Redes Telemáticas e a Formação de Professores a Distância - registo da sessão


<cfaeca> Estou a gostar de termos uma conversa a cores - cada linha sua cor - é  lindo. O Gonzo parece um jardim florido
<MariaJesus> Ola Fernando Delgado
<cfaeca> Olá Maria de Jesus
<MariaJesus> estou a ver como é
<cfaeca> como é o quê?
<MariaJesus> estas coisas :))
<Arouka> ola malta
<cfaeca> olá
<Arouka> que coisas?
<madmonke> ola Arouca
<Arouka> Viva
<Arouka> Já acabei a entrevista
<cfaeca> que coisas, Maria?
<Arouka> Podem ver um apontamento
<Arouka> sobre o ND99
<Arouka> na RTP2
<MariaJesus> As comunicações :))
<Arouka> no programa 20001
<cfaeca> em que século?
<Arouka> da RTP2 - 19h
<madmonke> 2001
<madmonke> ??
<Arouka> sim
<Arouka> De sábado a 8 dias
<madmonke> ehehehe
<Arouka> tenho que ir para a outra sala apoiar uma turma que vai para o debate
<Arouka> sobre o tabagismo
<madmonke> e nao vais participar no debate ??
<madmonke> ehehee
<Arouka> lamentavelmente tenho que sair deste
<Arouka>  pois estão-me a requisitar para a sala dos alunos
<Arouka> logo que possa regressarei
<cfaeca> Bot mais gente no canal!
<madmonke> tb queria
<cfaeca> o quê?
<Arouka> vou da lugar a outra colega
<cfaeca> Maria, dizei qualquer coisa, senhora!
<cfaeca> Jesus. maria Maria MARIA
*** madmonke changes topic to "Redes Telemáticas e a Formação de Professores a Distância"
<Arouka> tenho muito que fazer. não posso continuar
<MariaJesus> ainda estou a olhar para isto!!!!!
<madmonke> boa :))
<madmonke> escreveste uma frase :))
<madmonke> isso merece uma comemoração
<madmonke> ahahah
<cfaeca> fantástico, mike
<madmonke> eheheh
<cfaeca> boa tarde
<cfaeca> Se não houver participantes, de que vamos falar? NEM PARA JOGAR SUECA!
<MariaJesus> então? não te fazem perguntas sobre o teu tema? assim é fácil
<cfaeca> Ok
<cfaeca> vamos então começar
<gggggggg> olá boa tarde!
<_Mag> alguém me pode dizer se há sessão ou não?
<madmonke> claro
<madmonke> o Delgado esta com problemas na rede mas ja aqui esteve
<_Mag> como está tudo tão calado..
<_Mag> ok..
<cfaeca> E depois de ter caído...
<cfaeca> levantei-me!
<cfaeca> verifico que somos o bastante para concluir muito e discutir pouco
<cfaeca> _Mag, quem é?
<madmonke> ainda bem
<madmonke> bem vindo
<madmonke> o mag é o lider de Seia
<madmonke> eb23 de seia
<cfaeca> muito obrigado, host. a minha vénia!
<cfaeca> Olá magalh
<madmonke> sempre ao dispor
<cfaeca> ães!
<cfaeca> estou a gaguejar, por tantas interpelações!
<madmonke> pois é
<madmonke> :)
<cfaeca> dos cabos, que me cortam a rede, não de vós meus capitães!
<madmonke> :)
<cfaeca> Então a conversa em IRC rende ou não mais do que nas sessões presenciais
<_Mag> voltei..
<_Mag> desculpem lá..
<cfaeca> Caros companheiros, perguntava: Então a conversa em IRC rende ou não mais do que nas sessões presenciais?
<madmonke> depende
<_Mag> talvez sim, talvez não..
<_Mag> mas neste caso tem a grande vantagem de cobrir um grande leque de professores
<madmonke> eu acho qeu tem pelo menos a vantagem de diminuir distancias
<ESJE_dani> bOAS
<cfaeca> também. Mas no que concerne às ideias haverá alguma desvantagem que não exista nas presenciais?
<cfaeca> Isto é: o debate e o aprofundamento de ideias será mais fácil nas presenciais?
<_Mag> não creio ..
