Programa da Acção de Formação


REPENSAR O PORTUGUÊS:
PLANIFICAR, CONSCIENCIALIZAR, DIFERENCIAR
 

Formador: Aurora Celeste Silva
Duração: 50 Horas
Destinatários: Professores dos 8º Grupo A e 8º Grupo B das escolas TRENDS
Nº de Formandos: 16
Prazo de Inscrição: 22 a 30 de Setembro
 
 

Razões Justificativas da Acção:



Ao concluir o Círculo de Estudos Repensar o Português: a língua, os textos, os alunos, ficou a sensação de que havia necessidade de passar à prática as conclusões a que havíamos chegado.
Ensinar a escrever em língua materna, passar do pensamento à escrita, implica a consciencialização de processos, a qual passa pela disponibilização de materiais aos alunos. Assim, pretendemos elaborar materiais em HTML, que permitam aos alunos dirigir a sua aprendizagem, possibilitando a cada um trilhar o caminho que lhe parecer mais útil.
Por outro lado, tateamos caminhos ainda nunca antes experimentados, o que nos leva a desejar projectar actividades em conjunto, experimentá-las em sala de aula e, posteriormente, discutir os resultados para validar ou não a prática. Desta forma, os materiais acima mencionados serão utilizados em unidades didácticas planificadas pelo grupo, postas em prática por cada um, e avaliada a sua eficácia novamente em grupo.

  
 

Destinatários da Acção:



Professores de Português do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário das escolas TRENDS

 
 

Objectivos a Atingir:


 

Conteúdos da Acção:


Ao produzir os materiais auxiliares do ensino da escrita, abordar-se-ão conteúdos relacionados com o funcionamento da língua, com a estruturação do discurso, com a apropriação de modelos e técnicas específicos do texto escrito.
Desenvolver-se-ão estratégias de alargamento vocabular e de organização das ideias.
Planificar as unidades didácticas, envolverá a abordagem dos conteúdos de língua materna que as mesmas impliquem, desde leituras metódicas constantes nos Programas, passando por abordagens da oralidade.
 

 
Metodologia de Realização da Acção:



O formador disponibiliza os aspectos teóricos em base on-line de informação científica (texto de apoio, glossário, índice temático - html) e vai propor a formação de grupos de pesquisa para cada módulo temático.
Indivdualmente e/ou em grupo, os formandos executarão tarefas de descoberta partilha e troca de informação relativamente ao tema escolhido. O formador fará o acompanhamento destas tarefas dando os esclarecimentos necessários às dúvidas surgidas durante a realização do trabalho de pesquisa. Os resultados das pesquisas serão reunidos em bloco de estudo a distribuir de forma a possiblitar a Reflexão/discussão/debate orientado pelo formador. Os estudos serão a base de apresentações públicas on-line. Condições de Frequência da Acção:


1. Professores que participaram no Círculo de Estudos Repensar o Português: a língua, os textos, os alunos.

2. Professores do 8º Grupo A e 8º Grupo B do 3º Ciclo e Ensino secundário das escolas TRENDS.

3. Proximidade de mudança de escalão.
 
 
 

Regime de Avaliação dos Formandos:



Avaliação dos materiais produzidos "on-line", com vista à concretização de um arquivo de exercícios.

Avaliação da participação no debate "on-line" sobre as estratégias e materiais utilizados na prática pedagógica.

 
 
 

Calendarização da Acção: