A COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS ATITUDES, ESTILOS E MÉTODOS PEDAGÓGICOS
 

Formadora: Elísio Francisco Sá de Almeida
Duração: 50 horas
Destinatários: Professores dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário das escolas TRENDS
 

Razões Justificativas da Acção:

A actividade docente exige, da parte do professor, amplos conhecimentos de cultura geral e uma formação sólida na disciplina para a qual possui habilitação. Exige, ainda, uma certa apetência para o relacionamento humano e um conhecimento global das vivências dos adolescentes e dos jovens. Por outro lado, torna-se essencial a aplicação de correctas atitudes e métodos pedagógicos, que vizem a competente e eficaz dinamização de todo o processo de ensino-aprendizagem.
 Toda a actividade do professor processa-se através da comunicação que estabelece com os seus alunos, constituindo-se uma interacção dialógica professor-aluno, em que ambos são partes activas. Torna-se, por isso, necessário reflectir sobre o acto de comunicar, sobre as implicações da comunicação interpessoal, sobre as atitudes  que o professor pode adoptar e os efeitos que estas podem produzir nos seus alunos, sobre os diferentes métodos e técnicas que tem ao seu dispôr. Cada pessoa tem o seu estilo de comunicar, mas tem que saber adaptar-se e lidar com as múltiplas situações concretas com que se depara no seu dia a dia.
 Espera-se que os professores reflictam sobre as suas práticas pedagógicas e, eventualmente, adquiram ou relembrem conhecimentos úteis  para o futuro desempenho das suas actividades docentes
 
 

Objectivos a atingir:

- Identificar os elementos da comunicação.
- Reconhecer formas de comunicação não verbal.
- Reconhecer as características e as implicações da comunicação aberta e interpessoal.
- Identificar as atitudes comunicacionais e os efeitos comportamentais produzidos.
- Reconhecer os métodos e técnicas pedagógicas.
- Identificar e distinguir os diferentes estilos de comunicação.
- Reflectir e analisar criticamente as práticas pedagógicas.
 
 

Conteúdos da Acção:

I. A comunicação: os elementos da comunicação; a comunicação aberta e interpessoal.
II. As atitudes comunicacionais e os efeitos comportamentais produzidos.
III- Métodos e técnicas pedagógicas.
IV- Os estilos de comunicação.
 
 

Metodologia de Realização da Acção:

 O formador disponibiliza em base on-line os conteúdos teóricos, incluindo alguns textos de apoio e alguma bibliografia. Individualmente ou em grupo os formandos executarão tarefas de análise, troca de informação, troca de ideias e/ou experiências sobre os temas apresentados e propostas de trabalho para as respectivas disciplinas. O formador acompanhará estas tarefas.
 Os trabalhos realizados serão apresentados on-line.
 

Avaliação

A avaliação terá um carácter eminentemente formativo. Incidirá na participação nos debates on-line sobre os temas propostos e nos trabalhos individuais ou em grupo disponibilizados, também,  em base on-line.