Rumos para a Escola Inclusiva - registo da sessão


<to> vamos então começar o debate
<madmonke> acho bem
<to> o que é que vocês acham da escola hoje em dia
<Moderadora> achas que a escola que temos é inclusiva?
<to> neste momento a escola é pessima há muitos problemas
<to> não
<Moderadora> Por exemplo
<supermax> o que é escola inclusiva?
~<to> olha que eu também não sei
<Moderadora> é uma escola na comunidade com a capacidade e compromisso de educar todas as crianças que nela vivem
<GonzOCotA> na comunidade, comunidade?
<madmonke> exacto
*** Guest331 has joined #netdays99
<GonzOCotA> ie envolvendo todos, mesmo o que não se interessam?
<GonzOCotA> melhor comerciantes, industriais, etc da região?
<Moderadora> sim. Não achas que os professores reflectem muito pouco nas causas do insucesso dentro da sua classe?
<nomi> sou de Leiria
<GonzOCotA> não sei, sou pai, mas há profs. e profs., pais e pais, maes e maes!
<Moderadora> como pai como vês a integração de um aluno deficiente dentro da sala de aula do teu filho?
<GonzOCotA> faz parecer que soh há profs. mal sucedidos na sua carreira e na sua classe
<Moderadora> Sim
<GonzOCotA> não tenho essa chance, mas tenho casos na minha escola (EB1 #4 de Oeiras) e são casos bicudos!
<GonzOCotA> síndroma de dawn (1) mais 26 !!!!
<Moderadora> o sim não é para ti GonzOCota
<GonzOCotA> poiszzz... lolo ;)
<GonzOCotA> qto à integração não vejo problema nenhum, 1º. deve partir da vossa disponibilidade (voluntariado)
<nomi> será que faz sentido falar de inclusão, quando ainda a integração não é bem aceite por todos?
<Moderadora> disponibilidade????
<Moderadora> é pena. a integração já devia ser um dADOadquirido
<GonzOCotA> sim, quero dizer, podes não estar, em determinado ano lectivo, disponível para teres uma criança def a quem...
<GonzOCotA> tens que dar uma att especial, não?
<GonzOCotA> não conheço bem os trâmites da integr. mas não deve ser muito complicado!
<Moderadora> a planificação deve ser para a turma incluindo qualquer aluno
<GonzOCotA> começa pela criança, não?
<_Mag> olá boa tarde!
<nomi> digo isto , porque reparo no meu dia a dia, que alguns profs.. têm uma certa dificuladade em aceirtar os alunos problema..
<Moderadora> quanto à integração lê o decreto 319/91
<GonzOCotA> ie aparecem uns pais que desejam ter a criança na escola, não é?
<nomi> olá Mag
<GonzOCotA> pois... :(
<_Mag> olá nomi
<GonzOCotA> percebo que há lei sobre essa materia mas "a integração não é bem aceite por todos" sic
<nomi> conheço-o mt bem...sou professora especialuzada...:)
<Moderadora> não é um desejo é direito da constituição portuguesa
<Diacono> e tem que ser ???
<nomi> concordo inteiramente...
<GonzOCotA> em traços gerais concordamos com o 319?
<Diacono> muito gerais
<GonzOCotA> é o 319 que limita o # de crainças numa turma qd nela se integrem def's?
<nomi> está já um pouco´" démodé"... mas não há outro!!
<Moderadora> sabias que ter necessidades educativas especiais nem sempre significa ser deficientes?
<Diacono> claro que nao
<nomi> claro que sei...
<Diacono> mas isto é uma desgraça
<nomi> aliás são a maioria.. Deficientes.. não são assim tantos.. Graças a Deus!!
<Moderadora> o nº de crianças que podes ter numa classe com alunos deficientes é de 20
<GonzOCotA> sim, sei!
<Diacono> todos deficientesw ??
<GonzOCotA> lolo
<Diacono> isso é que era bom :)
<Diacono> deficientes somso nos
<nomi> nem sempre esse nº é respeitado pelos CAES
<GonzOCotA> pois eu ja dei o exemplo!