<cfaeca> O os outros?
<_Mag> até pode ter a vantagem de muitos responderem sem terem o receio de outros irem a dizer o mesmo ..
<cfaeca> (não me digam que só respondiam se fosse em presença - os restantes presentes!)
<_Mag> assim todos duma forma geral vão participando
<cfaeca> ora é disso mesmo que estou à espera!
<_Mag> creio que não m efiz entender bem..
<cfaeca> (estou a "provocar" os outros presentes, _mag. percebi muito bem!)
<MariaJesus> delgado só não te pergunto algo sobre o tema pois como sabes sou uma ignorant nestes assuntos.Só vim ver se amanhã me safo ou não.
<_Mag> ok, cfaeca
<ajlopes> O IRC nao e muito adequado para o ensino a distancia
<cfaeca> Pergunto novamente: Relativamente ao debate e exposição de ideias o IRC tem ou não vantagens comparativamente às sessões presenciais.(Olá aos que chegaram)*** Guest286 has joined #netdays99
<Dolly> ÕLA
<_Mag> pq ajlopes?
<cfaeca> lopes, formação e ensino podem não ter a mesma abrangência
<cfaeca> Como se sabe, a formação de professores não é propriamente o ensino de...
<madmonke> é mais o que  entao ??
<_Mag> reebot só vieste fazer disparates.. :((
<ajlopes> Ok. E assim
<madmonke> nada disso
<madmonke> quem nao pertence a este debate sai
<_Mag> até aí tudo bem..
<madmonke> :)
<madmonke> pronto
<madmonke> estamos entendidos
<ajlopes> O IRC começa logo por quebrar uma das regras do ED: a independencia do aluno no tempo
<madmonke> nao percebo esa
<madmonke> essa
<_Mag> tb nem eu..
<cfaeca> Isso é o ED. E este modelo pode ser o FD!
<ajlopes> Como meio sincrono requer que o formador eos professores estejam similtaneamte ligados para poderem desenvolver as sessoes
<ajlopes> professores=alunos
<Mega_Deth> posso entrar no assunto
<madmonke> :)
<cfaeca> Deve
<cfaeca> entrar no assunto
<Mega_Deth> o que se passa
<Mega_Deth> sim
<cfaeca> Não sabe qual é o assunto?
<madmonke> :)
<cfaeca> P(oi)s.
<cfaeca> defender ou não o IRC comparativamente à oralidade das sessões presenciais.
<_Mag> ok..
<cfaeca> ajlopes, não defende.
<cfaeca> No seu entender a dependência criada desvirtua o modelo à distância. Não é?
<madmonke> nao
<madmonke> eu nao concordo nada
<ajlopes> Desculpem mas eu fui chutado fora da sala
<madmonke> a formação á distancia
<cfaeca> seia, aveiro, esmoriz, murtosa
<madmonke> permite colmatar problemas ligados ás relações humanas
<cfaeca> quem? Eu?
<madmonke> nao
<madmonke> a formaçao a distancia
<cfaeca> mas a formação deve ser considerada ensino?
<madmonke> ??
<_Mag> n vejo pq não..
<madmonke> entao o que é ensino
<madmonke> ???
<madmonke> formar é ensinar
<_Mag> mesmo..
<ajlopes> Inconvenientes do IRC: vejam como se esta a desnrolar o debate
<cfaeca> formar é ensinar, verdade. O que interessa discutir é se o processo de formação de professores deve utilizar o modelo de ensino à distância, ou seja, se a discussão deve ser feita em diferido ou se também deve ter espaço para a espontaneidade
<Saraiva> a sessão vai começar?
<madmonke> eu acho que a espontaneidade é melhor á distancia
<cfaeca> lopes, e quantos séculos forma precisos para criar regras numa situação presencial?
<_Mag> eu tb acho
<Saraiva> pode ser...
<cfaeca> Este debate desenrola-se, cosoante o compromisso que cada um tem ou quer ter nele
<cfaeca> Não podemos concluir mais do que isso
<cfaeca> e não vem mal ao mundo
<cfaeca> quer ver um exemplo?
<cfaeca> Vamos falar todos a sério
<_Mag> :))
<cfaeca> vamos?
<_Mag> ok..
