CALCULADORA GRÁFICA E COMPUTADOR EM INTERACÇÃO

Formadora: Maria da Conceição dos Santos Valente
Duração: 50 horas
Destinatários: Professores do 1º grupo do 3º Ciclo e do Ensino Secundário, com alguma experiência na utilização da calculadora gráfica e computador.
 

Razões Justificativas da Acção:

 Com a introdução das novas tecnologias no ensino da matemática cada vez é mais visível a necessidade de aquisição de informação complementar por parte dos professores.
As calculadoras gráficas e o computador foram rapidamente implantados e hoje em dia têm um papel importante no ensino.
Como professores, durante a nossa formação assim como ao longo da nossa vida profissional, fomos confrontados com a necessidade de mais informação específica na nossa área disciplinar, não só a nível científico como a nível da utilização de novos materiais e aplicação de novas  metodologias.
Com esta acção pretende-se transmitir "dicas" e informação complementar que permitam aos professores estabelecer ligações das imagens transmitidas através das calculadoras gráficas, TEXAS recorrendo ao GRAPH LINK  e/ou CASIO com o FX-INTERFACE, ao computador através do WINDOWS aplicando o processador de texto WORD, com auxilio do processador matemático EQUATION  e o programa de desenho PAINT, como meio auxiliar na elaboração de fichas de trabalho e fichas de avaliação, tendo em atenção:

Objectivos a atingir:

Proporcionar o desenvolvimento de atitudes de caracter científico e pedagógico;
proporcionar aos formandos conhecimentos, para serem capazes de utilizar novos recursos  na elaboração de materiais de apoio ao ensino da matemática recorrendo a:

aplicar novos métodos e novas abordagens a conhecimentos matemáticos clássicos: despertar uma atitude investigadora e de constante actualização perante as capacidades da tecnologia no ensino, face a sua evolução;
introduzir as calculadoras gráficas / computador como novas metodologias capazes de produzir mudanças na leccionação e ligações a materiais disponíveis para consulta.
Dos outros pontos de vista, pretende-se que os professores adquiram competências ao nível da utilização de computadores, calculadoras gráficas e telecomunicações, em particular ao nível das ferramentas com que se vai trabalhar - de consulta, de troca de opiniões, de trabalho cooperativo, ... - e pretende-se criar hábitos de procura intencional na internet, bem como reflexão crítica sobre as ligações e os materiais disponíveis para consulta.
Pretende-se, pela via da prática dos professores, introduzir novas metodologias e relações pedagógicas transferíveis e capazes de produzir mudanças efectivas na leccionação, em particular, aquelas que vêm da utilizão das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino (Internet, Intranet, etc).
 

Conteúdos da Acção:

Novas tecnologias no ensino da matemática:

Metodologia de Realização da Acção:

 aulas teórico-práticas:
q abordagem teórica seguida de pesquisa e de aplicações práticas;
q resolução de problemas práticos.

o formador disponibiliza inicialmente:
 um guião com aspectos teóricos (elementares) em base on-line para utilização da calculadora gráfica texas ou cásio.
um guião com aspectos teóricos (elementares) em base on-line para utilização do graph link da calculadora gráfica texas e do fx-interface da calculadora gráfica cásio .
um conjunto de problemas em base on-line para elaboração de fichas de trabalho e/ou de avaliação que permita iteração entre o processador de texto word, o programa de desenho paint, o processador matemático equation e imagens obtidas na calculadora gráfica.
individualmente os formandos escolhem aspectos teóricos para estudar ou são conduzidos a propostas de trabalho. os estudos, as tentativas de resolução, as críticas, etc. são reunidas em bloco de estudos que fica disponível on-line para serem apreciados e melhorados pelo colectivo dos formandos e pelo formador.

materiais necessários (em número suficiente para os formandos)
texas:
· graph link - texas
· calculadora gráfica TI-83

ou

casio:
· FX-interface - casio.
· calculadora gráfica casio 9850 (ou modelo com capacidade de ligação ao computador)

nota:
No caso de a escola não dispor do material indicado este será disponibilizado para a realização da acção.
Poderão ser modificadas as abordagens previstas inicialmente por solicitação dos formandos