<Moderadora> é verdade
<nomi> parece que sim...:)
<GonzOCotA> a CAE quer a CAE manda - já ouviram não?
<Moderadora> integrar é diferente de incluir
<nomi> :))
<GonzOCotA> fomos confrontados recentem/ com um caso tipo "sobredotado" (?) e a minha opinião foi de que se a prof.
<nomi> eu sei.. mas .. se é dificil aceitar a integração... incluir , não o será mais?
<GonzOCotA> aceitasse e estivesse tudo conforme a lei, a criança poderia ficar, e ficou!
<Diacono> o que é dificil é impingir as crianças pra dentro das escolas de qq maneira
<GonzOCotA> bem pelo contrário, diacono
<nomi> elas têm todo o direito  disso!!
<Guest> ola
<Guest> ola
<Diacono> achas qu eé o contrario ??
<Diacono> :))
<Diacono> vcs sao malucos
<nomi> nós professores temos o dever de lhes dar a melhor resposta possível
<GonzOCotA> faz-se uma exposição à direcção da escola, envia-se à CAE ou à delegação escolar e já está - lolo!
<Diacono> exactamente , mas deve ser uma resposta idiota ??
<Moderadora> incluir só é possível quando os professores os professores trabalharem em equipa, quando planificarem para a classe e quando apostarem no poder dos alunos(pares)
<Diacono> sem preparação ??
* nomi - levanta-se e aplaude
<Guest362> ola
<Moderadora> tens razão o ME deveria ter mais cuidado no perfil de um prof. de apoio
<Diacono> exactamente
<GonzOCotA> oh moderadora escola inclusiva é a escola lógica?
<Diacono> o problema é que as vezes
* nomi - levanta-se e aplaude
<Diacono> os miudos ficam abandonados aos professores que lhes impingem :))
<Diacono> e isso é mau
<Diacono> PESSIMO
<nomi> os concursos do Dep. 105.. são abertos a todos!!! ???
<GonzOCotA> ateh pareces um pai(mae a falar!
<Guest675> Olá  Daniela.
<supermax>  sobre tudo as crianças não se podem sentir inferiorizadas
<Moderadora> não sei o que é a escola lógica
<supermax> nem eu
<nomi> é isso ... o  mais imp+ortante é o perfil do professor de apoio..
<GonzOCotA> escola lógica= ideia que temos da escola = aquilo que no geral se pensa qd se pensa em escola
<Moderadora> os concursos deveriam ser reformulados
<nomi> urgentemente!!!
<madmonke> lolol
<nomi> e os professore do Ensino Regular.. deveriam ter um pacote de (in)formação...
<Guest675> urgente o que?
<nomi> a reformulação dos concursos do Desp. 105
<GonzOCotA> um pacote de info e ?
<nomi> de como trabalhar co alunos com NEE.. Inclusão...etc....
<Moderadora> estamos de acordo nomi
<nomi> em Espanha isso foi feito.. e resultou ...
<GonzOCotA> E A TAL DISPONIBILIDADE? desculpem o grito!
<Diacono> la vamos nos
<Diacono> so olhamos para o exmplo dos outros as vezesº
<nomi> A disponibilidade deve fazer parte da personalidade do professor consciente!!
<Moderadora> temos de rejeitar o modelo de que o insucesso está sempre e só no aluno e nos profs não estará tb associado?
<madmonke> sei
<nomi> penso que sim... só poderemos ser profissionais se tivermos consciência disso
<GonzOCotA> apoiado!
<Moderadora> que tempo semanal para nos documentarmos, quanto tempo passamos em bibliotecas, qto tempo em trabalho de equipa, e será que sabemos muitas vezes trabalhar em equipa?
<GonzOCotA> e com os NEE?
<nomi> a nossa formação inicial... ensinou-nos muito pouco, no que diz respeito ao trabalho em equipa...
<Moderadora> há serviços especializados que na tua área, te podem apoiar
<Moderadora> qto à nossa formação inicial esta pode ter sido pouca mas já temos 20 anos disto...