<ajlopes> O IRC proporciona-se a situaçoes de muita indisciplina por parte dos formandos
<ajlopes> O papel do moderador e fundamental
<lac> acho que sim
<cfaeca> Na verdade é ou não necessário discutir espontaneamente alguns assuntos, independentemente de, posteriormente, eles poderem ser reflectidos de forma mais ponderada
<madmonke> isso mesmo
<lac> aliás, neste caso nota-se a sua ausência...
<madmonke> as pessoas libertam-se
<madmonke> isso é bom para a criatividade
<cfaeca> Nas sessões presenciais as discussões são baseadas em quê?
<lac> retomemos a questão do moderador
<madmonke> eheheh
<lac> é ou não necessário?
<ajlopes> Mas atençao que eu nao sou contra o IRC
<_Mag> eu sabia ajlopes..
<lac> o ajlopes tinha dito que o moderador é essencial
<lac> eu também acho!!!!
<lac> pode comunicar-se (qualquer que seja o meio) sem que haja quem modere a conversa?
<cfaeca> pois, lopes, mas convém (boa lac!) saber é se na formação de professores não só é necessário o IRC como essencial
<cfaeca> (atenção que atendo público e telefonemas enquanto estou a moderar - vantagem ou inconveniente?)
<lac> o IRC pode ser visto como um meio de formação, mas não como O MEIO
<lac> não pode admitir-se como o único, já que existem mais
<cfaeca> Uma das vantagens da formação de professores (sim ou não) é a partilha de experiências. Entendem que existe melhor forma que fazê-lo na base da espontaneidade. Será que o forum tem o mesmo potencial?
<madmonke> exactamente
<lac> na formação de professores devem ser utilizadas diversas ferramentas
<madmonke> muitas
<madmonke> :)
<lac> o IRC é APENAS uma...
<Penalva1> Aqui PEnalva líder. Boas
<cfaeca> Não se está a defender isso, lac. O que se está a tentar é comparar entre dois modelos em directo (presencial e á distância) se este último tem desvantagens
<Penalva1> Estoun a tentar participar com alunos no Sem fumo
<madmonke> exactamente , mas que permite que as pessoas se deslumbrem e soltem a imaginação
<Penalva1> Mas vou também tentar acompanhar este debate...
<Guest374> Olá a todos . Posso saber qual o assunto que estão a tratar????
<lac> ah bom..
<cfaeca> O que se está a tentar é comparar entre dois modelos em directo (presencial e á distância) se este último tem desvantagens
<lac> já percebi
<lac> e já lá irei
<madmonke> ok
<cfaeca> A ideia é verificarmos que se for verdade o directo, todo o resto se constitui como mais valia. Nem tudo mas boa parte
<madmonke> concordo
<Penalva1> Boa Tarde!
<cfaeca> No entanto, convém discutir os termos em que o IRC se afirma na formação à distância para professores
<Penalva1> Somos alunos de Penalva do Castelo!
<Guest488> SAPO
<Penalva1> Estamos a chegar agora.
<Penalva1> Estivemos até agora a ter I.T.I., de que gostamos muito... por acaso é o Prof. que está a escrever isto
<kalani> Olá...
<cfaeca> caríssimos alunos acertaram no canal ao lado. Vivam sem fumo no vosso canal. Desculpem lá
<Guest488> Aqui é a Prof.
<lac> Como não vejo (aqui) muitas opiniões sobre esta questão, pode ficar-se com a ideia de que a formação à distância é um modelo válido. Pois quem cala ... consente!
<Guest488> Ao lado ondwe?
<cfaeca> Essa verdade valida-se também nas sessões presenciais.
<lac> isso é...
<lac> mas digam-me ao menos uma vantagem desta sobre aquela
<cfaeca> E quanto à oportunidade de expressão: O IRC dá mais ou menos que nas sessões presenciais (oportunidade)
<lac> pelo que se vê, o que o IRC permite é maior "confusão"...
<cfaeca> Vantagem: Conceito abrangente de Democracia - Democracia anárquica. Oportunidade para todos entrarem e sairem e falarem do que querem...!
<lac> agora a sala já está a ficar mais "composta"...
