividades pensadas por núcleos de escolas ( 4 ou 5) que organizam propostas de trabalho para as restantes?


Se deseja receber por mail o jornal Ágora, clique aqui!


 NetDays Europa

www.netdays2000.org

       Introdução:
O conceito original "NetDay" foi desenvolvido pela primeira vez em Silicon Valley, Califórnia, no início de 1996. Este projecto, acarinhado pelo presidente Bill Clinton, destinava-se a promover as novas Tecnologias da Informação Comunicação nas escolas dos E.U.A. , recorrendo a grupos de voluntários da comunidade local para efectuar a instalação das ligações necessárias à Internet. (http://www.netday.org).
Na Europa foi seguido outro caminho. Tudo começou em 1997 através do plano de acção da Comissão Europeia intitulado "Aprender na sociedade de informação" apresentado por Edith Cresson.
Netd@ys Europa surge como uma iniciativa destinada a promover a utilização de novos meios de comunicação na educação e na cultura, bem como a permitir aos participantes desenvolver as capacidades necessárias para adquirir e trocar informações sobre diversos assuntos. O ponto culminante desta iniciativa é uma semana de demonstração com acontecimentos “online” e “offline” organizados por toda a Europa e fora da Europa.

       
Objectivos chave

Um objectivo principal: familiarizar-se com as possibilidades de utilização dos novos meios de comunicação (multimédia, videoconferência ou novos serviços audiovisuais) como recursos de aprendizagem e de ensino, através da divulgação e da troca de experiências sobre o conhecimento e a descoberta;

um princípio básico:
maior prioridade é dada ao conteúdo pedagógico dos projectos do que à tecnologia;

um meio privilegiado: a parceria entre escolas, centros de formação, organizações de juventude e culturais e outras organizações educativas, poderes públicos, associações sem fins lucrativos e empresas do sector privado.

Tornou-se a maior campanha a nível mundial destinada a sensibilizar o conjunto da sociedade para as vantagens da utilização da Internet e dos novos meios de comunicação como recursos de ensino e de aprendizagem nos domínios da educação e da cultura. Foram feitos esforços para melhorar a coordenação, particularmente a nível nacional, dos milhares de projectos e de acontecimentos organizados a nível local e regional. Tendo originalmente como alvo as escolas, Netd@ys Europa alargou-se gradualmente a outros tipos de organismos como centros de formação profissional, centros para jovens, museus, cinemas, óperas, bibliotecas e empresas.

                       Alguns números:

            1997: de 18 a 25 de Outubro.
                     - 1.000 acontecimentos 1
                     - 15.000 escolas abrangidas

           1998: de 17 a 24 de Outubro.
                     - 5.000 acontecimentos
                     - 35.000 organizações participantes (metade das quais escolas)
                    - 500.000 consultas do sítio Internet

            1999: de 13 a 21 de Novembro.

                     - 57 “projectos quadro”2
                     - 1.300 projectos classificados procedentes de 35 países e numerosos acontecimentos
                     - 150.000 organizações educativas e culturais participantes
                     - 5 milhões de consultas do sítio Internet Netd@ys

O sucesso de Netd@ys Europa reside na sua integração num quadro de acções estratégicas e políticas a nível nacional e europeu, o que confere à iniciativa um impacto significativo, tanto mais que goza do apoio dos ministérios nacionais da educação e do patrocínio de um grande número de empresas.
Netd@ys Europa não se limita aos projectos a que a Comissão Europeia concede o seu apoio financeiro. Constitui uma tribuna livre para todos os que pretendam apresentar a sua experiência na criação de redes educativas e culturais ou estabelecer relações internacionais.
Todas as actividades têm como objectivo demonstrar como é que a Internet e os novos meios de comunicação podem ser utilizados nas actividades diárias de ensino e de aprendizagem.
Netd@ys Europa é a soma de numerosos projectos individuais que são apresentados e “valorizados” na “Semana Netd@ys”. A sua combinação forma um caleidoscópio dinâmico e colorido que reflecte o entusiasmo e a criatividade dos diferentes parceiros.
Netd@ys Europa alargou-se progressivamente ao mundo inteiro, abrindo-se a países como o Japão ou os Estados Unidos. Este movimento amplificou-se em 1999 quando a Austrália, o Canadá, Israel e a Suíça organizaram diversos acontecimentos conjuntamente com Netd@ys Europa.


COMISSÃO EUROPEIA