Duração e calendário
 
 
Todas as Escolas TRENDS vão disponibilizar os serviços TRENDS instalados, todos os dias da semana de 2ª a 6ª feira, pelo menos 4 horas por dia, das 18h30m às 22h30m, para uso exclusivo das Acções de Formação de Professores.

Cada Acção de Formação terá a duração de  6 semanas num total de 50 horas.

Alguns serviços , como o Netmeeting e o IRC são serviços on-line exigindo a presença simultânea, ainda que distribuída, dos formandos, formador e técnicos do Centro de Treino.

Cada Acção de Formação é baseada em formação on-line no total de 25 horas e ainda, pelo menos, 25 horas de trabalho dos formandos e acompanhamento do formador em regime off-line.

O número total de formandos por Acção de Formação será limitado a 16 sendo estimulada a sua distribuição por diferentes Escolas, prevendo-se que cada Acção de Formação tenha formandos em pelo menos 4 escolas e o funcionamento de 6 Acções de Formação diferentes simultaneamente.

A avaliação, que se deverá realizar dentro do período das 6 semanas de cada Acção de Formação, deverá garantir as necessárias correcções de metodologia e adaptações para permitir a sua realização adequada e repetida ao longo do ano, caso haja inscrições de formandos que o solicitem.

Deverá ainda contemplar-se a necessidade previsível de reavaliar formatos e métodos para as Acções de Formação TRENDS, pois será expectável que os exercícios inovadores, como os que se esperam das Acções de Formação e respectivas avaliações planeadas entre Setembro e Dezembro de 1997, aconselhem a propor alterações e correcções no Plano de Formação TRENDS a realizar de Janeiro a Junho de1998.