Rato em casa



Casa Serrana

A Casa Serrana, composta de dois pisos de planta quadrada ou rectangular, contém no rés-do-chão a corte do gado e no andar sobrado, que é acessível por uma escada de pedra, uma ou duas divisões (cozinha com lareira e quarto) . O telhado é de duas ou quatro águas e pode ser coberto com telha caleira, placas de xisto, lousa ou colmo segundo a sua situação geográfica.

casa.jpg (28451 bytes).

Casa Serrana

Planta da Casa Serrana

Os materiais de construção utilizados são o granito, que raramente é aparelhado, e o xisto utilizado sem argamassa ou reboco . O xisto, que se apresenta sob a forma de pequenas lajes, implica que as ombreiras, padieiras e aventais sejam de madeira ou granito, assim como os cunhais que geralmente são formados por grandes blocos de granito.

Como particularidades há a salientar que no topo da escada pode aparecer um patim coberto por um alpendre . Por vezes mesmo aparece em certas regiões uma varanda coberta com um balaústre de madeira geralmente denominada «balcão», que serve de sequeiro para o milho ou para a fruta .

Na região norte existe uma grande variedade de construções não directamente ligadas à função de habitação, mas sim orientadas para a execução de um certa número de produção. Tal é o caso dos espigueiros, sequeiros, eiras, moinhos, azenhas, etc.


Actualmente fruto da introdução no mercado de uma grande variedade de materias este tipo de construção está quase totalmente posto de parte. O custo da mão de obra e dos materias, tornam este tipo de construção muito limitado.

Galeria de Fotografias