Edição 3 
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O Computador e o Mundo de hoje

Os computadores estão presentes nas mais variadas esferas da actividade social, desde o trabalho da administração pública e das empresas até no tratamento de doenças, no controlo de variados sistemas de transporte, no treino, reciclagem e formação de muitos profissionais, isto é, acabou por invadir a nossa vida de todos os dias. O computador ocupa, hoje, um lugar importante em todas as esferas da actividade humana, contribuindo para revolucionar o próprio processo de trabalho de muitas profissões. Podemos afirmar que está presente na nossa vida diária de mil e uma outras maneiras, estabelecendo uma interligação entre actividades antes completamente dissociadas, sugerindo novos conceitos e alterando as relações que mantemos com o mundo à nossa volta, influenciando a maneira de viver e talvez de pensar da sociedade. A questão é saber quais os domínios da aplicação e os cuidados a ter por forma a fazer da sua utilização o máximo proveito possível.
A escola está a acompanhar esta evolução? Não tanto como seria de desejar.
O computador encerra grandes possibilidades educativas pois, os sistemas informáticos são um instrumento de grande valor para professores e alunos no processo ensino-aprendizagem, cabendo ao professor um novo papel, o de organizador e coordenador, pois o computador poderá funcionar como "consultor" para assistir os alunos nas suas investigações e nos seus projectos de trabalho, contudo o computador de forma alguma substitui o professor, mas o seu papel sai reforçado pois, ganha novas dimensões.
Pensamos que é da combinação deste binómio, computador versus professor, que surge a nova equipa pedagógica do futuro.
A introdução na educação, de computadores, tem-se feito sob a acção de duas forças contraditórias: por um lado, são as pressões de mudança que se exercem sobre a escola e por outro lado são as reacções desta num sentido de auto defesa.
Hoje, sabe-se que o uso do computador é de grande valor como ferramenta de trabalho em diversas áreas disciplinares como pesquisa de informação, formação e consolidação de conceitos, desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas e compreensão do processo de aplicação das teorias às situações da vida real.
Nas actividades educacionais mais promissoras toda a relação professor/aluno é afectada pela presença do computador . O professor para responder às dúvidas e questões dos alunos terá de fazer um esforço permanente de aprendizagem é que, desta forma professor e aluno passarão a ser companheiros ainda que com funções e bases de experiência diferentes dum mesmo processo de aprendizagem. 
O conhecimento, tal como a sociedade, está em permanente evolução e o professor vê-se confrontado perante a necessidade de adquirir um conjunto diversificado de competências e conhecimentos . Por isso pensamos que a formação de professores para utilização educativa dos novos meio informáticos deverá ser um dos aspectos a ter em conta no sistema de ensino.
Os professores face à utilização do computador têm de sentir que se trata de algo importante e que está em causa o futuro da educação, é certo, que é pedido um grande esforço de readaptação profunda, não só a novas técnicas mas, sobretudo a novas ideias.
Dulce Costa
Escola Básica 2,3 Oliveirinha


"A Internet e a Educação"

A Internet, como tecnologia de informação e comunicação mais poderosa hoje existente, permitirá trazer para dentro da sala de aula a interactividade, a interdisciplinaridade, a interacção social, a perspectiva intercultural, um certo tipo de experiências de outro modo inacessíveis mas necessárias à construção activa e harmoniosa do saber. Ao permitir o acesso a enormes quantidades de informação, nos mais variados formatos, materialmente impossíveis de reunir num só lugar, a Internet transforma-se num centro planetário de recursos, ao alcance do clique de um rato.
Esta nova tecnologia virá, assim, facilitar os processos de ensino/aprendizagem, potenciando o sucesso educativo, dinamizando actividades de partilha e reflexão, desenvolvendo e ampliando o sistema educativo. 
Compete aos responsáveis educativos, transformar as potencialidades em realidades.
Nesta era de desafios tão grandiosos, compete ao professor a difícil mas gratificante missão de ajudar o aluno a transformar a informação em conhecimento e a comunicação em desenvolvimento pessoal.
 

(In, "Internet, Agenda do utilizador", Porto Editora)
"A Escola em Transformação"

A sociedade humana entrou numa nova fase, ... Surgiu uma nova consciência de que estamos a viver um período de profundas mudanças ... Avanços em múltiplas áreas da ciência e da tecnologia, a exploração do espaço e das profundezas dos oceanos, novas descobertas no campo da medicina, novas formas de organização do trabalho e de inter-relacionamento humano prefiguram uma vida totalmente diferente para a nossa espécie . Entre nós, estas transformações ainda mal foram sentidas pela instituição escolar que continua imperturbável, funcionando fechada sobre si própria. Mas esta insensibilidade não se pode prolongar por muito tempo . Uma nova sociedade precisa dum novo tipo de escola para cumprir novos objectivos de ensino.
Assim, a escola actual está colocada perante o desafio de ser capaz de evoluir e adaptar-se às novas necessidades.

(In, "O Computador, Um Instrumento da Educação", João Ponte,1992, Texto Editora)