<ASAP> Pois é 20 anos de experiencia levam 20 anos a adquirir!!!!!!!!!!!!!!!!!!
<Moderadora> somos assim como as tartarugas mas chegamos lá
<nomi> temos que chegar!! demora... mas chegaremos!!
<ASAP> Referes-te à integração de crianças com deficiencia. Que abordagens para os que são excluidos sem deficiencia?
<ASAP> Os curriculos alternativos são boas inteções, mas....
<Moderadora> esse é outro grande problema que parece ninguém querer falar dele.
<Moderadora> parece o título do ME 9º ano e agora?
<nomi> os CA... são uma solução bem intencionada , quando bem aplicados..
<Moderadora> os CA preocupam-me. há casos de alunos que não deveriam lá estar mas é mais fácil para a escola.
<f_delgado> não me parece que os CA se enquadrem num processo "mais fácil para a escola", antes pelo contrário. Mais fácil em que termos?
<nomi> o problema é esse.. Há uma inflação enorme de alunos , para CA...
<Moderadora> mais fácil porque os mandam para fora da sala de aula nas disciplinas académicas...
<ASAP> É facil chegar à conclusão de que todos os miudos precisam de ter Cas!
<nomi> Mas acho que se a escola tem condições para CA.. deve fazer um esforço... nesse sentido.. para melhorar a resposta a dar a estes alunos..
<nomi> e será que as disciplinas académicas serão assim tão importantes para eles ?
<Moderadora> a flexibilidade curricular está na berra e não só para NEE
<f_delgado> Se é verdade o que se diz, então fácil é concluir que os currículos ditos normais não se aplicam à nossa população escolar
<nomi> a uma grande parte.. se clhar , não!!!
<ASAP> Mas o que são os NEE???
<nomi> vou ter que sair.. tenho agora reunião... gostei deste bocadinho!!
<ASAP> Ora aí temos a conclusão dos politicos...
<Moderadora> = alunos que apresentam necessidades especiais de educação tenham ou não deficiência
<madmonke> Boa tarde Nomi , obrigado pela presença
<ASAP> boa tarde!
<nomi> obrigada eu.. por este debate...
<ASAP> Todos os alunos = NEEs
<ASAP> E isto que a Srª Moderadora quer dizer?
<Moderadora> brincalhão...
<ASAP> Estou a falar a sério!
<Moderadora> olá delgado como é que andam as tuas NEE's?
<madmonke> eheheh
<f_delgado> Olá, agora que se começa a falar num problema sério, viras-te para mim?!
<madmonke> ehehehe
<f_delgado> afinal, estamos quase a concluir que as NEE são uma alternativa aos curriculos...
<f_delgado> ou não é verdade?
<Moderadora> tub sabes o que é um curriculo? eu digo-te
<f_delgado> ora diz!
<madmonke> ora boa
<madmonke> mas sem estereotipos !!!
<f_delgado> vamos então a isto: o que se quer da escola e dos alunos para os integrar ou não nas NEE
<Moderadora> é um conjunto de experiências educativas planeadas e organizadas pekla escola e experiências pelos educandos sob a orientação directa DA escola.
<f_delgado> cujo objectivo é?
<ASAP> "EXPERIENCIAS"?????
<Moderadora> experiências vividas
<f_delgado> (a escola é o laboratório da vida)
<ASAP> Experiencias= Estudos? :-)
<Moderadora> grande frase gostei.
<f_delgado> mas afinal o objectivo é?
<f_delgado> o que se espera da escola e dos alunos para os integrar ou não nas NEE? quem responde?
* lac - levanta-se e aplaude
<Moderadora> o objectivo é uma escola que na comunidade tenha a capacidade  e assum a o compromisso de educar todas as crianças sejam quais forem as suas dificuldades ou diferenças
<f_delgado> E quem garante que a escola faz isso, que esse compromisso está a ser cumprido com o modelo dos curriculos ou dos CA ou das NEE ou etc.? O que é que os ex-alunos são depois da escola? A Escola tem prestado contas a quem? Dêem-me um exemplo de sucesso na vida adulta surgido à custa do modelo das NEE ou dos CA.
