Programa da Acção de Formação


COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS MEDIA

Entidade promotora: Centro de Formação de Professores José Pereira Tavares
Formadores: José Manuel Caseiro e Manuel Arcêncio da Silva
Duração: 50 Horas
Destinatários: Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário

Razões Justificativas da Acção:



Os media ocupam um espaço importante no quotidiano de todos nós. A informação tornou-se omnipresente nas suas mais variadas formas. Aos media é hoje consagrado um poder quase absoluto, exercido sobre todas as actividades da vida humana. São conhecidas as ingerências dos media na política, economia, desporto, educação e sociedade em geral. Na educação a sua influência gerou , no dizer de Georges Friedman, 1966, uma escola paralela, configurada pelo conjunto de informações que os estudantes recebem fora da escola, via meios de comunicação social. Enquanto professores não podemos pois ficar indiferentes à compreensão do fenómeno dos media, desde a composição da informação à sua análise crítica, à evolução dos processos comunicativos, à sua globalização e democratização. Como resultado final espera-se que essa compreensão motive a utilização dos media como recurso didáctico e instrumento de apoio aos objectivos do processo educativo, bem como o ensino do uso da comunicação na educação escolar, numa dinâmica de medialfabetização.

Objectivos a Atingir:


Conteúdos da Acção:


I - Comunicação/Informação

II - História da Comunicação

III - Os Media- suas características

IV - O percurso da informação: da origem ao consumidor

V - O consumo crítico dos media

VI - Novas tecnologias da Comunicação: a Escola on-line

Metodologia de Realização da Acção:



O formador disponibiliza os conteúdos teórico-científicos (textos de apoio, referências, índices temáticos) em base on-line. Individualmente ou em grupo os formandos executarão tarefas de descoberta e troca de informação relativamente ao tema proposto. O formador fará o acompanhamento destas tarefas. O resultado das tarefas de pesquisa /reflexão serão disponibilizados para discussão conjunta moderada pelo formador.
De todas as sessões será guardado registo documental.