<madmonke> ehehe
<madmonke> isso é incompativel :)
<cfaeca> Como se sabe, o que se está a passar não é um exemplo, nem sequer é a regra (mas fazia-se uma acta bonita!)
<lac> os presentes, estão mesmo?!?
<lac> digam-no!!!
<lac> para ficarmos a saber...
<lac> o cfaeca e o lac estão
<cfaeca> De qualquer forma alguém poderá dizer que lhe é vedade a oportunidade de emitir opinião?
<madmonke> sim
<lac> o madmonke também...
<madmonke> obrigado LAc
<cfaeca> E se nos reapresentassemos?
<cfaeca> Cfaeca - Centro de Formação Aveiro
<lac> estás em grande actividade, pelo que se nota a tua presença....
<lac> quanto ao resto dos presentes, estou para saber...
<lac> vamos então discutir os dois, cfaeca
<madmonke> :)
<lac> o madmonke mantém a sala limpa...
<madmonke> a MAria esta a asssistir
<cfaeca> vamos lá
<madmonke> e interessada :))
<lac> já somos 4
<lac> coloca a questão
<cfaeca> Mantenho-a
<madmonke> isso
<lac> eu já me perdi...
<lac> relembra-a, por favor
<cfaeca> O IRC é necessário, essencial ou não faz falta
<cfaeca> ?
<lac> o IRC pode ser um meio importante
<lac> mas mantenh, também, que não é o único
<madmonke> eu concordo com o Lacerda
<cfaeca> O Conceito de formação de professores à distância passará sem ele?
<madmonke> nao creio
<lac> o IRC permite algumas actividades interessantes
<cfaeca> Se sim, em que casos?
<madmonke> nao creio , a nao ser que se criem condições nas redes para a videoconferencia
<madmonke> aí poderia ser substituido
<cfaeca> então! somos dois?
<lac> o IRC é um conceito de comunicação de que pode tirar partido. Permite alguma intervenção, mas quando não se domina é complicado
<madmonke> mas esse é um dos papeis do lider ??
<lac> isto é, é preciso que as regras de comunicação sejam implícitas ao meio em utilização
<cfaeca> as regras não são as mesmas?
<lac> o IRC funciona quando os intervenientes dominam o meio (tecnicamente), mas mais ainda quando conhecem os "tempos" de intervenção e oportunidade
<lac> é preciso interpretar bem o papel do comunicador com base neste meio
<madmonke> se nao os conhecem aqui , sera que os conhecem em outras ocasioes ??
<lac> isso é verdade...
<lac> mas aqui torna-se mais complicado
<cfaeca> Contudo, em situação presencial tem  inconveniências comparáveis
<lac> a discussão de um tema se é sistematicamente interrompido perde-se nos seus objectivos
<lac> quem modera não pode ser sistematicamente interpelado sobre questões que não lançou à discussão
<madmonke> exactamente
<madmonke> as regras tem que ser rigidas
<madmonke> mas
<madmonke> por outro lado extremamente latas
<lac> quem participa deve esperar a "oportunidade" para colocar as questões
<madmonke> :)
<cfaeca> E quando ninguém mais participa? (mudamos de assunto?)
<lac> e isso é uma regra implícita a este novo meio de comunicação e que as pessoas nem sempre Domimam...
<lac> era a este tipo de coisas que me referia à bocado
<lac> dominar as técincas... de comunicação
<madmonke> mas é a isso que eu me refiro quando falo do trabalho do lider
<NICO> Os miudos da minha escola estão a adorar participar no IRC
<MariaJesus> até agora continuo a achar que as dicussões em situação presencial são mais profundas
<madmonke> depende das pessoas Maria
<cfaeca> Aqui está um exemplo (vejam pelo menos) de entrar no debate, dominá-lo, e criar disciplina.
<lac> diga porquê MariaJesus
<NICO> Estou com eles na outra sala e estão todos entusiasmados
<cfaeca> Frases curtas
<madmonke> ha pessoas que nao tem coragem para º2falar em publico"
<cfaeca> questões dirigidas
<lac> esta é uma vantagem do IRC
<cfaeca> tal qual nas sessões presenciais
<cfaeca> com uma vantagem
<cfaeca> fica tudo escrito
<cfaeca> tudo pode ser revisto
<cfaeca> podemos estar na lua
<cfaeca> voltar acima, rever e reentrar
<cfaeca> e nas sessões presenciais nem isso se consegue facilmente
<lac> se quisermos, podemos adiantar  algumas das vantagens. Até agora 3: à vontade e fica tudo registado e pode fazer revisão...
