Programa da Acção de Formação


LEITURA RECREATIVA
Programa da Acção de Formação


COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS MEDIA
Entidade promotora: Centro de Formação de Professores José Pereira Tavares
Formadores: Maria Manuela Remédios e Maria Cremilde Madaíl
Duração: 50 Horas
Destinatários: Professores de Língua Portuguesa dos 2º e 3º Ciclos das escolas TRENDS

Razões Justificativas da Acção:



As razões que presidem à leitura, espontânea ou não, são muitas!
Porém, fomentar o gosto e a necessidade de leitura implica a adopção de estratégias diversificadas e que possibilitem a cada leitor a construção de um percurso enquanto tal e uma crescente autonomia face ao conhecimento.
É, assim que se afigura pertinente interiorizar e levar à prática mecanismos inerentes à orientação e consequente desenvolvimento de um trabalho de leitura recreativa que, enquanto propiciador do acto de leitura e fomentador do gosto pela mesma, proporcione a pesquisa, a selecção e, inevitavelmente, a reflexão.
Ao concorrer para o despertar do prazer da leitura, dissipando a passividade na recepção do texto,remetendo e possibilitando uma diversificação de leituras sugeridas, directa ou indirectamente, pelo mesmo, valorizando a competência receptiva e projectiva do leitor e estimulando hábitos de pesquisa, é inevitável verificar que ao "navegar" na INTERNET se tem acesso a todo um conjunto de informação crescente e em constante actualização, reunido no mesmo"espaço", e que permite a construção do conhecimento de forma interactiva e não linear.
Ao partir da necessidade de criar expectativas, desejos e competências e de dar resposta a interesses identificados, afigura-se fundamental a aquisição e troca de ideias/saberes/informação. Há que pesquisar, que analisar, que seleccionar, que organizar, que partilhar, que disponibilizar...utilizando e rentabilizando, para tal, as novas tecnologias da informação!

Objectivos a Atingir:


Conteúdos da Acção:

Metodologia de Realização da Acção:

Regime de Avaliação dos Formandos:


Avaliação de trabalhos de pesquisa construídos através da partilha de informação "on-line" com vista à concretizaão de uma biblioteca de informação.
Avaliação da participação no debate "on-line" sobre os módulos temáticos apresentados