Guia de Utilização da Área de Formação


A página inicial do servidor do Programa Prof2000 (figura 1) é a porta de entrada para a área onde se encontram todas as funcionalidades relativas às diversas acções de formação à distância promovidas no âmbito deste Programa.

figura 1 - página inicial do servidor Prof2000
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 Para ter acesso à área de formação, deverá pressionar localizado no menu.

Na página seguinte encontra a listagem dos diversos cursos disponíveis (figura 2) e uma tabela com a designação de cada acção de formação e o "Status" com um botão de acesso, indicativo da situação em que se encontram: Divulgação, Inscrições, Selecção de formandos, em Curso ou Concluída.

figura 2 - área de entrada nos vários cursos em funcionamento
Já dentro da área de cada curso, tem uma barra de botões do lado esquerdo da página (como na figura ao lado), que lhe permitem aceder a todas as funcionalidades previstas para as acções de formação.


Os menus estão organizados nas seguintes áreas de referência:

- áreas de informação e apoio: "avisos", "plano semanal" e "materiais" (para publicação de informações, tutoriais e manuais de apoio à formação).

- ferramentas de comunicação: "Fórum", "Sala de reuniões" e "Correio electrónico" - serviços que permitem a comunicação síncrona (=simultânea) e assíncrona (=diferida) entre formandos e formadores.

- trabalhos de formandos: menu para publicação de "trabalhos", que podem ser vistos numa listagem geral de todos os documentos publicados, ou organizados em portfolio/dossier - dinâmico e individual - dos trabalhos publicados por cada formando. 

- áreas de avaliação e gestão da formação. Um menu de "avaliação", para publicação de critérios de avaliação e inquéritos à formação e onde encontra, também, uma "Lista de tarefas" consideradas como elementos formais de avaliação.
No menu "Livro de ponto" encontra o registo de sumários e presenças, a "Lista da Turma e Fichas individuais" e um sistema "opcional" de marcação das presenças das sessões síncronas.

 - área de publicação de documentos: menu para transferir ficheiros para a área pessoal do formando e publicar trabalhos da formação.

As funcionalidades (e finalidades) de cada área visam proporcionar um ambiente de formação e comunicação a distância dinâmico, intuitivo, prático e próximo das referências do domínio comum dos destinatários.

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Na área de "avisos", o formador dispõe ainda de um serviço de comunicação formador > formando, que permite enviar mensagens personalizadas a cada formando. Estas mensagens/avisos são entregues simultaneamente na conta de email do formando e, obrigatoriamente, lidas na área da formação no 1º acesso posterior ao da publicação.

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Ao abrir a área "ferramentas de comunicação" encontra serviços associados a cada um dos menus documentados a seguir:

- Para comunicação assíncrona. (veja também a imagem a seguir)
Aí encontra mensagens enviadas pelos formandos inscritos no curso ou pelo formador. Essas mensagens podem ser lidas por todos os participantes no curso e qualquer um deles poderá responder. Para ler uma mensagem basta carregar no seu título.
Nota: se a conta de correio electrónico associada à ficha de inscrição do formando pertencer ao domínio prof2000 receberá, também, as mensagens do Fórum na conta pessoal de email. 


 

- Para comunicação síncrona (a imagem a seguir mostra a sala de reuniões #prof2000 na qual se encontram 2 utilizadores: o gestor do canal de comunicação, assinalado a cor,  e um formando).

Para enviar comentários e estabelecer a comunicação entre os presentes na sala de reuniões, basta escrever na zona inferior da janela de conversa e pressionar depois a tecla Enter. A sua frase passará então para a parte superior da janela, podendo assim ser vista por todos os outros. 

Se desejar enviar uma mensagem privada para um utilizador sem que os outros a vejam, pressione o nome desse utilizador (que ficará assinalo a vermelho) e escreva depois a mensagem seguindo o mesmo processo. Para voltar a escrever mensagens para todos os participantes, carregue de novo no utilizador realçado a vermelho (e a marca de selecção desaparecerá).

Nota importante: ao abrir a Sala de Reuniões, no menu "Ferramentas de comunicação", ser-lhe-á devolvida uma página (imagem em baixo) que permite, em opção, o acesso à Sala de Reuniões por 2 vias diferentes: 
1ª - utilizar o explorador de internet (browser) com opção java;
2ª - ou um cliente de IRC configurado para o servidor irc.prof2000.pt e o #canal de comunicação (Sala de reuniões do curso). 

Para utilizar um cliente do tipo mIRC siga as instruções indicadas na página. Se necessário, veja no guia como configurar um cliente de IRC: mirc Internet Relay Chat.
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- Integrado nas "ferramentas de comunicação", permite enviar e receber mensagens e ficheiros (do e para o formador e formandos, ou utilizadores em geral). Para aceder à conta pessoal de correio electrónico Prof2000 por Webmail clique sobre o botão. Indique depois o seu login e password.

Em alternativa, pode também aceder à sua conta de correio electrónico utilizando um cliente POP3, configurado como se indica no guia: "Como configurar um cliente POP3 para aceder ao mail do Prof2000"
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- Para publicar documentos, criar pastas e transferir ficheiros para o servidor siga os procedimentos, como indicado nas imagens seguintes:
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1 - Publicar documentos 


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2 - Criar pastas e enviar ficheiros para a sua área pessoal no servidor Prof2000:

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Para transferir ficheiros e pastas da formação para a sua área pessoal pode também utilizar um cliente de FTP configurado para aceder ao servidor Prof2000 (ftp.prof2000.pt). Obtenha um cliente de FTP na área de "Ajuda" e configure como se indica no guia: FTP Explorer
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Nota importante: ao enviar ficheiros para a sua área pessoal ou ao criar pastas, tenha em atenção que o nome dos ficheiros não deve ter espaços, cedilhas, acentos, sinais de pontuação. Veja os exemplos seguintes:

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Em qualquer altura poderá aceder a uma área para actualização de dados pessoais, sair do sistema ou, inversamente, autenticar-se para entrar no sistema, clicando em