<madmonke> exacto
<lac> mas haverá mais...
<madmonke> e tem mais outra
<lac> a eliminação da distância não será outra?
<madmonke> isso emsmo
<madmonke> o facto das pessoas poderem participar de casa por exemplo
<madmonke> é um GRANDE
<madmonke> vantagem
<lac> esta é, de facto, uma vantagem óbvia...
<cfaeca> supondo formação à distância sem IRC? É essa a questão?
<madmonke> era essa a questao :)
<lac> formar professores nesta base de comunicação à distância o IRC é um meio, apenas
<lac> já foi colocada (de viés) a questão de outros mneios de comunicação. Podemos discuti-los
<ajlopes> Eu dava um doce a quem conseguisse dar um curso de ED utilizando so o IRC, mesmo com essas vantagens todas que voces estao a apontar.
<madmonke> ED??
<ajlopes> Ensino a Distancia
<cfaeca> Não estavamos nesse pressuposto, recordo
<lac> ajlopes, diga, então as desvantegens...
<cfaeca> interessa comparar a situação presencial da não presencial e "ver quem ganha" no directo
<lac> não deixemos escapar a questão colocada: IRC sim, ou não, na comunicação À distância. IRC, o único meio?
<cfaeca> obviamente que os outros instrumentos (Forum, Catálogo, etc) não têm estado a ser comparados
<cfaeca> Podemos continuar por aí.
<lac> para mim, o IRC é, já o disse antes, apenas UM meio, mas não O meio!
<ajlopes> concordo lac
<lac> a formação de professores à distância pode envolver muitos outros procedimentos e meios de comunicação
<cfaeca> Existe alguma situação (em formação presencial) comparável ao Forum de discussão (também eu!)?
<cfaeca> o lema é comparar com a presencial
<lac> o FORUM é outro meio, talvez com vantagens sobre o IRC, se se quiser colocar assim a questão e poderemos ver porquê
<lac> a cminicação é (pode ser) mais reflectida
<madmonke> mas nao tem a ver
<cfaeca> Surge como um complemento do IRC ou surge sem ele?
<lac> as intervenções não estão dependentes de questões colocadas à rapidez do teclado....
<madmonke> é uma coisa diferente
<ajlopes> E um meio assincrono: as pessoas ficam libertas de restrições temporais
<lac> de acordo com o moelo de formação actual, o FORUM pode, no entanto, não dispensar o IRC
<madmonke> entao nao podem comparar-se
<cfaeca> porquê?
<ajlopes> Sao complementares
<lac> é
<lac> podem é ser discutidas numa base académica
<madmonke> porqeu sao conceitos de comunicação diferentes
<cfaeca> E cada um por si comparativamente à formação presencial? (Forum e IRc)
<ajlopes> Voces pensem na seguinte situação: queriam frequentar um curso de ED numa Universidade americana
<lac> de qualquer modo, estamos todos (eu estou) a partir de um modelo de formação à distância que é o actual... e isso pde condicionar as nossas opiniões
<ajlopes> Pensam que o IRC iria ser viavel?
<cfaeca> Depende do que se trata
<ajlopes> Pensem nas diferenças horarias
<madmonke> e AJ ??
<madmonke> e depois ??
<ajlopes> Supoe que te marcam uma sessao para as 5 da manha
<cfaeca> É como ver uma final em Tóquio, mas tem espectadores...
<ajlopes> La ainda sao 22 horas, por exemplo
<lac> isso não invalida o IRC...
<madmonke> e depois ??
<cfaeca> o tema é que interessa
<madmonke> acordas em casa  ligas o computador e fazes o curso
<lac> discutimos as suas potencialidades como meio na formação à distância
<ajlopes> E uma desvantagem obvia doIRC relativamente aos meios assincronos
<cfaeca> e na formação de professores - a que temos - não são cadeiras de universidades
<lac> e não os imponderáveis da globalização....