<GonzOCotA> voltei e gostei do q li até agora!
<GonzOCotA> falemos da comunidade sra. coorden!
<Moderadora> delgado convido-te a visitar a eb23 da gaf. da nazaré. temos e tivemos bons exemplos
<GonzOCotA> e se a escola prestasse contas à comunidade a quem eh que se dirigiria?
<Moderadora> aos alunos e pais
<f_delgado> o modelo do ensino profissional existe e existiu sem termos de chamar nomes aos alunos tais como NEE
<Profs_Seia> precisamnete..
<Moderadora> provocador
<f_delgado> simplesmente atento...
<Profs_Seia> claro..
<GonzOCotA> isto tá a amornecer!
<lac> sob pena de colocar alguma questão "fora de tempo" (não acompanhei a discussão de início), alguém poderia fazer o ponto da situação?
<Moderadora> achas que os centros de formação de professores estão atentos à problemática da deficiência? não me parece, porque eu tb ando atenta
<f_delgado> Parece existir um problema que não é das escolas nem dos professores, mas sim das organizações. Como se sabe no ensino profissional os compromissos com o emprego são diferentes dos que a escola assume.
<f_delgado> os centros de formação têm a preocupação das escolas e dos professores... isto poderá dizer tudo
<Moderadora> estamos a discutir a problemática da inclusão na escola regular. sabemos que a escola ainda não as respostas educativas ao nível das infraestruturas e ao nível dos recursos humanos mas este é outro problema
<lac> obrigado
<GonzOCotA> e entao quais os rumos?
<lac> e já houve alguma conclusão importante sobre a problemática da inclusão na escola regular?
<lac> isto é, toda a gente concorda? ou isso nem se discute?
<lac> pessoalmente, tenho dúvidas...
<GonzOCotA> digam lá os docentes o keke os pais deviam fazer?
<f_delgado> Nem sequer sei o que é inclusão. Ao que parece a inclusão é um conjunto de pequenas excusões...
<f_delgado> exclusões, bem entendido
<f_delgado> ou não é?
<lac> no plano da ética consigo perceber a razão de ser de uma escola inclusiva; na prática... não sei
*** Guest831 has joined #netdays99
<f_delgado> passar para a escola um problema que não se resolve no plano social, significa, tão só, responsabilizar uma classe profissional por uma culpa que não é dela...
<Moderadora> inclusão= empenhamento em estruturar o programa da escola em resposta à diversidade dos alunos que atende
<lac> o que eu penso é que a ideia de uma escola inclusiva está "presa" a valores que nem sempre se compreende muito bem o seu alcance prático
<lac> provavelmente concordo com o f_delgado
<lac> a escola foi "incluída" nesta problemática, mas a solução não sei se passa por aí
<lac> que vantagens há? quem as aponta? como se defende uma escola inclusiva?
<lac> pelos valores da "democracia"?!? será por isso?
<Moderadora> diz-me se temos uma sociedade inclusiva se a escola não o fôr?
<lac> não sei  se a escola está em condições de prestar bons serviços....
<lac> mesmo que defenda a inclusão, eticamente
<Moderadora> e a culpa é de quem?
<lac> e porque razão a escola tem de responder pelas "fragilidades" do sistema?
<lac> quek demonstra que este é o sistema melhor?
<lac> quem
<lac> a sociedade fica mais sociabilizada com estre sistema?
<Moderadora> conheces outro melhor?
<Moderadora> claro
<madmonke> ah entao usamos as coisas so porque nao ha melhor ??
<madmonke> ehehe
<f_delgado> Supondo duas oportunidades diferentes, a escola inclusiva pode garantir que alunos diferentes fiquem ambos excluidos dessas oportunidades. Supondo oportunidades iguais para alunos diferentes, quem ganhará a aportunidade?
