Um outro processo que nos permite enviar ficheiros para a nossa área pessoal no servidor do TRENDS consiste na utilização da opção Publish que encontramos no editor de páginas HTML do Netscape.

Assim, depois de termos a página elaborada apenas temos que pressionar o botão Publish da barra de ferramentas. Aparecerá então a caixa seguinte.

Nesta caixa (que aparecerá originalmente com os espaços em branco) temos que prencher os campos referentes ao título da página (Page Title), ao nome do ficheiro (HTML Filename) e ao endereço do local para onde queremos enviar a página (neste caso será FTP://www.prof2000.pt).
Colocamos depois o nosso login no campo Username e a nossa password no campo Password. Não devemos colocar a cruzinha no local onde diz Save password, para que ninguém possa usar a nossa área de trabalho sem estar autorizado.

Percorridos estes passos apenas temos que pressionar o botão OK.


Algumas notas:

1. com esta facilidade do Netscape apenas podemos colocar ficheiros na nossa área pessoal do servidor TRENDS. Não podemos fazer o download de ficheiros do servidor para o nosso disco. Para modificar a página pessoal, por exemplo, podemos abrir essa página com o browser, editá-la (menú File/Edit Page), alterar o que pretendermos e usar então o botão Publish, conforme referido acima.
2. se a página a enviar tiver várias imagens mas não as pretendermos enviar de novo basta não as seleccionar na zona Other files to include.