<cfaeca> nem é essa a visão da formação de professores
<cfaeca> o que estamos a tratar é de formção contínua
<cfaeca> e, nesta perspectiva, comparar um modelo presencial do não presencial
<cfaeca> ver vantagens
<cfaeca> também desvantagens
<cfaeca> Verificar o que se constitui como mais valia de uma sobre a outra
<lac> vantagens já apontámos 4: desinibe; anula as distâncias, permite o registo imediato e a revisão das intervenções
<cfaeca> O IRC, não perde (conclui-se); o Forum constitui-se como mais valia
<cfaeca> haverá comparação entre o trabalho que se desenvolve nas presenciais e o porduto do FORUM?
<madmonke> nao
<lac> O Forum tem outras regras de funcionamento.
<madmonke> :)
<cfaeca> Sendo complementar ao IRC, existe presencialmente alguma actividade que consolide as discussões em directo?
<lac> aí o forum pode e deve servir como complemento!
<cfaeca> Em termos de concluir/aprofundar assuntos que tipo de actividade se faz nas sessões presenciais?
<ajlopes> Para compararmos o presencial com o ED temos que pensar na tipologia das acções
<madmonke> ha acções que nao poderão ser feitas á distancia ??
<cfaeca> Ou é trabalho final ou não se faz - na formação à distância o FORUM é um passo intermédio
<lena> Encontro-me na Escola EB, 2,3/S de Penalva. Tenho muito prazer de acompanhar o debate
<lac> havendo regras bem definidas na comunicação em IRC pode, eventualmente, chegar-se a uma comunicação "profunda" e reflectida...
<lac> é preciso criar, no entanto, uma CULTURA de comunicação em IRC
<lac> e essa nem sempre existe
<ajlopes> Suponham acções que requerem trabalho de laboratorio. Sera possivel disponibiliza-las a distancia?
<madmonke> eu tb defendo isso
<lac> claro que sim!
<cfaeca> (Roma e Pavia...) é evidente que falamos de um modelo que melhorará - discutimo-lo neste pressuposto
<ajlopes> como?
<lena> Sim, seria óptimo poder aprender em casa
<cfaeca> só formação que exija contacto humano é que não é possível. Não acrdita, lopes?
<lac> descrevendo, por exemplo, os procedimentos e indicando os resultados
<lena> Qual é a ética dessa cultura, que caracteríticas reveste?
<lac> ou sugerindo alterações... etc
<lac> a lena coloca questões que me interssam
<cfaeca> (visualizando, filmando, fotografando, descrevendo, etc...) Tudo é possível, ou não?
<lac> que CULTURa é esta da comunicação?!?
<cfaeca> Eactamente as mesmas de todas as relações humanas no que concerne à comunicação.
<cfaeca> Não se nos colocam problemas diferentes à comunicação entre etnias, credos, etc
<lena> Muito bem
<lac> mas a "novidade" do meio em curso pode ser uma condicionante....
<cfaeca> o problema das regras é exactamente o mesmo. cultura pelo hábito de aprender a praticar.*** hot has joined #netdays99
<cfaeca> Não saber teclar será um problema de analfabetismo funcional...
<lac> quem participa em CHATs "universais" pode constatar isso facilmente
<lena> Por minha parte estarei aberta a um tipo de relação a todos os níveis construtiva
<lac> em grande parte das situações a CULTURA e ÉTICA da comunicação são dois conceitos praticamente abolidos...
<cfaeca> em IRC?
<lac> em CHATs "universais"
<lac> era essa a questão
<Ruben> olá pessoal de que é que se fala?
<lena> Se aprender é vivência de situações, compreendê-las ao mesmo tempo que resolve situações, julgo altamente útil
<cfaeca> as guerras da nossa civilização deram-se à custa (ou falta) de quE^?
<lac> agora, o contexto da formação contínua tem outros contornos... mas onde também é preciso formar uma cultura comunicativa.
<lac> se, de acordo com a minha tese, existir essa cultura comunicativa, então o IRC pode ser um meio de comunicação reflectida e "profunda"
<lac> era aqui que eu queria chegar!!!!
<lac> defendo o IRC, sim senhor, com pressupostos...