<lac> mais, incluir pressupõe que antes se excluía... era isso que acontecia? foram esses os pressupostos deste sistema?
<Moderadora> era
<f_delgado> Não era
<lac> que estudos se fizeram para demonstrar que se excluía?
<lac> e que estudos se fizeram para avcançar para a "inclusão"?
<f_delgado> A diferença está em que conformavamos os indíviduos sem os levar à escola. Agora conformamos levando-os
<Moderadora> tens o exemplo das escolas de educação especial que o sistema ainda retém por não possuír as escolas inclusivas
<f_delgado> Mas estamos a falar em despesismo ou em humanismo?
<lac> no entanto, continuo sem saber se há, efectivamente, vantagens na inclusão
<Moderadora> pergunta ao ME
<Moderadora> eu não vejo desvantagens
<f_delgado> O ME não me paga para eu deixar de pensar, se bem que algumas medidas podem fazer crer que sim...
<Moderadora> inclusão
<lac> o que eu posso constatar é que foi atribuída à escola  mais uma função...
<f_delgado> que não teve resposta noutras sistemas sociais
<Moderadora> porque não...
<f_delgado> pois, eu já tinha questionado sobre o papel da escola. E se é educar, então educa do 7 aos 70. Agora incluir tudo no mesmo saco?(só por ser mais barato)
<Moderadora> no entanto antes de nos despedirmos deste belo "debate" não podemos daqui sair sem deixar um amensagem: estamos nisto porque acreditamos que a inclusão é o rumo certo para as nossas crianças, nem que para tal tenhamos que esperar mais tempo.
<Moderadora> até sempre
<lac> é mais barato e não foi perguntado a ninguém se era melhor...
<f_delgado> E, enquanto professor, se o fizer, tenho pelo menos a consciência disso, não existem aqui valores supra-sumo do humanismo e do respeito por isto e por aquilo...
<f_delgado> moderadora, este debate só cai ao anoitecer!
<lac> e que diz que meter todos juntos no mesmo ambiente, só por si, é incluir?
<GonzOCotA> delgado ja passou a caf'e!
<lac> há, isso sim, uma ideia clara de redução de despesas...
<Moderadora> pensas que eu trabalho num centro de formação
<f_delgado> Ora aí está, lac!
<lac> esta é a questão evidente
<lac> agora, saber se há benefícios...?!? duvido que tenham feito persquisas....
<f_delgado> pois aí está outra questão, moderadora.É mais fácil criar órgãos "sacerdotais" a pregar as "ditas verdades" do que por o povo a pensar. Mais uma vez é mais barato.
<lac> que pode uma escola inclusiva oferecer para democratizar o sistema, que não possa ser feito fora dela?
<f_delgado> quase pouco para não dizer menos...
<lac> pois...
<lac> e agora ficamos a falar sozinhos...
<f_delgado> pronto, sem moderadora temos que ir embora
<f_delgado> afinal, em quase tudo é assim. Quando se põe o dedo na ferida...
<lac> agora não temos quem defenda o sistema... e isso também faz falta...
<f_delgado> Este país está cheio de gente a legislar
<lac> e sempre com a melhor das intenções, aposto
<f_delgado> discutir? discutimos uns com os outros num sistema democrático em que falamos falamos falamos... e ninguém nos ouve quando a coisa aperta. mas legislam - bem feita!
<f_delgado> Eu sei moderadora, que ainda está a espreitar no computador ou lado!
<lac> ninguém demonstra é que sejam para melhorar... o sistema, ao nível da socialização plena e da cidaddania
<f_delgado> Estamos outra vez a falar os dois (ou está mais alguém?)
<lac> bom, f_delgado, teremos de continuar esta discussão nalgum forum...
<lac> porque ninguém nos quer ouvir...
<f_delgado> pois, agora vamos aquecer os pés, que por aqui está frio...
<f_delgado> até depois a todos (OUVIRAM!)
<lac> eu ouvi.... (muito baixinho....)
<f_delgado> vamos lá então (somos os animadores de serviço ao que parece!)