Correio electrónico (e-mail)
- PEGASUS MAIL -

Instalação do PEGASUS

1. executar o ficheiro de instalação (W2-253.EXE).

2. pressionar o botão SETUP.

 

 

3. depois da descompactação automática de ficheiros pressionar o botão CONTINUE INSTALLATION.

 

4. em seguida carregar sobre NO NETWARE SUPPORT.

 

5. no próximo passo tem que definir onde vai colocar o Pegasus no seu disco duro; pode aceitar a opção que o programa lhe dá (c:\pmail) ou escrever outro caminho na caixa reservada a esse fim; finalmente pressione o botão OK, ACCEPT THIS DIRECTORY.

 

6. seguidamente terá que optar por um dos dois dicionários que o Pegasus utiliza para correcção ortográfica: o inglês ou o americano; pressione então o botão que desejar.

 

7. neste passo apenas terá que confirmar as opções tomadas anteriormente, pressionando em seguida INSTALL PEGASUS MAIL; aguarde um pouco enquanto o Pegasus instala os ficheiros necessários.

 

8. terminou a instalação: pressione o botão EXIT.

  


Configuração do PEGASUS

1. Para começar a configuração do seu cliente de mail terá que carregar duas vezes sobre o ícone que o PEGASUS criou durante a instalação verificada atrás, ou seja, o primeiro que aparece na imagem seguinte.

 

2. Irá aparecer então uma janela em que terá que definir que tipo de utilização pretende para o PEGASUS;
uma vez que é suposto que este seja utilizado por vários utilizadores, vamos seleccionar a opção do meio
das três apresentadas, na qual se declara que vários utilizadores podem usar o PEGASUS no mesmo computador.

  

3. no passo seguinte apenas terá que confirmar pressionando o botão OK.
 

 

4. chegou agora o momento em que terá que adicionar o primeiro utilizador do PEGASUS, que terá também as funções de administrador, ou seja, que tem a possibilidade de adicionar ou remover outros utilizadores; carregue então sobre o botão ADD.

 

5. terá então que preencher as caixas em branco com os seus dados pessoais, como demonstrado na imagem seguinte; não esquecer de activar a caixinha localizada atrás da opção ADMINISTRATOR PRIVILEGES; finalmente pressione o botão OK.

 

6. surgirá a caixa seguinte, onde já aparecerá o primeiro utilizador registado no PEGASUS, com funções de administrador (confirmadas pelo asterisco atrás do nome); carregue então sobre o botão CLOSE.

 

7. surgirá a seguinte caixa, em que terá que escrever o seu USERNAME, aquele que atrás definiu, e pressionar o botão OK.

 

8. volte a confirmar com OK na caixa seguinte.

9. aparecerá então a caixa apresentada abaixo, em que terá que pressionar o botão YES.

 

10. nesta altura surgirá a caixa seguinte, em que terá que preencher os campos POP3 HOST (www.prof2000.pt), USER NAME (com o seu login do TRENDS), PASSWORD (também a que usa no TRENDS) e SMTP HOST (www.prof2000.pt); termine carregando sobre o botão OK.
   

Utilização do PEGASUS

1. está agora pronto a utilizar o PEGASUS; na barra de ferramentas tem três botões que lhe permitem receber ou enviar mensagens; pressione o botão do meio para verificar se tem mensagens, o do lado esquerdo para enviar mensagens ou o do lado direito, para fazer as duas operações em simultâneo.

 

2. para ler uma mensagem tem que carregar duas vezes sobre a linha que mostra dados informativos sobre a mensagem.

 

3. aparecerá então o texto da mensagem, antecedido de indicações sobre quem a enviou, o assunto e a data de envio.

 

4. há várias operações que pode desencadear em relação à mensagem que está a ler; pode, por exemplo, responder à mensagem, pressionando o botão REPLY, endereçá-la a outro utilizador, pressionando o botão FORWARD, mudá-la para outra pasta, carregando sobre MOVE, apagá-la usando o botão DELETE ou imprimi-la, pressionando o botão PRINT; finalmente poderá verificar se a mensagem chegou com ficheiros a acompanhá-la carregando em ATTACHMENT.

 

5. para escrever uma mensagem para alguém carregue no primeiro botão da barra de ferramentas superior, aquele que tem uma caneta.
 
6. aparecerá a janela seguinte, em que terá que preencher os seguintes campos: TO, onde escreverá o endereço electrónico da pessoa a que quer enviar a mensagem, SUBJ, onde descreverá sucintamente o assunto da mensagem e CC, onde poderá incluir outros endereços de pessoas que também devam receber a mesma mensagem; o corpo da mensagem será escrito na área em branco que aparece na parte inferior da janela; para enviar esta mensagem terá que carregar no botão SEND, pressionando depois o ícone de envio da mensagem (ver ponto 1).

 

7. se desejar enviar esta mensagem com um ficheiro a acompanhá-la terá que carregar no separador ATTACH na mesma janela de composição de mensagens; terá então que seleccionar o ficheiro que pretende enviar, procurando-o no seu disco, recorrendo para isso às caixas DRIVES e DIRECTORIES e finalmente localizando-o na caixa FILES; depois de seleccionado o ficheiro pressione o botão ADD, na parte inferior da janela; se já tiver escrito a mensagem anteriormente poderá carregar em SEND para a enviar; se não tiver escrito a mensagem pressione o separador EDIT para fazer a sua composição, carregando em SEND só no final dessa operação

   


Adicionar novos utilizadores

1. para permitir que outros utilizadores possam utilizar o mesmo cliente de correio electrónico temos que percorrer alguns passos; começe por ir ao menú ADDRESSES e escolher a opção USER MANAGEMENT.

 

2. aparecerá a seguinte janela, em que terá que pressionar o botão ADD.

 

3. na janela seguinte deverá escrever o USERNAME do novo utilizador e o seu nome próprio, pressionando depois o botão OK.

 

4. a partir deste ponto deverá seguir os passos apresentados anteriormente (ver pontos 7 a 10 do tópico Configuração do Pegasus).