<lac> e agora fiquei a falar sozinho....
<lena> Por ex. seria bom ver sempre pela positiva para nunca se chegar a situações de guerra no sentido lato
<lac> e agora, vamos ao FORUM?!?
<lena> Porque o homem é uma estrutura de relação
<cfaeca> Vamos deixar esta noção de homem para discutir no FORUM e veremos o que é mais produtivo, o IRC ou o FORUM ou...!
<lac> para mim, e tendo em atenção os pressupostos que defendi, o IRC pode ser muito produtivo
<lac> enquanto meio de discussão alargado e simultâneo
<lena> depende do que for discutido no FORUM
<Ruben> o irc é uma estrutura demasiado impessoal e imediata
<lac> o FORUM requer outro tipo de condicionantes que importaria também discutir
<lena> quais?
<Maria> Queres falar comigo?
<lena> Sobre o quê?
<Ruben> os servidores estão saturados com utilizadores banais
<cfaeca> Então, relativamente ao Forum, poderemos concluir que, sendo um meio complementar ao IRC, contitui-se como uma fase conclusiva para a discussão?
<lac> no contexto da formação contínua (é disso que falamos!) pressupõe que as questões sejam pertinentes, por exemplo
<lena> quem sabe!
<cfaeca> Ruben, banalidade não está só nos servidores. E este mundo?
<lac> e é, sem dúvida, um cmeio de comunicação relativo a uma fase complementar
<lac> pode, de facto, servir para uma análise posterior de temas colocados em "presença"
<cfaeca> Na formação presencial existe essa cultura (de complementaridade)?
<lac> pode servir para a apresentação de pontos de vista que requerem uma mair elaboração de fundamentos
<Jorge> Queres falar comigo?
<cfaeca> comparativamente à formação presencial....
<lena> há quem diga que já sabe tudo...
<lac> não sei se compreendi bem a questão cfaeca
<cfaeca> forum, como actividade que existe ou não, na formação presencial
<lac> o FORUM pode existir em vários momentos da comunicação. No entanto, penso que a sua verdadeira função será fora do quadro presencial.
<Ruben> os web masters têm que ser duros na questão dos utilizadores indesejáveis
<cfaeca> falo de presencial não irc
<lena> Partilha de situações seria útil...
<lac> não se exclui, como é evidente a sua utilização em sessão "presencial", mas onde ele permite maior  funcionalidade será  num momento posterior
<lac> o FORUM é um ambiente de reflexão conjunta. E, como a palavra reflexão implica, esta requer um tempo de maturação das ideias a colocar a debate
<Ruben> as relações de presença geram questões pessoais de relacionamento que aqui nos são felizmente alheias
<cfaeca> não é verdade, ruben, as questões pessoais também se evidenciam por este meio. Onde existem pessoas exitem esssas relações. Assumem é outra forma
<Ruben> o facto de não visionarmos as expressões dos nossos interlocutores pode ser demasiado confortável
<lac> Para voltarmos ao "ponto quente", e como ponto da situação, diríamos que a utilização do FORUM no modelo actual da formação contínua é um meio que se assume como complementar ao IRC ? É isso?
<cfaeca> (estive ao telefone, mas vamos lá)
<cfaeca> Não só isso. E que não tem termos comparáveis no contexto da formação presencial.
<lena> A situação actual não é apenas uma experiência de aprendizagem com as teclas?
<lac> longe disso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
<cfaeca> claro que não
<lac> mas, muito longe, mesmo!
<lac> esse nível é o correspondente à aprendizagem das primeiras palavras pelo bébé, se assimposso dizer....
<lena> só se for porque este sistema de comunicação é mesmo novo para nós...
<Ruben> não tenho experiência como utilizador de FORUM mas creio que a aprendisagem é favorecida pela interactividade do processo
<lena> estou a falar das teclas
<cfaeca> o caminho dessa aprendizagem é uma obrigação nos adultos, em particular dos professores, não carece de oferta para ... mas sim de origação de...
<lena> aprendizagem
<cfaeca> das teclas
<lac> lena, esse pressuposto não é sequer considerado neste modelo de formação. À partida, supõe-se que todos "falam" a mesma linguagem
<madmonke> papel do lider ??
<lac> ou isso!
<cfaeca> fundamental
<lena> os professores não podem perder tempo!
<lac> com o quÊ?!?
<cfaeca> Ninguém o pode.
<madmonke> quem pode ??
<lena> digo, estragá-lo
<lac> "estragar" o tempo?
<cfaeca> O problema é que esse conceito implica perder não o tempo mas a própria socialização e conceito de cidadania
<lena> depende...
<lac> ou assumir a exclusão!
<cfaeca> Na prática o perder é tão só um investimento que não quer ganhar
<madmonke> :)
<lena> o recreio também pode ser útil...
<cfaeca> Não basta dizer a uma família de analfabetos que o filho tem de ir para a escola.
<lac> pode e é!!!!
<lac> o recreio é fundamental!
<lena> é preciso dizer-lhe o porquê da ida para a escola...
<lac> mas ninguém passa a vida apenas no recreio!
<cfaeca> porque o tempo deles é o mesmo que o nosso
<cfaeca> além disso, fica uma ética profissional do faz o que digo...
<lena> não estou entendendo
<cfaeca> o perder tempo
<cfaeca> essa máxima aplica-se nos precisos termos a quem não sabe e não quer aprender a teclar
<cfaeca> o reconhecimento da alfabetização como perda de tempo assenta nos mesmos pressupostos
<lena> já aprendi há muito a digitalizar o texto
<cfaeca> e quem falou em perder tempo?
<cfaeca> acerca de quê?
<lac> a questão da formação (em sentido lato) não pode ser vista como uma perda de tempo
<lac> é um enriquecimento, qualquer que seja o quandrante em que se inserem os conteúdos dessa formação
<lac> e, por razões óbvias, é um processo inevitável ao professor
<cfaeca> a todos os cidadãos
<madmonke> a todos nos sim
<cfaeca> dentro dos seus contextos
<lena> por isso é que se está promovendo tanto a formação à distância
<lac> por isso, aprender a falar, comer, andar, reflectir, etc. é um processo, em última análise, de socialização
<lac> não só por isso, mas porque é mais um meio
<cfaeca> ok. vamos então terminar?
<lac> e, como tal, não deve ser "desperdiçado"
<Ruben> terminem lá...
<lac> como queira, cfaeca....
<lena> sim, acho melhor
<lac> mas eu estava aqui para "dar e durar".....
<cfaeca> teminemos:  querem concluir alguma coisa?
<GonzOCotA> foi com muito prazer que assisti à vossa escrita, BEM HAJAM!
<madmonke> o Irc é um meuio válido na formação á distancia
<madmonke> nao é o único
<lena> está quase chegando o autocarro...
<cfaeca> assume-se como promissor comparativamente às discussões presenciais
<GonzOCotA> depressa depressa depressa
<lac> apenas que IRC e FORUM são dois meios específicos de formação e adequados cada um ao seu modelo
<lena> Foi bom para aprender
<cfaeca> ainda bem
<lena> Obrigada pela oportunidade
<Ruben> eu posso acrescentar em jeito de conclusão que a comunicação presencial nunca será substituida pelos meios alternativos
<lena>  Desculpem, boa tarde!
<cfaeca> E o que substitui o telefone?
<GonzOCotA> boa tarde! lena
<madmonke> eu tambem vou !
<Ruben> o telemovel ; )
<lac> mas essa questão não estava sequer em causa
<cfaeca> ok, host - grava
<lac> então, até para a semana
<ajlopes> Desculpem nao ter podido participar na sessao mas foi-me completamente impossivel porque estamos a dar formaçao a professores
<cfaeca> até às próximas
<ajlopes> Ate um proximo debate
<lac> ou melhor, até para o próximo netd@ys
<cfaeca> lopes, teremos oportunidade de discutir o que ficou desta vez por..
<Ruben> mas já está tudo de saída?
<lac> isto é, agora só volto a usar o IRC no ano 2000
<ajlopes> Ok com muito gosto
<ajlopes> Estou aberto a iniciativas deste genero.
<cfaeca> porquÊ, lac? Muda-se a data no computador?
<lac> ehehe
<_Mag> obrigado a todos. Desculpem as minhas entradas e saídas de cena..