Programa da Acção de Formação


CENÁRIOS DE UTILIZAÇÃO DA INTERNET NO CONTEXTO EDUCATIVO:
AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Entidade promotora: Centro de Formação de Professores José Pereira Tavares
Formadores: Maria José Miranda Loureiro e Maria de Fátima Flores
Duração: 50 Horas
Destinatários: Professores dos 2º e 3º Grupos do 2º Ciclo e dos 8º Grupo B e 9º Grupo do 3º Ciclo e Ensino Secundário

Razões Justificativas da Acção:



A Internet está a provocar uma verdadeira revolução no mundo em que vivemos e, consequentemente nas nossas escolas.
As nossas salas de aula deixam de estar limitadas por quatro paredes e o nosso trabalho não se pode limitar ao que se passa dentro dessas quatro paredes.
A Internet permite-nos "saltar" as barreiras do espaço e do tempo e estabelecer trocas interactivas com outras escolas e/ou com falantes nativos,permitindo aos nossos alunos usar a língua que estão a aprender em toda a sua dimensão comunicativa.
O professor torna-se cada vez mais um guia e um facilitador da aprendizagem e o aluno passa a gozar de maior autonomia na construção dos seus saberes.
A utilização da Internet nas aulas de Língua Estrangeira permite aos nossos alunos não só a aprendizagem directa e em situação comunicativa real da língua estrangeira,mas também uma melhor compreensão das diferenças e semelhanças culturais e do seu posicionamento individual e colectivo no mundo em que vive.

Objectivos a Atingir:


Conteúdos da Acção:

Utilização eficaz das novas ferramentas orientação na rede, escolha de endereços, formas de receber, guardar ou enviar informação, elaboração de documentos próprios, conhecimento de novas regras e códigos comunicativos.

Exemplos de utilização da informação disponível na Internet directamente relacionada com os conteúdos programáticos, designadamente, planificando uma unidade didáctica de acordo com o seguinte esquema:

Metodologia de Realização da Acção:


O formador disponibiliza os aspectos teóricos em base on-line de informação científica (texto de apoio, glossário, índice temático - html) e vai propor a formação de grupos de pesquisa para cada módulo temático.
Indivdualmente e/ou em grupo, os formandos executarão tarefas de descoberta partilha e troca de informação relativamente ao tema escolhido. O formador fará o acompanhamento destas tarefas dando aos formandos os esclarecimentos necessários às dúvidas surgidas durante a realização do trabalho de pesquisa. Os resultados das pesquisas serão reunidos em bloco de estudo a distribuir de forma a possiblitar a Reflexão/discussão/debate orientado pelo formador. Os estudos serão a base de apresentações públicas on-line. Professores do 2ºGrupo e 3º Grupo do 2º Ciclo do ensino básico e 8º Grupo B e 9º Grupo do 3º ciclo de ensino básico e ensino secundário

Regime de Avaliação dos Formandos:



Avaliação de trabalhos de pesquisa e reflexão construídos através da partilha de informação "on-line" com vista à concretização de uma biblioteca de informação.

Avaliação da participação no debate "on-line" sobre os módulos temáticos apresentados