Tema: "A Escola na Sociedade da Informação"   
Moderado por: Prof. Dr.  Altamiro Machado - Universidade do Minho 

Vivemos momentos de grande inquietação resultantes de uma sociedade em profunda e rápida transformação. 
A escola, como tantas outras instituições sociais tem tido dificuldade em adaptar-se a estas mudanças, restando-lhe apenas duas alternativas: esconder a cabeça na areia fingindo que os problemas nao existem ou tentar, por diversas vias, mudar deixando de impartir um ensino uniforme e uniformizante; aumentando a relevância daquilo que ensina através de uma maior ligação à sociedade onde está inserida e fazendo um esforço para obter ganhos significativos de produtividade. 
Contudo, aumentos significativos da produtividade só poderao ser alcançados, por um lado, através de um investimento maciço de capital por posto de trabalho em termos de tecnologias da informação e das comunicações (computadores, com integração da voz, do texto dos dados e do vídeo e com amplo recurso a redes internas e externas de telecomunicações) e, por outro, através de uma nova concepção do saber; duma nova pedagogia e duma nova concepção da organização da escola. 
Estas mudanças implicarao transformações profundas da escola herdada da Revolução Industrial, localizada espacialmente num sítio bem determinado (onde?), exercendo as suas actividades através de unidades lectivas com tempos pré-fixados (quando?), em modalidade presencial (como?). O resultado dessas transformações pode bem ser uma escola virtual acedida através de redes de computadores a partir dos locais de habitação normais tais como as casas, os escritórios, as fábricas, os centros de estudo (onde?), etc...; sem restrições de tempo quer quanto à sua duração quer quanto ao período do dia (quando?); através de modalidades à distância (como?). 
Nesta nova escola, o perfil do professor desdobrar-se-á num conjunto diferenciado de perfis: o professor-formador; o professor-especialista; o professor-gestor da aprendizagem; o professor-designer, responsável pelo desenvolvimento curricular. 


Inscreva-se
Participe
Converse
O debate
dia a dia
Ajuda